3 de janeiro de 2009

Coletânea revive cancioneiro popular de Gilliard

Em 1979, um ano de explosão de mulheres na MPB, uma voz masculina se fez escutar na parada popular(esca). Naquele ano, o cantor potiguar Gilliard - um raro nome de Natal (RN) a ganhar projeção nacional - estourou com Aquela Nuvem, canção pueril que abriu porta para o sucesso comercial dos dois primeiros LPs do artista, Pensamento (1980) e Gilliard (1981). Trinta anos depois do estouro de Aquela Nuvem, a Som Livre compila o cancioneiro populista de Gilliard em coletânea editada na série Sempre. A seleção inclui hits como Timidez, Pouco a Pouco (tema da lavra de Martinha com César Augusto), Não Diga Nada e... Aquela Nuvem.

19 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Em 1979, um ano de explosão de mulheres na MPB, uma voz masculina se fez escutar nas paradas populistas. Naquele ano, o cantor potiguar Gilliard - um raro nome de Natal (RN) a ganhar projeção nacional - estourou com Aquela Nuvem, canção pueril que abriu porta para o sucesso comercial dos dois primeiros LPs do artista, Pensamento (1980) e Gilliard (1981). Trinta anos depois do estouro de Aquela Nuvem, a Som Livre compila o cancioneiro populista de Gilliard em coletânea editada na série Sempre. A seleção inclui hits como Timidez, Pouco a Pouco (tema da lavra de Martinha com César Augusto), Não Diga Nada e... Aquela Nuvem.

3 de janeiro de 2009 às 13:18  
Anonymous Anônimo said...

Pena que não tem aquela da pulga e do percevejo, que fizeram a combinação.

3 de janeiro de 2009 às 14:07  
Anonymous Anônimo said...

Que gatinho!

3 de janeiro de 2009 às 15:16  
Anonymous Anônimo said...

afff maria,saravá!!!!

3 de janeiro de 2009 às 15:20  
Anonymous Anônimo said...

Não perde tempo, Mauro...

3 de janeiro de 2009 às 17:59  
Anonymous Anônimo said...

Credo!! Não vou dormir essa noite...

3 de janeiro de 2009 às 19:18  
Anonymous Anônimo said...

E aquela... "eu quero pegar o sol com a mão"?

3 de janeiro de 2009 às 19:41  
Anonymous Anônimo said...

Eu queria tentar fazer com que os executivos da Som Livre entendessem que o público de Gilliard não vai comprar "oficialmente" mais esta "grande obra" e coletânea, para variar.
O camelô da esquina é que vai faturar.

4 de janeiro de 2009 às 13:25  
Anonymous Anônimo said...

É, seu Oliveira. Quem sabe ele até volta a reinar no "Qual é a música ?"
Triste país. Merecemos ?

4 de janeiro de 2009 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, como diz o ditado e a História: os bons pagam pelos maus.
Este "artista" aí já foi o "Daniel" de outra geração e, creio que, assim como música boa é eterna, galãzinho de 2ª das tardes de domingo também devem ser... Merecemos.

4 de janeiro de 2009 às 19:58  
Anonymous Anônimo said...

autor da melô do doidinho:'aquela nuvem que passa lá em cima....sou eu!'

4 de janeiro de 2009 às 22:24  
Anonymous Anônimo said...

Essa "melô do doidinho" em ritmo de funk ia "bombar".
Adorei anônimo.

5 de janeiro de 2009 às 16:26  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, corre e registra. O Carnaval tá chegando. A "Melô" dá até marchinha.
Fatura, rapaz.

5 de janeiro de 2009 às 18:43  
Anonymous Anônimo said...

Eu avisei Mauro para não perder tempo. Isso aqui virou troca de piadas... coitado do Gilliard. A nuvem passou mas ele ficou.

5 de janeiro de 2009 às 20:39  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de conseguir o CD com as músicas do LP de 1979, que entre elas estão: Onde está você? e Um velho amigo.
sou fã do cantor Gilliard desde os 13 anos, e hj já tenho 41.
Desejo que ele volte ao sucesso.
Boa sorte!

Socorro de Sobral-Ce

26 de janeiro de 2009 às 12:18  
Anonymous Anônimo said...

Socorro de Sobral-CE, eu tenho toda a discografia do cantor Gilliard, inclusive o LP que você está se referindo eu tenho e guardo com muito carinho, pois ele é um grande amigo que fiz em minha vida.
Daniel

25 de agosto de 2009 às 15:05  
Anonymous Moisés Almeida said...

Oi Mauro, sou apaixonado com a MPB, coleciono vinis desde os anos 70, e tenho um carinho especial aos cantores populares - aqueles que a mídia tratou logo de rotular de cantores "brega" - como Marcio Greyck, Evaldo Braga, Odair José, Fernando Angelo, Jose Roberto... e claro, Gilliard, agora, permita-me fazer uma ressalva em sua crítica, quando você erroneamente escreve que "pensamento" (1980) e "Gilliard" (1981), são os dois primeiros albuns do artista, quando na verdade os dois primeiros albuns do artista são os Lp´s "Eu Queria Estar Perto De Você", editado em 1974 pela Tapecar ( tenho este lp ), e o segundo disco foi lançado em 1976, que infelizmente não o tenho e nem me lembro do título, é isso ! Grande abraço !

15 de junho de 2010 às 20:29  
Anonymous Pedro B. Torres said...

Obrigado a você Moisés, por essas informações sobre os álbuns do Gilliard. Estou procurando informações sobre os anos e a ordem das faixas de cada álbum mas está realmente difícil de encontrar na net. Eu sabia dos outros álbuns, mas não sabia sobre esse de 1976 que você mencionou. Certamente em breve teremos muito mais informações concretas e precisas sobre o Gilliard, graças a colaboração de pessoas idôneas como você Moisés. Abração a todos.

23 de julho de 2010 às 17:00  
Blogger Unknown said...

Infelizmente cantores como o Gilliard,já eram.A mídia não dá mais espaço.A tv e o rádio só querem saber de violência e crimes,os musicais quase não existem.Os cantores antigos,se veem obrigados a viver de migalhas.Triste.

6 de setembro de 2010 às 10:50  

Postar um comentário

<< Home