1 de fevereiro de 2009

Filhos de Gandhy festejam seus 60 anos de paz

Salvador (BA) - Um ensaio no fim da tarde deste domingo, 1º de fevereiro de 2009, deu o pontapé inicial nas comemorações pelos 60 anos do grupo de afoxé Filhos de Gandhy - fundado na Bahia em 18 de fevereiro de 1949 com o status de Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca. Os 60 anos de paz - como prega o lema do grupo - vão ser festejados ao longo deste mês de fevereiro de 2009. O ensaio aconteceu com entrada franca na sede do grupo, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (BA). Jovens integrantes dos Filhos de Gandhy (em foto de Mauro Ferreira) subiram ao palco armado na pequena quadra da sede para cantar ijexás no idioma iorubá enquanto, na pista, homens dançavam no compasso do afoxé. Tudo sob os olhares embevecidos de turistas e moradores da região. No dia exato do 60º aniversário do grupo, 18 de fevereiro de 2009, uma missa vai ser celebrada às 8h na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Na seqüência, dias depois, os Filhos de Gandhy fazem seu tradicional desfile no Carnaval de Salvador. São 60 anos de tradição na folia...

6 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Salvador (BA) - Um ensaio no fim da tarde deste domingo, 1º de fevereiro de 2009, deu o pontapé inicial nas comemorações pelos 60 anos do grupo de afoxé Filhos de Gandhy - fundado na Bahia em 18 de fevereiro de 1949 com o status de Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca. Os 60 anos de paz - como prega o lema do grupo - vão ser festejados ao longo deste mês de fevereiro de 2009. O ensaio aconteceu com entrada franca na sede do grupo, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (BA). Jovens integrantes dos Filhos de Gandhy (em foto de Mauro Ferreira) subiram ao palco armado na pequena quadra da sede para cantar ijexás em dialeto ketu enquanto, na pista, homens dançavam no compasso do afoxé. Tudo sob os olhares embevecidos de turistas e moradores da região. No dia exato do 60º aniversário do grupo, 18 de fevereiro de 2009, uma missa vai ser celebrada às 8h na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Na seqüência, dias depois, os Filhos de Gandhy fazem seu tradicional desfile no Carnaval de Salvador. São 60 anos de tradição na folia.

1 de fevereiro de 2009 às 20:40  
Anonymous Anônimo said...

O que há de mais verdadeiro no que se diz respeito a manifestação cultural aliada a religiosidade são os Filhos da Gandhy. Viva os Filhos de Gandhy e que tenham vida longa.

1 de fevereiro de 2009 às 23:24  
Blogger Blog Blogspot said...

Que bom que os Filhos de GandhY estão pregando a PAZ!!!

Na verdade, até ontem, esse grupo destoava de GandhI, quando sacrificavam pombos, para ver o sangue escorrer; e de forma machista, proibiam mulheres no grupo, ao mesmo tempo em que cortejam as mulheres alheias, enquanto desfilam...

Será que os Filhos evoluíram para o mesmo sentido de PAZ que o inspirador Mahatma GandhI ????
Torço que sim, embora sinta que ainda não, infelizmente.

2 de fevereiro de 2009 às 00:01  
Blogger Gill Sampaio Ominirò said...

O grupo "Filhos de Gandhy" representa uma das mais belas expressões artísticas da cultura afro-brasileira com seus contínuos ensaios todos os domingos no Pelourinho e na tradicional aparição espetacular no carnaval com um “tapete branco” levando a paz ao som do Ijexá. Ijexá é uma "nação" do candomblé, um segmento de origem nigeriana (yorubá) em que o ritmo é marcado pela percussão de mãos no couro dos atabaques (tambores sagrados) cuja deusa principal é Oxum.

Mauro permita-me uma pequena correção: O idioma usado não é o ketu, até porque Ketu não é um idioma nem dialeto e sim uma cidade yorubá que empresta seu nome à uma nação do candomblé. O idioma usado é mesmo o yorubá. Abraços.

2 de fevereiro de 2009 às 19:53  
Blogger Arthur said...

Os Filhos de Gandhy é a maior expressão da cultura afro brasileira em nossa terra durante os festejos carnavalescos.
Viva os filhos de Gandhy.

12 de fevereiro de 2009 às 14:27  
Blogger Arthur said...

Parabéns aos Filhos de Gandhy pelos 60 anos de PAZ.

Axé a todos.

12 de fevereiro de 2009 às 14:28  

Postar um comentário

<< Home