18 de abril de 2009

Xico reverencia sanfoneiros no 'Forroboxote 8'

Sivuca (1930 - 2006), Dominguinhos e Luiz Gonzaga (1912 - 1989) são vistos acima no traço de Humberto Araújo. As três caricaturas ilustram a capa do mais recente disco de Xico Bizerra, Com a Sanfona Agarrada no Peito - Forroboxote 8. Bizerra é o compositor cearense - mas radicado em Pernambuco - cuja obra é gravada em dose dupla por Elba Ramalho em seu álbum Balaio de Amor (ele é o autor das faixas Oferendar e Se Tu Quiser). Em seu atual trabalho, produzido com direção musical de Genaro e projeto gráfico de Ana Rios, Xico Bizerra presta homenagem aos sanfoneiros nordestinos. Gonzaga é reverenciado em Lua Brasil, tema dos anos 90, já gravado pelo Quinteto Violado. A faixa conta com a participação de Dominguinhos, que, por sua vez, é o nome celebrado na Canção Adomingada, composta em 2008 e gravada no CD de Bizerra com a voz do cantador Santanna. Já Sivuca é festejado em Fruto Severino, parceria de Bizerra com Ozi dos Palmares. A gravação, feita com a voz de Flávio José, cita na abertura e no encerramento Feira de Mangaio, parceria de Sivuca com Glorinha Gadelha, popularizada por Clara Nunes (1942 - 1983) em 1979. No CD, Bizerra também presta justo tributo a sanfoneiros como Oswaldinho do Acordeom (Xote Azul), Flávio José (Fulô Melodia) e Gennaro (Gennarando) - entre outros feras.

4 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Sivuca (1930 - 2006), Dominguinhos e Luiz Gonzaga (1912 - 1989) são vistos acima no traço de Humberto Araújo. As três caricaturas ilustram a capa do mais recente disco de Xico Bizerra, Com a Sanfona Agarrada no Peito - Forroboxote 8. Bizerra é o compositor pernambucano cuja obra - já conhecida no Nordeste - é gravada em dose dupla por Elba Ramalho em seu álbum Balaio de Amor (ele é o autor das faixas Oferendar e Se Tu Quiser). Em seu atual trabalho, produzido com direção musical de Genaro e projeto gráfico de Ana Rios, Xico Bizerra presta homenagem aos sanfoneiros nordestinos. Gonzaga é reverenciado em Lua Brasil, tema dos anos 90, já gravado pelo Quinteto Violado. A faixa conta com a participação de Dominguinhos, que, por sua vez, é o nome celebrado na Canção Adomingada, composta em 2008 e gravada no CD de Bizerra com a voz do cantador Santanna. Já Sivuca é festejado em Fruto Severino, parceria de Bizerra com Ozi dos Palmares. A gravação, feita com a voz de Flávio José, cita na abertura e no encerramento Feira de Mangaio, parceria de Sivuca com Glorinha Gadelha, popularizada por Clara Nunes (1942 - 1983) em 1979. No CD, Bizerra também presta justo tributo a sanfoneiros como Oswaldinho do Acordeom (Xote Azul), Flávio José (Fulô Melodia) e Gennaro (Gennarando), entre outros feras.

18 de abril de 2009 às 11:45  
Blogger nilson araujo said...

Só para registrar: Xico Bizerra é, hoje, um dos compositores mais gravados no nordeste. É do Ceará, mas radicado em Pernambuco, portanto não é pernambucano. Lua Brasil, primeiro fez sucesso com Irah Caldeira, mineira radicada em Pernambuco, bem depois o Quinteto gravou.

18 de abril de 2009 às 13:46  
Anonymous Fábio Passadisco said...

Eita que Xico vai é ficar feliz com essa matéria... e ele merece!

18 de abril de 2009 às 14:40  
Anonymous Ana Rios said...

fiquei muito feliz com a matéria sobre este cd. tive o prazer de participar como designer e quero aqui agradecer a citação do meu nome, obrigada! xico merece cada milímetro deste espaço, muito bom... xote azul é um absurdo de linda, leve, não fico imune a ela... linda na voz de geraldo maia... obrigada geral!!!

22 de abril de 2009 às 12:26  

Postar um comentário

<< Home