20 de novembro de 2008

Zezé & Luciano seguem rota-clichê do sertanejo

Resenha de CD
Título: Zezé Di Camargo
& Luciano
Artista: Zezé Di Camargo
& Luciano
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * 1/2

É fato que Zezé Di Camargo & Luciano já começam a perder a coroa do reino sertanejo - por eles tomada de Chitãozinho & Xororó ao longo dos anos 90 - para duplas como Victor & Leo. Contudo, os dois filhos de Francisco ainda não são carta fora do baralho caipira. Tanto que seu 19º álbum, Zezé Di Camargo & Luciano, chega às lojas via Sony BMG com as mesmas 150 mil cópias iniciais do novo CD de Victor & Leo. Neste disco, aberto com texto confessional em que Zezé expõe a crise vivida nos últimos anos, quando enfrentou sérios problemas vocais, a dupla segue a rota-clichê da música rotulada sertaneja. Tem baladas (Não Quero te Perder, forrada com a cama do Roupa Nova), forró (Nóis Namora), músicas mais animadas para bailões e arrasta-pés interioranos (Vida Boa), um ou outro tema que evoca de longe a raiz da música caipira (Estrada do Amor) e até um reggae de sotaque praieiro no estilo de Armandinho (Valeu Demais). A boa surpresa é a regravação de A Distância, uma das grandes canções de Roberto e Erasmo Carlos, lançada pelo Rei em seu álbum de 1972. O registro da dupla é sóbrio. A propósito, o maestro de Roberto Carlos, Eduardo Lages, assina o arranjo da faixa Amor Correspondido. E, falando em Rei, é pouco provável que o disco devolva o trono sertanejo a Zezé Di Camargo & Luciano - ainda que uma ou outra música, em especial O Que Vai Ser de Nós, tenha todo jeito de emplacar no amplo que mercado que consegue os sons ditos sertanejos. Dentro do que se espera do gênero, Zezé Di Camargo & Luciano, o CD, reitera a fórmula de uma dupla que fez história, mas já começa a sentir o gosto amargo da decadência.

18 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

É fato que Zezé Di Camargo & Luciano já começam a perder a coroa do reino sertanejo - por eles tomada de Chitãozinho & Xororó ao longo dos anos 90 - para duplas como Victor & Leo. Contudo, os dois filhos de Francisco ainda não são carta fora do baralho caipira. Tanto que seu 19º álbum, Zezé Di Camargo & Luciano, chega às lojas via Sony BMG com as mesmas 150 mil cópias iniciais do novo CD de Victor & Leo. Neste disco, aberto com texto confessional em que Zezé expõe a crise vivida nos últimos anos, quando enfrentou sérios problemas vocais, a dupla segue a rota-clichê da música rotulada sertaneja. Tem baladas (Não Quero te Perder, forrada com a cama do Roupa Nova), forró (Nóis Namora), músicas mais animadas para os arrasta-pés interioranos (Vida Boa), um ou outro tema que evoca de longe a raiz da música caipira (Estrada do Amor) e até um reggae de sotaque praieiro no estilo de Armandinho (Valeu Demais). A boa surpresa é a regravação de A Distância, uma das grandes canções de Roberto e Erasmo Carlos, lançada pelo Rei em seu álbum de 1972. O registro da dupla é sóbrio. A propósito, o maestro de Roberto Carlos, Eduardo Lages, assina o arranjo da faixa Amor Correspondido. E, falando em Rei, é pouco provável que o disco devolva o trono sertanejo a Zezé Di Camargo & Luciano - ainda que uma ou outra música, em especial O Que Vai Ser de Nós, tenha todo jeito de emplacar no amplo que mercado que consegue os sons ditos sertanejos. Dentro do que se espera do gênero, Zezé Di Camargo & Luciano, o CD, reitera a fórmula de uma dupla que fez história, mas já começa a sentir o gosto amargo da decadência.

20 de novembro de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Retrato triste da ignorância do povo brasileiro e seus ídolos de temporada, mesmo que a médio prazo...

20 de novembro de 2008 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Já vão tarde....e milionários.

20 de novembro de 2008 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Ai, ai...

Já tão "podres de ricos" para que mais "podres músicas" ?
Se não atingissem a todos, tudo bem, mas é "música-osmose", mesmo quem detesta acaba ouvindo em algum lugar, em alguma hora...
SOCORRO!

20 de novembro de 2008 às 12:15  
Anonymous Anônimo said...

Retrato triste da ignorância do povo brasileiro e seus ídolos de temporada, mesmo que a médio prazo... (2)

20 de novembro de 2008 às 14:38  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI A MORDIDA DA RESENHA E PRINCIPALMENTE A ASSOPRADA!!!

20 de novembro de 2008 às 16:03  
Anonymous Anônimo said...

Ô. Zezé di Camargo só canta se esgoelando, chega entufa as veias do pescoço pra atingir a voz de cabra desvalida que os breganejos tanto apreciam. Só podia dar em problema vocal mesmo.

20 de novembro de 2008 às 17:38  
Anonymous Anônimo said...

Sou um dos poucos aqui que defendem a (boa) musica sertaneja.

Das duplas, a minha preferida continua sendo Chitãozinho & Xororó - mesmo sendo considerada/criticada por muitos como a pioneira entre as duplas " breganejas " !


Os dois irmãos paranaenses tem em sua (vasta) trajetória fonográfica belas canções sertanejos como " Coração Sertanejo " e " Nascemos para cantar ".

Além de não perderem o amor pelo campo, a vida feliz no interior e coisas afins - retratados nas letras dos seus albuns - nunca fecharam os olhos para MPB e já gravaram Chico Buarque ( " Gente Humilde " ), Milton Nascimento ( " Travessia " ) Ary Barroso ( " No Rancho Fundo " )além de duetos com Roberto Carlos ( na guarânia " Arrasta uma cadeira " ) e Zé Ramalho ( " Sinônimos " ultimo grande hit deles ).


Não acho que só porque são do interior devem falam (só) de mato, gado, luar do sertão ... Já pensou se todo samba falasse da nêga que me largou, do barracão de zinco e da alegria do morro ?



OBS : Mauro, acredito que tenha sido Leandro & Leonardo os donos da coroa nos idos dos anos 90 no mundo sertanejo, muito por conta do hit " Pense em Mim "

20 de novembro de 2008 às 18:36  
Anonymous Anônimo said...

Cariocas não gostam da música, dita, sertaneja ....

20 de novembro de 2008 às 19:15  
Anonymous Anônimo said...

Será que Zezé fará albuns a " meia voz " tal qual Marina Lima ? Seria esse um album em tons suaves por conta do problema vocal do filho do Sr. Francisco ??

20 de novembro de 2008 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

Com voz ou sem voz, é sempre a mesma coisa (ruim). Os sinais da decadência se evidenciam quando é preciso usar o drama da voz para promover o CD. Porque não fizeram drama quando o problema estava acontecendo? E se foi resolvido deixou de ser drama. Agora é só marketing.
PS. Marina resiste à meia voz porque tem cacife pra isso. O gritador sem voz não é nada.

21 de novembro de 2008 às 10:27  
Anonymous Anônimo said...

O que "essas duplas sertanejas (?!)" precisam é se aposentar e parar de incomodar nossos ouvidos.
E NÃO É MÚSICA SERTANEJA - PELO AMOR DE DEUS - É BREGA-ROMÂNTICA com agudos irritantes.
SERTANEJO (OU RURAL) É RENATO TEIXEIRA, ALMIR SATER, PENA BRANCA, XANGAI, ROLANDO BOLDRIN...
Aposentadoria já!

21 de novembro de 2008 às 18:34  
Anonymous Anônimo said...

Essas duplas são tão ruins e inautênticas, que nem Inezita Barroso, essa sim, a grande rainha da verdadeira música sertaneja, aprova.

22 de novembro de 2008 às 11:25  
Anonymous Anônimo said...

Alguém ainda consome este triste produto?

23 de novembro de 2008 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

Tem gosto p'ra tudo.
Tem gente que come "tripa"; "bucho"; "rabada";
"carne de fígado"; "tudo de soja sem gosto", logo, tem gente que ouve Zezé di Camargo & Luciano; Leonardo; Daniel; as "mulheres-frutas da onda"; Odair José; Gilliard; Rosana
Ai, ai...

24 de novembro de 2008 às 19:10  
Anonymous Anônimo said...

QUAL O PROBLEMA COM A ROSANA?
SÓ JESUS MESMO?!!!!!!

24 de novembro de 2008 às 21:52  
Anonymous Anônimo said...

Rosana "como uma deeeeeeeeeeeeeeeusa" ?
Gosto não se discute.
Só citei o que EU acho uma porcaria, mas não recrimino ninguém.
Não tem gente que adora "bucho" ?, portanto...
Sejam felizes com aquilo que lhes toca o coração.
Rosana "como uma deeeeeeeeeeeeeeeeusa"... TÔ FORA!

25 de novembro de 2008 às 18:42  
Anonymous Anônimo said...

meu nome é kawa sou apaixonado na dupla tenho 5 anos e canto qual quer letra da dupla sertaneja meu sonho é conhecer o Zezé caso isso nao acontesa vou levar para sempre esse amor incondicional no meu coraçao

3 de março de 2009 às 09:20  

Postar um comentário

<< Home