19 de dezembro de 2008

Com garra, Dorina reafirma fé no melhor samba

Resenha de CD
Título: Samba de Fé
Artista: Dorina
Gravadora: Suburbanistas
Produções

Cotação: * * * * 1/2

"O mais importante é a fé", sentencia Dorina em verso de Banho de Fé, o partido alto de Arlindo Cruz, Sombrinha e Sereno que inspirou o título de seu quinto álbum (o sexto, se a conta incluir a coletânea Tem Mais Samba, turbinada com duas inéditas). Samba de Fé é disco de garra, bancado pela cantora e captado ao vivo em show no Trapiche Gamboa (RJ) com direção musical de Mauro Diniz e roteiro conduzido por Túlio Feliciano. Basta listar alguns compositores presentes na ficha técnica - Candeia (1935 - 1978), Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008), Moacyr Luz, Roque Ferreira, Jorge Aragão, Nei Lopes, Wilson Moreira e os já citados Arlindo Cruz, Mauro Diniz, Sombrinha e Sereno - para perceber que Dorina continua depositando sua fé no melhor samba produzido nos quintais cariocas. O disco não perde o pique em 12 faixas que conciliam afro-samba (Obaxirê, de Toninho Gerais com Roque Ferreira), partidos de altíssimo quilate (como Fidelidade Partidária, da lavra fina da dupla Nei Lopes e Wilson Moreira), samba mais dolente (Cheiro de Saudade, de Sereno e Mauro Diniz), reverência à Velha Guarda da escola Portela (Lindo Passado de Glória, em dueto com Mauro Diniz) e incursão pelo repertório de Marlene (Apito no Samba, de Luiz Bandeira e Luiz Antônio - este não creditado na contracapa). Samba de Fé é comovente na devoção de Dorina a essa turma de bambas. De Luiz Carlos da Vila, a quem aliás o disco é dedicado, a cantora entoa Sonhava, linda jóia melódica e poética lapidada pelo (já saudoso) compositor em parceria com Riko Dorilêo. É samba da mesma nobre linhagem de Pedaço de Ilusão, um daqueles temas que ostentam a grife de Jorge Aragão (com colaboração de Jotabê e Sombrinha). Por sua verdadeira fé no samba, explicitada em Na Hora de Voltar (Adilson Gavião e Adaulto Magalha, em arranjo pontuado pelo clarinete de Dirceu Leite), Dorina fica no nível de Beth Carvalho quando recebe a cantora para festivo dueto em Padroeira (Rachado e Vaguinho), samba lançado pela Madrinha em 1986 no excelente álbum Beth. Como a qualidade técnica da gravação ao vivo paira acima da média da cena indie (com a voz em absoluto primeiro plano na mixagem), Samba de Fé é dos melhores CDs de 2008 e (re)afirma a vocação fervorosa de Dorina.

28 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Dorina é realmente formidável! Indispensável conhcê-la e ouvi-la para qualquer um que gosta não só de samba, mas de música de qualidade. A intérprete, pelo jeito, conseguiu se superar. O que é dfícil no caso de Dorina, já que ao longo de sua carreira realizou belíssimos trabalhos ("Sambas de Almir" é um deles, maravilhoso CD! e até mesmo o recente "Samba e Violão" que apesar de ter sido pouco comentado na mídia, com certeza é um dos melhores trabalhos lançados no ano de 2007, sem falar no Dorina.Samba ou nos memoráveis shows com ela, Luiz Carlos da Vila e Mauro Diniz, com o Suburbanistas).
Enfim, Dorina vem com força, garra, luz e muito talento para nos agraciar com mais um maravilhoso trabalho!
Parabéns à cantora e ao Mauro que reconhece o tamanho valor da intérprete.
Abraço.

19 de dezembro de 2008 às 12:44  
Anonymous Anônimo said...

Sempre gostei da Dorina. Impecável no palco, repertório, sempre com um bandão. Levanta qualquer astral, com a sua presença de palco.
Não vejo a hora de ouvir esse novo "Samba de fé". Nome bem interessante. Cara de Dorina, né?
Traz a força de todos os orixás, santos com ela. Cheia de luz.
Onde consigo o CD?

19 de dezembro de 2008 às 12:54  
Anonymous Anônimo said...

Vi no programa "Sem Censura" Dorina divulgando o novo cd. As duas músicas que ela apresentou são realmente lindas. Dorina é ótima!Não duvido de nada que o Mauro disse, realmente o samba de Dorina arrebenta! Merece todo o sucesso.

19 de dezembro de 2008 às 12:57  
Blogger Ju Oliveira said...

já vi que vai ser mais um impossível de encontrar... os melhores CDs hoje em dia, aqueles poucos que vale a pena comprar, não são encontrados em lugar nenhum.

se alguém souber de alguma loja que esteja vendendo, posta aqui.

19 de dezembro de 2008 às 13:45  
Anonymous Anônimo said...

Bom pessoal eu ainda não encomendei mas é vendido também pelo site da cantora (www,dorinasamba.com.br). Me falha a memória o nome do amigo de blog que me indicou. Como estarei no Rio em fevereiro e se conseguir resistir até lá, devo dá uma passada na Modern Sound, lá com certeza terá!
Ainda mais tendo a Rainha do Samba (preciso escrever? rsrsrs) cantando uma das músicas que mais gosto do seu repertório (Padroeira).
Que a Santa Penha Padroeira ilumine os passos dessa nova guerreira chamada Dorina! Salve ela! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

19 de dezembro de 2008 às 18:14  
Anonymous Anônimo said...

Dorina é fraca demais. Apenas mais uma cantora de samba no mercado.

19 de dezembro de 2008 às 19:11  
Anonymous Anônimo said...

Ô seu Anônimo!? Tá preocupado com o mercado? Amanhã tem feira de orgânico na Glória (Rua do Russel).

Adorei o show de lançamento no Circo, a voz, o repertório e os belos arranjos...bom, quem conseguir ficar parado no show dela é poste! Até eu que sou meio "gringo" quando ouço saio sambando por aí, sem parar!! Aliás, não pare nunca Dorina que a música precisa de PERSONALIDADE MUSICAL, o que tens de sobra!!
Mas, além de tudo, parabéns pelo repertório, valor ao samba de valor! Só quem conhece é capaz de fazer escolhas tão acertadas!

20 de dezembro de 2008 às 00:10  
Anonymous Anônimo said...

Ao querido anônimo,

Gosto, eu sei que é questão pessoal. Tem gente que gosta, que ama, tem gente que não. Normal. Agora, ouvido, todos temos. Porém, se falas da Dorina, a intérprete da Resenha, estou chocada. Fraca? Será que não tens ouvido? Então você deve gostar de outra coisa... não é música, nem samba. Precisa rever seus conceitos, pelo menos os musicais.
Espero ter esclarecido o amigo anônimo, acho que ele não está falando da Dorina (ganhadora do Prêmio Sharp de Revelação do Samba e indicada ao Prêmio Tim como melhor intérprete de samba e com muitos anos de carreira e de bom samba ao lono de sua trajetória)
Beijo

20 de dezembro de 2008 às 00:19  
Anonymous Anônimo said...

Retificando: devo dar uma passada!
Abs Mauro e eu me amarrei na do mercado! Que o anônimo se farte por lá! rsrsrs

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

20 de dezembro de 2008 às 11:26  
Anonymous Anônimo said...

Mercado, campo, whatever... não entendi a birra com o nome, mas concordo com o tal anônimo. Dorina é igual a um monte de cantoras da noite. Voz boazinha, repertório idem, mas sem nenhum traço de personalidade. Mais do mesmo que vemos na noite..por aí...

20 de dezembro de 2008 às 13:11  
Anonymous Anônimo said...

Esses anônimos....
tsc tsc tsc, não é possível que estejamos falando da mesma Dorina, como a colega antes falou.
Se Dorina fosse igual essas cantoras da Lapa, ou da noite, a música brasileira estaria salva! O que eu descordo. Com tanta coisa medíocre que vemos por aí (ou melhor, ouvimos), Dorina é um sopro de alegria, ou um alívio para aqueles que conhecem seu trabalho, que como Mauro falou, legitimam seu talento e sua estrela. "Um dos melhores trblhos de 2008" aind mais independente. Adoro Dorina!!

20 de dezembro de 2008 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

Cara Ju Oliveira disse... que cds aqui resenhados, os melhores, são difíceis de encontrar. Certo.
Mas há luz.
Dica um , vá no site do artista.
Dica dois, vá nos sites saraiva, fnac e modern sound. se não tiver, encomende.
Quanto tiver show de lançamento na sua área, vá, ou peça alguém pra comprar.
Quando não encontrar, participe de blogs como esse. Tem sempre uma boa alma para ajudar.
Somos todos da mesma confraria.
Cada um com um "líder", mas todos amantes da musica e da legalidade.

20 de dezembro de 2008 às 15:53  
Anonymous Anônimo said...

Pois eu manjo de samba e tb não gosto, acho fraca de marré marré.
Teresa Cristina, Nilze Carvalho, Mariana Bernardes, essa sim.
Mesmo não gostando, respeito, porque é honesta.

Jose Henrique

20 de dezembro de 2008 às 16:08  
Anonymous Anônimo said...

esse CD está bem bonito mesmo, um trabalho cuidadoso da Dorina, como sempre ela tem feito, até porque acho que ela é uma militante pelo samba, poucos entendem o que é isso , como se vê acima. É uma cantora de traço raro.

20 de dezembro de 2008 às 16:33  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Francisco. Dorina é da fina flor do samba. Pena que alguns não consigam entender. E desde quando Dorina é desonesta? Pelo amor de Deus, gente!
A mulher vem batalhando há mais de uma década, colocando o samba na frente de tudo e seus compositores. Sempre de forma independente, tira do próprio bolso para fzer trabalhos lindos.... Quem não respeita isso vi respeitar o quê????

20 de dezembro de 2008 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Anonimo, vc não entendeu, ele a respeita pq é honesta no seu trabalho, é isso. Não está falando em desonestidade, pelo contrário. Afinal, todos podem não gostar, embora seja de se lamentar, mas convenhamos que a unanimidade em matéria de arte simplesmente não existe, todos os artistas de todas a s linhas e tempos foram questionados, mas a obra deles é o que marca, afinal, quem foi bom ou teve uma só passagem. O que a cantora já faz pelo samba está além e ao largo desses subjetivismos. Os fatos estão aí, mas alguns são míopes, são surdos, são insensíveis, daí as nuances que lemos.

20 de dezembro de 2008 às 20:34  
Anonymous Anônimo said...

Valeu valeu dorina, cantora da melhor qualidade, da nossa zona norte do suburbio da leopoldina,alias suburbanos com muito amor e orgulho,show de bola seu trabalho, QUE NOSSA SENHORA DA PENHA LHE CUBRA COM O SEU MANTO AZUL SAGRADO.
"santa penha padroeira do alto da pedreira, santa penha padroeira
da alto da pedreira",
"i ilumina o suburbio da leopoldina".....
sou seu fã...forte abraço

20 de dezembro de 2008 às 21:26  
Anonymous Anônimo said...

Francisco,
Falou e disse! Preciso escrever mais nada!
Abraço!

21 de dezembro de 2008 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

Já fui a um show dessa moça. Sinceramente não me disse pra que veio. Canta direitinho e tem boa intenção e só! O resto é muito confete pra pouco carnaval...

21 de dezembro de 2008 às 16:08  
Anonymous Anônimo said...

Francisco, valeu por ensinar o anônimo a ler no meu lugar, tava com preguiça.
Quanto a sua mensagem, concordo com quase tudo, só discordo da última parte.
Quer dizer, sou míope. :>)

Jose Henrique

21 de dezembro de 2008 às 18:43  
Anonymous Anônimo said...

Valeu valeu dorina, cantora da melhor qualidade, da nossa zona norte do suburbio da leopoldina,alias suburbanos com muito amor e orgulho,show de bola seu trabalho, QUE NOSSA SENHORA DA PENHA LHE CUBRA COM O SEU MANTO AZUL SAGRADO.
"santa penha padroeira do alto da pedreira, santa penha padroeira
da alto da pedreira",
"i ilumina o suburbio da leopoldina".....
sou seu fã...forte abraço

21 de dezembro de 2008 às 20:03  
Anonymous Anônimo said...

Algumas opiniões, embora devam ter o seu espaço, são absolutamente irrelevantes, não é nem o caso de classificá-las como fracas, ou como sendo "mais uma opinião", elas são simplesmente nulas, nada acrescentam.

22 de dezembro de 2008 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

José Henrique

Miopia já tem cura, por operação, ou muleta, por óculos. Mas a miopia que denota ignorância ou mediocridade(sem que expresse em si a ideia uma depreciação), essa não há, pq é retrato de um sectarismo ou da aridez na sensibilidade e, o que é pior, no caso, a indelicadeza na expressão de opinião com intuito pejorativo num espaço em que vc tem a liberdade de não emiti-la, especialmente se vc não se toca pelo trabalho da cantora, conforme aduz. Quando alguém nao se comove por algo, a expressão corrente é o silêncio, mas se pode depreender da sua visão e seu empenho é que vc se incomoda mais profundamente, eis a razão da sua fala. Cuide melhor dessa sua miopia da alma, os efeitos dela oriundos costumam ser em cascata nas diversas searas da vida.

22 de dezembro de 2008 às 12:21  
Anonymous Anônimo said...

Não adianta, tem gente que vem para ficar e fazer história. Não precisa de multidões ovacionando. Dorina está fazendo a sua história e com certeza vai continuar......guerreira e antenada com a cultura, principalmente carioca seu nome será sempre citado em livros e histórias de nosso samba, como jás acontece.

Dorina parabéns, "Dorina, sou seu fã", como dizia nosso poeta Luiz Carlos da Vila.
Beijos

22 de dezembro de 2008 às 15:03  
Anonymous Anônimo said...

Agora eu discordo em tudo, Francisco.
Pô, vc tinha mandado tão bem, pena que deu voz ao fígado.
O blog não é chapa branca, muito menos eu.
O espaço é aberto para críticas e elogios.

PS: Entendi o uso da palavra mediocridade. Medíocre vem de mediano. Ex: Dorina. :>)

Um abraço e vá ouvir Teresa Cristina.

Jose Henrique

22 de dezembro de 2008 às 15:45  
Anonymous Anônimo said...

Dorina é ótima e ponto final. De mediocridade seu trabalho não tem nada!
Parabéns, Dorina, que de forma independente, já ´por muitos considerada a melhor intérprete de samba da atualidade!
Abraço,
Nina- RJ

22 de dezembro de 2008 às 17:51  
Anonymous Anônimo said...

Dorina é uma defensora do melhor samba, assim como Beth Carvalho, não fosse isso, seria apenas mais uma cantora sem recursos para estar entre as melhores, como Nana, Leny, Elza, Gal, Alcione, Fafá, Monica Salmaso e Betania.

24 de dezembro de 2008 às 00:40  
Anonymous Anônimo said...

Conheço a Dorina dos tempos que ela cantava na Casa da Mãe Joana, em São Cristóvão (anos 90).
De lá para cá, ela ganhou personalidade, definiu o que queria de sua carreira e continua crescendo. É hoje uma das melhores intérpretes do chamado "samba de raíz".
Porém, não podemos deixar de lembrar do Grupo que passou a fazer a sua "cozinha", que é de melhor qualidade: É o SAMBA COM ATITUDE, comandado pelo Roberto Chama, um tremendo músico e arranjador (várias música do CD), já bastante conhecido no mundo do samba.
Parabéns Dorina, parabéns Roberto Chama. O Samba agradece.
Valmir Barbosa

8 de janeiro de 2009 às 15:37  

Postar um comentário

<< Home