14 de dezembro de 2009

Retrô 2009: Aydar cresce com o segundo disco

Em abril, Mariana Aydar apresentou seu segundo disco - Peixes, Pássaros, Pessoas - e ampliou a boa impressão que deixara com o primeiro, Kavita 1, de 2006. A cantora paulista acertou ao apostar em repertório majoritariamente inédito que destacou a produção autoral de Duani como compositor. São da lavra do mentor do grupo Forróçacana as melhores músicas do álbum (o partido alto O Samba me Persegue, o samba-enredo Poderoso Rei e os sambas Florindo e Manhã Azul - este composto com Nuno Ramos). Ao agregar na ficha técnica nomes promissores da cena indie (Luisa Maita, Nenung, Rodrigo Campos e Romulo Fróes, entre outros), Aydar começou a esboçar um universo particular para sua obra. Por mais que o show não tenha reeditado toda a beleza do disco, a artista sai de 2009 como um grande destaque do ano na música por conta do CD Peixes, Pássaros, Pessoas.

12 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Em abril, Mariana Aydar apresentou seu segundo disco - Peixes, Pássaros, Pessoas - e ampliou a boa impressão que deixara com o primeiro, Kavita 1, de 2006. A cantora paulista acertou ao apostar em repertório majoritariamente inédito que destacou a produção autoral de Duani como compositor. São da lavra do mentor do grupo Forróçacana as melhores músicas do álbum (o partido alto O Samba me Persegue, o samba-enredo Poderoso Rei e os sambas Florindo e Manhã Azul - este composto com Nuno Ramos). Ao agregar na ficha técnica nomes promissores da cena indie (Luisa Maita, Nenung, Roberto Campos e Romulo Fróes, entre outros), Aydar começou a esboçar um universo particular para sua obra. Por mais que o show não tenha reeditado toda a beleza do disco, a artista sai de 2009 como um grande destaque do ano na música por conta do CD Peixes, Pássaros, Pessoas.

14 de dezembro de 2009 às 21:01  
Anonymous Anônimo said...

Cresce? Só no seu conceito Mauro!

14 de dezembro de 2009 às 21:35  
Blogger do avesso said...

Mauro,
já gostei da Mariana desde o primeiro CD, ainda que concorde contigo sobre os seus comentários a respeito dele. E continuo concordando contigo quanto as suas considerações sobre o segundo trabalho da cantora.
No entanto, gostaria de destacar que no primeiro trabalho as regravações: Minha missão, Zé do caroço e Deixa o verão são muito bonitas, harmoniosas e casaram muito bem com a voz da intérprete, por tudo isso continuo gostando muito daquele trabalho.

14 de dezembro de 2009 às 21:53  
Anonymous Anônimo said...

Eis a melhor novidade da MPB dos últimos anos! Repertório singular, uma voz eficiente e, de quebra, compositora de mão-cheia. Go, Aydar!

14 de dezembro de 2009 às 22:14  
Anonymous SeoZe said...

Só pelo prazer da audiçao de "Peixes" já vale a pena o cd inteiro...e o grito de desabafo do final é fantástico. Parabéns para Aydar, está no caminho certo.

15 de dezembro de 2009 às 09:19  
Anonymous Anônimo said...

É um disco gostoso de se ouvir, destaco a gostosa: Beleza.

15 de dezembro de 2009 às 12:59  
Anonymous Anônimo said...

Também acho o trabalho dela impecável. Bem produzido, boas composições e bonitos arranjos. Tive a oportunidade de assistir um show dela há um mês no Estrela da Lapa que foi demais. Bem mais quente que a estréia no Canecão. Parece que ela nãoa grada só ao Mauro...

15 de dezembro de 2009 às 13:55  
Blogger PINDZIM said...

Uma correção: um dos compositores gravados pela Mariana se chama Rodrigo Campos, e não Roberto. O disco dele, aliás, "São Mateus não é um lugar assim tão longe" é bem melhor do que "Peixes Pássaros Pessoas" e como sambista é um compositor mais original que o Duani.

Agô!

15 de dezembro de 2009 às 15:48  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o disco e não gostei, o primeiro é um pouquinho melhor. Não é cantora ainda...

15 de dezembro de 2009 às 21:18  
Anonymous Anônimo said...

Eu tenho o primeiro, escutei o segundo e não comprei. Mas as conclusões você já tira do primeiro, percebe-se que falta muito chão. Menos do mesmo. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

16 de dezembro de 2009 às 08:51  
Anonymous Diogo ! said...

Não posso afirmar que Mariana sai de 2009 como um grande destaque do ano por conta de seu CD mas essa foto aí ...

Mariana é daquelas que já acorda miando!

16 de dezembro de 2009 às 16:11  
Anonymous Anônimo said...

Demorei para gostar desse CD. E de algumas músicas continuo não gostando - aliás, são as do Duani (se bem que qse todas do álbum são dele, né?): "Florindo" é piegas, "O Samba me persegue" e "Teu amor é falso" seriam quase insossas, o que salva é a melodia da música.

Duani é mediano.

Abs,
Priscila

18 de dezembro de 2009 às 20:05  

Postar um comentário

<< Home