15 de janeiro de 2009

Daniela promove música gravada para Carnaval

Enquanto não finaliza seu próximo álbum, sucessor do CD e DVD Balé Mulato ao Vivo (2006), Daniela Mercury badala a música que gravou para o Carnaval de 2009. Intitulada Oyá por Nós, a música foi gravada com a participação do cantor baiano Márcio Victor, do grupo Psirico. Primeira parceria de Daniela Mercury com Margareth Menezes, Oyá por Nós reverencia Iansã, um dos orixás do Candomblé. Por ora ainda não lançada em disco, a (boa) gravação combina riffs de guitarra com o baticum afro-brasileiro.

28 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai essa geração AXÉ... não desistem!

15 de janeiro de 2009 às 19:02  
Anonymous Anônimo said...

Passo!

15 de janeiro de 2009 às 19:28  
Anonymous Anônimo said...

Oiá por nóis? Grupo Psirico?

Fim dos tempos.

15 de janeiro de 2009 às 21:03  
Blogger Unknown said...

Esta música, como as demais de DM estão anos luz das fórmulas chatas dos axezeiros de plantão. Talvez não tenha a divulgação de Ivete (R$), mas com certeza é forte concorrente para este carnaval.

15 de janeiro de 2009 às 22:21  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a Débora. A música é muito boa, sem a vulgaridade comum dos axezeiros.
E além disso, Daniela é excelente.

16 de janeiro de 2009 às 00:31  
Anonymous Anônimo said...

A praia da Daniela sempre será a AXÉ. Ela até tentou navegar por outras praias, mas não conseguiu êxito e nenhuma delas. Daniela , vocalmente , é muito limitada, poucos recursos. A seu favor, tem o repertório compatível com aquilo que ela prôpõe, ao contrário de suas amigas Sangalo e Leite, que possuim um repertório de gosto duvidoso.

16 de janeiro de 2009 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

Eu não tenho nenhum cd dela, nunca fui a nenhum show e não curto seu trabalho, mas, pra felicidade e pro bolso da moça, há quem goste...

16 de janeiro de 2009 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

Ela acha que é Elis Regina!!!!

16 de janeiro de 2009 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

Quanto preconceito.... limitacao é colocar todo mundo no mesmo caldeirao. Aposto que a maioria dos que postaram nao se deram nem ao trabalho de ouvir a gravacao e já vao criticando. Nao ouvi e nao gostei! e ainda se acham "os críticos". Me poupem...

16 de janeiro de 2009 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

"Ela acha que é Elis Regina!!!!"

Hã??? O post é sobre Daniela Mercury, e não sobre Maria Rita...

Daniela está a frente das outras cantoras de axé, tanto em repertório quanto vocalmente. Sabe dominar a voz ao dançar, sem perder o fôlego ou "comer" palavras (coisa que Ivete faz direto). E já provou q pode cantar o que quiser. Suas ótimas participações nos Songbooks de Ary Barroso, Tom Jobim e João Donato provam isso. Mas muita gente se agarra a preconceitos ultrapassados e sem sentido ("cantora de axé não pode cantar MPB", entre outras bobagens), e não consegue reconhecer o talento de uma cantora q não pertence a nenhuma "panelinha" e transita livremente por onde quer. E pra reconhecer o talento de alguém, não é necessário ser fã, ou gostar.

16 de janeiro de 2009 às 12:07  
Anonymous Anônimo said...

Daniela se propôe a fazer musica comercial sem vulgaridade, e é isso que ela faz muito bem. Ela leva o nome do Brasil para o mundo divulgando a alegria do nosso povo, e não as BUNDAS, COMO FAZEM TANTOS OUTROS ARTISTAS. Eu penso que levando em consideração que D.M faz música pra galera, seu trabalho tem um nível muito bom. Mas isso é questão de gosto, não é ? Eu curto. bjo a quem curte a alegria.

eduardo caffaro - abc

16 de janeiro de 2009 às 12:51  
Anonymous Anônimo said...

A Daniela faz Axé desde que apareceu - pioneira - o que ela não compartilha é do Axé vulgar que ganhou espaço no mercado com Ivete e Cia. Já disseram aí em cima, Daniela procura vários contornos em seu trabalho e não repete o mesmo disco toda hora, o que não acontece com o pessoal que está interessado somente no $$$$ e não em fazer música.

16 de janeiro de 2009 às 14:58  
Anonymous Anônimo said...

Eu vou concordar com os últimos comentários. Tinha uma certa implicância com Daniela, mas depois que apareceu a Ivete Sangalo, deixei de ser preconceituoso e "elitista", prestei mais atenção na moça e vi suas muitas qualidades.
É vero que não é nenhuma Elba Ramalho, mas perto de "Ivetes" é Deusa, pelo menos do que se intitula "Axé-Music".

16 de janeiro de 2009 às 15:35  
Anonymous Anônimo said...

Eu gosto da Daniela e confesso que um dos melhores "shows" que fui foi justamente uma Micarê Candanga em 1992. Daniela estava estourada em todo país com Swing da Cor. Depois veio O Canto da Cidade.
E concordo que Daniela mande muito bem na dita MPB, basta escutá-la no dueto com João Bosco, no De Frente pro Crime (Cidade do Samba) e, claro, o Chiclete com Banana com a Rainha e Maior Sambista desse país (como ela própria a definiu). Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

16 de janeiro de 2009 às 16:05  
Anonymous Anônimo said...

Ainda não entendi porque não gostar da Daniela é preconceito!! Será que não se pode apenas não gostar???? Nunca li por aqui que quando a pessoa não gosta da Bethânia é preconceito. Nada na Daniela me seduz, por isso não curto, não é complicado assim entender, é?
Esses fãs da Daniela é que são muito armados...

16 de janeiro de 2009 às 18:19  
Anonymous Anônimo said...

Dispenso essa moça!

16 de janeiro de 2009 às 18:20  
Anonymous Anônimo said...

Seu DVD que gravou cantando apenas MPB - e clássicos da MPB - mostrou a bela cantora que é.
Mais uma vez me penitencio.

16 de janeiro de 2009 às 18:38  
Anonymous Anônimo said...

Ao contrário do Oliveira, foi justamente nesse DVD que tive a certeza que não gostava dessa cantora. Ela quase destruiu as canções tão bem gravadas por Elis, Gal , etc... Transformar ATRÁS DA PORTA naquilo que ela mostrou é quase uma blasfêmia...

16 de janeiro de 2009 às 19:21  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Oliveira. O DVD "Clássica" é ótimo. Versões cheias de personalidade para clássicos da MPB.

16 de janeiro de 2009 às 21:12  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo(a) de 6:19, não sou suspeito e muitos aqui sabem disso.

Os admiradores da MPB dita "de classe", "de elite", dos artistas consagrados ou até novos, mas que não tocam na novela, nas rádios, não têm - ou não tiveram - Multinacionais atrás empurrando ouvido adentro a porcaria do momento ou que não gravem os compositores também ditos de elite - Aldir Blanc, Sueli Costa, Guinga, Paulo César Pinheiro, Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, a BENDITA geração 70 de Chico, Caetano, Gil, Milton e tantos outros SÃO TAXADOS DE PRECONCEITUOSOS APENAS POR TEREM TIDO O ACESSO MAIS DIFÍCIL - JÁ QUE NA MAIOR PARTE A MÚSICA NÃO É EMPURRADA, É COMPRADA - A ESTA MÚSICA.

Eu mesmo considero-me parte desta "elite" por apreciar bons arranjos, letras e melodias trabalhadas, enfim, música tratada como ARTE que, claro, quer vender, mas não é pensada APENAS PARA ISTO.

A crítica também ajuda neste sentido, já que a música "de mercado" é de menor qualidade, isto não há o que se discutir, e, como profissionais, estudaram ainda mais a fundo estas nuances.

O "Povão" que tem acesso fácil e barato a esta música "de mercado" e sequer tem oportunidade de conhecer a música "de verdade" decora, canta e... esquece - que venha a próxima.

Dito isso, assim como é preconceito não gostar "de pobre", "do simples", também o é não gostar dessa cultura dita popular.

O assunto é muito complexo e vem tendo há anos muitas e melhores dissertativas, teses, mestrados e doutorados sobre ele.

Mas apesar de muitos que me criticam por ser um consumidor voraz dessa dita "música de elite" e de criticar "as porcarias" que às vezes Mauro coloca aqui como assunto, confesso: muita desses artistas "do povão" não tem meu total desprezo ou repúdio.

Gosto de Daniela como já citei aqui, vejo muita coisa que se salva em Fábio Jr., permaneço fã do Roupa Nova até hoje, admiro a baita voz de Fafá de Belém mesmo nos seus tempos de RCA mais lamentáveis, assim como Joanna...

E, no final das contas: GOSTO NÃO SE DISCUTE.

Mas uma coisa é fato: muitos que se dizem NÃO PRECONCEITUOSOS ESTÃO É QUERENDO PARECER "POLICAMENTE CORRETOS", APARECER "BEM NA FOTO", enfim, falar apenas para sentirem-se em paz com suas regras, seus limites e seu conceitos datados - já que, lá no fundinho, todos nós temos nossas desconfianças do que vem "debaixo" de nós, seja cultura, personalidade, comportamento. O Ser-Humano é o ser-vivo mais "desenvolvido" e mais ignorante que existe - assuntos bem mais sérios estiveram estão e, infelizmente, sempre estarão aí para comprovar nossa ignorância animal E HISTÓRICA.

Abraços e boa música, venha de onde e de quem ela vier, contanto que agrade seu ouvido e o(a) faça feliz.

16 de janeiro de 2009 às 23:39  
Anonymous Anônimo said...

"Ainda não entendi porque não gostar da Daniela é preconceito!! "

"Não gostar" não é preconceito, necessariamente. Mas o modo como os comentários acima colocam este "não gostar" dá a entender que sim, estas opiniões não passam de preconceito.

Eu por exemplo conheço muito pouco da Daniela. O pouco que eu conheço, não gosto.
Mas mesmo assim respeito muito esta cantora - cantora mesmo - e admiro que ela ainda mostre o mesmo vigor da época em que estourou e mostrou a todo o Brasil o que era então apenas uma grande novidade animada, o axé.

Tenho certeza que se eu dispusesse de mais tempo, ouviria os discos da Daniela e encontraria ali muita coisa boa. (Como não tenho, vou ficando com os artistas da minha praia, ouvindo as novidades sempre que for possível!)

16 de janeiro de 2009 às 23:42  
Anonymous Anônimo said...

O preconceito que foi referido é ao fato de se criticar ao que vc nao conhece... um "pré-conceito". entendeu? Vc nao precisa gostar de Daniela, ou de qualquer outra cantora, mas falar mal do que vc nao conhece... é preconceito sim! a tempo, nao sou fa de Daniela Mercury, nem de ninguém.

17 de janeiro de 2009 às 08:02  
Anonymous Anônimo said...

É! Realmente gosto não se discute!! Eu NÃO GOSTO de Daniela Mercury! Mesmo na praia do AXÉ, tem gente muito melhor, como Margareth e Ivete.

17 de janeiro de 2009 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

Já ouvi essa música! É muito fraca, Daniela tem coisas melhores!

17 de janeiro de 2009 às 13:32  
Anonymous Anônimo said...

Bravo Oliveira! Assino embaixo rapaz! Grande abraço,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

18 de janeiro de 2009 às 10:26  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado Marcelo. Foi no desabafo. Eu sei que sou muito crítico, metido a engraçado e chato quando não gosto de determinado artista ou trabalho que Mauro estampa aqui.
Não sou um fã de carteirinha de Daniela, mas também não é uma artista que mereça meu desprezo ou minha "ironia". Tem seu talento dentro deste pobre estilo que é a Axé-Music e como, na minha opinião, é a única com esse talento neste gênero merece meu respeito e minha defesa contra preconceitos e pseudos-entendedores de música.
Abraços.

18 de janeiro de 2009 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Cheguei bastante atrasado aqui, mas não posso deixar de elogiar esse Oliveira. Vai escrever bem e ser coerente assim lá nos quintos da Bahia.
E outra observação: Daniela e Luiz Caldas surgiram juntinhos - acho até que Luiz Caldas chegou antes - mas só Daniela permanece aí, e sem precisar gravar disco infantilóide, apresentar programa de TV, dar uma de "gatinha da hora", aparecer em tudo que é programa de TV sempre sorrindo e forçando simpatia e intimidade com o povão... TEM SEU VALOR SIM E ACHO QUE NÃO PRECISA PROVAR MAIS NADA.
Oliveira reviu seus conceitos - ainda bem - e outros deveriam ter a mesma disposição e humildade.
Boa ou ruim, Daniela tem meu respeito e admiração pela pessoa e artista que é, sem máscaras e sem apelação.
Tenho dito.

25 de janeiro de 2009 às 18:05  
Anonymous Anônimo said...

daniela mercury e uma artista encantadora!!!!acho que ela e a ivete foram a melhor coisa que surgiu na musica brasileira na decada de 90. vi muito gente que nunca tinha ido a um show dela voltar seduzido do show que ela fez aqui no rio em copacabana,no dia do trabalhador ano passado! foi um grande sucesso com 100 mil pessoas sem nenhuma divulgaçao! EPARREEEEEEEEEI daniela! axe!!!

3 de fevereiro de 2009 às 19:15  

Postar um comentário

<< Home