11 de setembro de 2009

Sai de cena Musotto, um percussionista global

Nascido na província de Baia Blanca, na Patagônia Argentina, o percussionista Ramiro Musotto parecia desconhecer fronteiras geográficas e musicais. Não por acaso, vivia no Brasil desde 1996. Radicado na Bahia, o ótimo músico saiu precocemente de cena na madrugada desta sexta-feira, 11 de setembro de 2009, vítima de um câncer no estômago. Musotto (em foto de Marcos Hermes) tinha 45 anos. A relação de artistas com os quais tocou - Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Marisa Monte, Lenine, Gal Costa, Marina Lima, Daniela Mercury, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Lulu Santos, Zeca Baleiro, Titãs, Fernanda Abreu, Kid Abelha, Sergio Mendes e Zélia Duncan, entre outros - expõe por si só a maestria e a importância desse percussionista de toque global que amava o berimbau. Musotto deixa dois discos - Sudaka (2001) e Civilizacao & Barbarye (2006) - e saudades no meio musical...

3 Comments:

Anonymous Margareth said...

é, Musotto era bom demais, contribuiu para o sucesso de muita gente boa

14 de setembro de 2009 às 10:34  
Blogger Bruno Cavalcanti said...

Nossa, um post q demorou um tanto para aparecer... Mas de qualquer forma Ramiro Mussoto era genial, pena que se foi. Tive a honra de ter contato com ele durante uns anos... pena q ele se foi tão cedo. Acho q lá em cima o povo and aum tanto egoísta... querem Michael Jackson, Edith do Prado, Patrick e Ramiro... podiam deixar uns pra nós aqui embaixo também, né? Daqui a pouco teremos pouco ou quase nada!

16 de setembro de 2009 às 18:59  
Anonymous Juan Trasmonte said...

Só um detalhe Mauro: Ramiro foi pro Brasil no começo da década de 80 e não em 96 como diz o post. Ele morou um ano em Sampa, depois foi pra Bahia, depois passou uns anos no Rio e em 2004 voltou pra Bahia para poder desenvolver mais seu trabalho solo. O que de fato aconteceu. Estava fazendo duas viagens por ano à Europa e chegou a formar na França uma orquestra de berimbaus, com cada instrumento numa afinação diferente.
abs.

3 de outubro de 2009 às 14:01  

Postar um comentário

<< Home