26 de dezembro de 2008

Roberto recicla emoções em especial de Natal


Resenha de Programa de TV
Título: Roberto Carlos Especial
Artista: Roberto Carlos
Exibição: Rede Globo de Televisão
Data: 25 de dezembro de 2008
Fotos: Divulgação / TV Globo
Cotação: * * *
Gravado em show realizado em 11 de dezembro de 2008, na HSBC Arena (RJ), o especial anual de Roberto Carlos para a TV Globo reciclou tradicionais emoções do Rei. Exibido nesta quinta-feira de Natal, 25 de dezembro de 2008, o programa seguiu o padrão habitual do artista. Teria sido um show convencional (com direito aos closes embevecidos de atrizes como Eliane Giardini e Leona Cavali, presenças vips da platéia) se na edição não tivessem sido inseridos takes do bate-papo protocolar entre Roberto, Caetano Veloso e Nelson Motta sobre Bossa Nova, o início de carreira do Rei - quando ele, ainda sem trono, imitava João Gilberto - e o espetáculo centrado na música de Tom Jobim (1927 - 1994) que uniu Roberto e Caetano. Motta, mais preocupado em afagar o ego dos artistas, não desenvolveu a entrevista nem quando Caetano lembrou que, em seu exílio londrino, caiu em prantos ao conhecer em primeira mão As Curvas da Estrada de Santos, instântaneo clássico do Rei revelado por Roberto ao colega baiano quando o visitou na Inglaterra, em novembro de 1969. Dessa entrevista, a palhinha de Roberto cantando Rosa Morena, samba de Dorival Caymmi (1914 - 2008), com sua bossa toda particular, foi a emoção mais inusitada, um tributo silencioso ao saudoso Caymmi.
A participação de Caetano se estendeu também ao show, tendo sido chamado ao palco da HSBC Arena ao som de Debaixo dos Caracóis de seus Cabelos, a música que Roberto e Erasmo Carlos compuseram em 1971 para animar o tristonho baiano exilado. Na seqüência, Roberto e Caetano fizeram dueto em Força Estranha e em Chega de Saudade sem que o belo encontro perdesse certo ar burocrático. A propósito, a reunião inédita com Rita Lee também padeceu dessa espontaneidade ensaiada. Juntos, o Rei e a Rainha do Rock no Brasil - como Roberto anunciou a cantora - fizeram pot-pourri que entrelaçaram por afinidades temáticas sucessos de ambos como Papai me Empresta o Carro / Parei na Contramão, Flagra / Splish Splash (com os dois cantando juntos) e Mania de Você / Cama e Mesa. A celebração do rock'n'roll transcorreu em temperatura morna num encontro pontuado por clima afetuoso entre estes dois artistas sessentões que, em diferentes épocas, comandaram a juventude. Por incrível que pareça, a descontração pareceu mais genuína no encontro de Roberto com a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, que uniram suas vozes sertanejas ao Rei em À Distância e em O Portão, motivo até para Zezé contar boa história.
Após números mais (Emoções, Como É Grande o meu Amor por Você, Outra Vez, É Preciso Saber Viver) ou menos (Mulher Pequena, O Concavo e o Convexo) tradicionais dos shows de Sir Carlos, tudo (quase) acabou em samba com a presença alegre de Neguinho da Beija-Flor, com quem o Rei entrelaçou bem Ângela (sucesso de Neguinho) com Eu e Ela (hit de Roberto nos anos 80). O samba propriamente dito entrou em cena com a presença da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, sob a batuta de Mestre Paulinho. Foi o pretexto para Roberto cair no samba com Neguinho em A Deusa da Passarela, tema que saúda a escola da Baixada Fluminense (RJ). Mas eis que, na seqüência, imagens de crianças desamparadas pela seca entraram no ar como um sinal, um anticlimax, para preparar o fim religioso ao som de Jesus Salvador, um dos temas menos inspirados de Roberto na seara cristã. Seguiram-se um brinde ao Natal, um voto de Feliz 2009 e, claro, o hino Jesus Cristo. E assim, entre o sacro e o profano, o Rei proporcionou novas velhas emoções aos seus (habituais) súditos.

35 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa Mauro, como disseram abaixo, você parece estar mesmo rancoroso nesse natal. O especial do Roberto foi bem legal, sobretudo ele e Caetano cantando mais uma vez juntos. Não vi nada de formal.

26 de dezembro de 2008 às 00:23  
Blogger Bruno Cavalcanti said...

Confesso que foi uma surpresa ouvir "Força Estranha"... jurava q iria ouir "Wave", "Tereza da Praia" ou alguma canção do Cd/ DVD "A Música de Tom Jobim" (além, claro, de "Chega de Saudade")... Adorei a participação da Rita... achei ótimo e, por si só histórico... Você esqueceu de "Baila Comigo"... achei que o diálogo musical entre os dois foi bem interessante... Zezé di Camargo e Luciano e a Bateria da Beija-Flor... acredito que esses foram os momentos mais baixos do show... mas aí vai de gosto.

Gostei bastante desse especial, me apaixonei com "Côncavo & Convexo"... achei linda!

Mas enfim, gostei do especial, achei-o bom (sem a ousadia do Rei entrar na praia funk para cantar "Ela só Pensa em Beijar")... enfim, gostei!

26 de dezembro de 2008 às 00:38  
Anonymous Anônimo said...

Critiquem o que quiser, mas o especial foi lindo demais e o rei está cada vez melhor, com convidados geniais e duetos fantásticos!
As curvas da estrada de santos foi inédita sim porque Roberto visitou Caetano em 1969 e a canção ainda seria lançada naquele ano! Quando voltou, resolveu fazer com Erasmo, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos e a pôs no disco de 1971, onde também entrou Como dois e dois do mano Caetano!
Um forte abraço!

26 de dezembro de 2008 às 01:04  
Anonymous Anônimo said...

Rancoroso no natal ! Que é isso? Roberto é o eterno rei, o especial foi cheio de novidades (o concavo e o convexo não era cantada por ele no Brasil desde 94, Mauro !) e com pouquíssimos defeitos ! Que que é isso?

26 de dezembro de 2008 às 02:10  
Anonymous Anônimo said...

Sou muito fã do Roberto dos anos 60/70 e vejo quase sempre os especiais.
É quase impossível fugir do mais do mesmo(acho que esse ano eles até deram uma mexida boa), mas como é uma vez por ano, fica quase sempre legal.
Pra mim a pior foi Titia Rita, não deu liga.
Já Zezé e Luciano que eu desgosto profudamente, foram muito bem.
"Meu cachorro me sorriu latindo" é uma das frases mais lindas da MPB :>)

PS: Nelson Motta é o puxa saco personalizado.

Jose Henrique

26 de dezembro de 2008 às 02:17  
Blogger Mauro Ferreira said...

Grato, André, por me avisar que a visita foi em 1969. Abraços a todos.

26 de dezembro de 2008 às 08:42  
Anonymous Anônimo said...

PS: Nelson Motta é o puxa-saco personalizado (2).

O único senão pra mim foi Zezé e Luciano! Pelo amor de Deus Zé Henrique e Mauro, que história é essa de que foram bem (aquela voz irritante, o cara tem de se tocar que berra demais, voz estridente...) e vozes sertanejas?!?! Quando entrava a voz do Roberto era um alívio!
E o ponto alto do show foi revisitar as canções que ele quase não cantava: O Côncavo e o convexo e Mulher pequena. Eu gostaria que ele voltasse a cantar um sucessão popular dele (vão me apedrejar aqui!) que é a canção: Caminhoneiro.
Abs e já é tradicional esperar o Rei no final de ano!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS2: No filme sobre Cartola de Hilton Ferreira e Lírio Lacerda, em entrevista ao Mestre Mangueirense, Sr. Nelson Elite Motta faz a pergunta de quem ele gostaria de ver gravando as suas composições. Imediatamente ele responde: Roberto Carlos! Pena que o Rei deixou passar em branco o centenário do compositor! E seria uma brecha para convidar Paulinho da Viola ou a Rainha do Samba BC para cantar com ele. Ano que vem é o centenário de Noel.

26 de dezembro de 2008 às 09:05  
Anonymous Anônimo said...

Retificando: ano que vem (2010!)

Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

26 de dezembro de 2008 às 09:24  
Anonymous Anônimo said...

Pra mim o especial foi ótimo e todos que assistiram comigo gostaram - até quem não é súdito do rei gostou.

Marcelo meu camarada, assim como você, eu me amarro em " Caminhoneiro " . Hit em 84/5 foi a primeira do rei que eu aprendi a cantar. Queria que ele voltasse a cantá-la nos shows ... Eu gostei da inclusão de " O Concavo e o Convexo " e mais ainda da presença de Rita Lee. Concordo com o Mauro, faltou saudar Caymmi ao cantar " Rosa Morena " de maneira impecável !



Gostei sim!
Pra mim foi o melhor que assisti nos últimos anos. Superou até o de 2006, histórico pela presença de Marisa Monte.



Um abraço a todos !
Trago alento e amizade
Salve o Rio de Janeiro
Viva Santa Catarina

26 de dezembro de 2008 às 10:09  
Anonymous Anônimo said...

Fala Diogo! Eu também gosto da música sobre as gordinhas e sobre as mulheres de 40! rsrs
Não esqueci suas músicas do Cartola não! Depois, com calma, vou procurar meus discos e te passo. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

E eu também gostei do bate-bola de sucessos com a Rita. Funcionou como no ano passado com a Alcione. Aliás, Alcione mandou muito bem no ano passado!

26 de dezembro de 2008 às 10:18  
Anonymous Anônimo said...

"Motivo para Zezé contar boa história"!!!! Que que é isso, Mauro??? Acho que não assistimos o mesmo programa...

26 de dezembro de 2008 às 10:22  
Anonymous Anônimo said...

O especial foi o melhor dos últimos anos.
Dispensável a dupla de irmãos. De resto, RC brilhou mais uma vez.

26 de dezembro de 2008 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Nos anos 70, Rita Lee perguntava "o que aconteceu com a música popular brasileira" e reclamava que "Dez anos e Roberto não mudou de profissão, na festa de arromba ainda está com seu carrão".

26 de dezembro de 2008 às 13:00  
Anonymous Anônimo said...

Se João Gilberto ouvir/ver a versão do rei pra " Rosa Morena " vai enfartar. Emissão e afinação perfeitas. Coisa que João não conseguiu ao cantar em suas milhares de vezes que o fez

26 de dezembro de 2008 às 16:16  
Anonymous Anônimo said...

Marcelão, Zeze foi bem, dentro da chatice dele, manja?
O homem e suas circunstâncias.
Além do mais, comparar a voz do Robertão com qualquer um é covardia.

PS: Tb gosto de Caminhoneiro

Jose Henrique

26 de dezembro de 2008 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Meio requentado, o especial? Sim.

Mas o bom humor, as canjas de Caetano e Rita, a disposição, tudo isso me dá a ótima impressão de que "o homi" está com fome de bola, levinho, distante do Roberto taciturno, triste, de quem eu tinha pena ao ver nos palcos, acabrunhado pelo triste fim de Maria Rita.

Eu já disse e repito: OK, o Rei pode até viver no seu castelo. Mas abrir os portais aos vários súditos dele na mepebê não faz mal algum.

Felipe dos Santos Souza

PS: Eu juro que nunca dei a menor bola para RC. Heresia?

26 de dezembro de 2008 às 17:40  
Anonymous Anônimo said...

Chato e pré-datado como todo ano.
Saudades do Rei Roberto. Perdeu o trono em 1985 e nunca mais gravou qualquer coisa que prestasse.
Aturar esse especial anual é dose -eu não perco meu tempo.
É mais fácil esperar o Papai Noel.

26 de dezembro de 2008 às 18:55  
Anonymous Anônimo said...

Valeu Zé! Esclarecido e você tem um gosto apurado como o meu!
Por isso compreendo suas colocações. rsrsrs
Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Tô rifando o Valeu! tu quer? rsrsrs

26 de dezembro de 2008 às 20:32  
Anonymous Anônimo said...

Eu até que me esforço porque "mother" não perde, mas confesso que não consigo. Piegas demais.
Ah, Roberto, que saudade do "Rei".

26 de dezembro de 2008 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

Eu não currto muito o REI. Mas tudo bem ... Só acho que a Globo deveria montar outros especiais de fim de ano. vai me dizer que não seria bacana especiais da MARISA MONTE - ( O show inteiro ) já que o DVD é uma porcaria. ou até ESPECIAL MARIA BETHÂNIA, GAL COSTA, SIMONE e ZÉLIA ... etc etc

Mas só do Rei ... puxa né ? e os outros ??????

Edu - abc

26 de dezembro de 2008 às 23:05  
Blogger Pedro Progresso said...

ele leu splish splash que eu vi!!!

27 de dezembro de 2008 às 03:05  
Anonymous Anônimo said...

Acho que faltou Wandeka. Sei que ela já participou de muitos especiais do Rei, mas neste ano especificamente ela ressurge com um álbum premiado e sucesso de crítica. Seria interessante sua participação. Dispensáveis são os dois filhos de Francisco.

27 de dezembro de 2008 às 09:30  
Anonymous Anônimo said...

Tb acho que este ano deveria ter Wandeca again.
Filhos de Francisco realmente dispensáveis, e mano Caetano deveria evitar duetos com cantores do porte do REI.
Rita Lee, timidérrima, fez um duo bacaninha com RC.
Nosso REI ainda merece este trono.

27 de dezembro de 2008 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

O show doi MARA!

27 de dezembro de 2008 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

A Maioria aqui trata o "Rei" como cigarro, bebida alcoólica e outras drogas piores: sabem que é ruim mas continuam consumindo.
Vou criar um "disk-Rei" para ajudar a combater o vício.

27 de dezembro de 2008 às 13:49  
Blogger Unknown said...

Adorei a participacao de Rita Lee neste especial! A Rainha Rita e o Rei Roberto! ;-)

27 de dezembro de 2008 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

O cara não desiste. Bom, a julgar pelos comentários aqui nem poderia.
Coitado d'eu.
PS: sou muito mais o "Tremendão".

27 de dezembro de 2008 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

Se João Gilberto ouvir/ver a versão do rei pra " Rosa Morena " vai enfartar. Emissão e afinação perfeitas. Coisa que João não conseguiu ao cantar em suas milhares de vezes que o fez
(2)

Pensei nisso depois dos elogios de Nelson e Caetano ...

27 de dezembro de 2008 às 14:26  
Anonymous Anônimo said...

Que comparação esdrúxula(bebidas, cigarro, drogas), cara.
Até porque sua conclusão sobre tais cositas é errônea.
A única similaridade é que o Robertão tb tem que saber usar.
Pode fazer bem e pode fazer mal, a escolha é sua.

PS: Felipe, já pro calabouço!!! :>)

Jose Henrique

27 de dezembro de 2008 às 16:29  
Anonymous Anônimo said...

Dorival Caymmi já nos deixou, infelizmente, senão ele é quem iria enfartar com a adocicada versão do "Rei".
Dori, faça alguma coisa já!

27 de dezembro de 2008 às 18:28  
Anonymous Anônimo said...

Sr. José, concordo. Não sou mais fã de Roberto há muito tempo mas a comparação é uma mistura de tentativa de fazer graça com preconceito e mau gosto. Lamentável.

27 de dezembro de 2008 às 18:34  
Anonymous Anônimo said...

RC é incomparável.
Ao lado dele qualquer um parece amorfo.
Gostei do Especial deste ano.

29 de dezembro de 2008 às 08:05  
Anonymous Anônimo said...

O que faltou ao Rei em "Rosa Morena" foi apenas suíngue,balanço coisa que João Gilberto tem de sobra,independente do andamento que escolha.A melhor versão deste samba é de Nana no eclético disco argentino dela,aquele em que muito antes de Marisa Monte,já provara sua competência em poder cantar divinamente qualquer coisa.Aliás Roberto deve a muito tempo um dueto com Nana.

29 de dezembro de 2008 às 09:51  
Anonymous Anônimo said...

Continuo insistindo: faltou Bethânia... As canções do Rei crescem na voz da Rainha... É ela que devia participar do especial. Aliás, os dois estão nos devendo um CD juntos, ia ser histórico, imagina Bethânia cantando pérolas que não cantou, como "A Distância", "Rotina" e "Proposta". Só de imaginar, me dá arrepios

29 de dezembro de 2008 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com 12:29, embora o CD com as românticad do REI ela já tenha feito. Queria Ilegal Imoral ou Engorda (ela cantou no Estranha Forma de Vida), As Curvas da Estrada de Santos, Negra, e, por quê não, Cama e Mesa numa daquelas versões maravilhosamente bregas tipo Lama, Negue, etc, que só a Rainha sabe mandar.

E um show entre os 2 seria de arrasar quarteirão, não há dúvida.

29 de dezembro de 2008 às 12:43  

Postar um comentário

<< Home