4 de maio de 2009

Stevens acusa o Coldplay de plagiar sua música

É surreal, mas é fato. Depois de enfrentar no fim de 2008 as acusações de Joe Satriani de que o hit Viva la Vida seria um plágio de If I Could Fly (o tema - instrumental - de autoria do guitarrista, lançado em 2004), o grupo inglês Coldplay se vê às voltas com outra acusação pública de plágio envolvendo a mesma música, de 2008. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, Yusuf Slam acusa o Coldplay de ter se inspirado para compor Viva la Vida em uma música sua, Foreigner Suite, lançada em 1973, quando Yusuf ainda não havia se convertido ao islamismo e adotava o nome de Cat Stevens. Vale lembrar que, em 2003, o grupo The Flaming Lips aceitou dividir com Yusuf os royalties de sua música Fight Test após acusação de que ela seria um plágio de Father and Son, música gravada por Stevens em 1970. Por ora, Yusuf não fala em processo contra o Coldplay, que está tendo que se entender na Justiça com Satriani.

2 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

É surreal, mas é fato. Depois de enfrentar no fim de 2008 as acusações de Joe Satriani de que o hit Viva la Vida seria um plágio de If I Could Fly (o tema - instrumental - de autoria do guitarrista, lançado em 2004), o grupo inglês Coldplay se vê às voltas com outra acusação pública de plágio envolvendo a mesma música, de 2008. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, Yusuf Slam acusa o Coldplay de ter se inspirado para compor Viva la Vida em sua música Foreigner Suite, lançada em 1973, quando Yusuf ainda não havia se convertido ao islamismo e adotava o nome de Cat Stevens. Vale lembrar que, em 2003, o grupo The Flaming Lips aceitou dividir com Yusuf os royalties de sua música Fight Test após acusação de que ela seria um plágio de Father and Son, música gravada por Stevens em 1970. Por ora, Yusuf não fala em processo contra o Coldplay, que está tendo que se entender na Justiça com Satriani.

4 de maio de 2009 às 09:59  
Blogger William Ribeiro said...

Meu, gostei muito do seu blog e sou estudante de jornalismo para ser critico musical como vc, gostaria que me desse uns toques, por favor.
danddelion@uol.com.br
danddelion@hotmail.com
radar@enterprisecontabil.com.br
abraços!!!

4 de maio de 2009 às 14:02  

Postar um comentário

<< Home