22 de novembro de 2008

Coletânea reúne, de fato, o melhor de 'Pantanal'

Resenha de CD
Título: O Melhor do
Pantanal
Artista: Vários
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * * * 1/2

Além de ter dado novos ares à teledramaturgia em 1990 com narrativa mais lenta, pontuada por imagens da natureza captadas com beleza plástica pelo diretor Jayme Monjardim, a novela Pantanal também fugiu dos clichês ao apresentar trilha sonora criada fora dos padrões industriais que já regiam o gênero na época. Uma trilha marcante que gerou dois álbuns já fora de catálogo, mas compilados neste ano de 2008 por conta do sucesso da reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa no SBT. A coletânea O Melhor do Pantanal faz jus ao título. A seleção inclui todos os temas que deram (e ainda dão, passados 18 anos) caráter antológico à épica trilha, nascida da inspiração de Marcus Viana, versátil músico mineiro, hábil na inserção de sons progressivos em atmosfera próxima da new age. Acima de rótulos, a música de Viana é bela e conseguiu traduzir o clima pantaneiro sem clichês. Na coletânea ora editada pela Universal Music, o talento de Viana pode ser apreciado em temas como Espírito da Terra, Reino das Águas, Noite e Pantanal (este em registro assinado pelo Sagrado Coração da Terra, o grupo de música progressiva formado por Viana nos anos 80). Sem falar em Amor Selvagem, a sublime canção romântica que sublinhava o amor puro de Juma (Cristiana Oliveira) por Jovi (Marcos Winter). Contudo, o êxito da trilha de Pantanal não pode ser atribuído somente a Marcus Viana. Gravações de Almir Sater (Chalana e Um Violeiro Toca, lindas), Sérgio Reis (Comitiva Esperança e Peão de Boiadeiro), Maria Bethânia (Tocando em Frente, a toada de Almir Sater e Renato Teixeira gravada pela cantora em 1990 para o álbum comemorativo de seus 25 anos de carreira) e da dupla Sá & Guarabyra (Estrela Natureza) ajudaram a tornar histórica a trilha sonora de uma das melhores novelas. E a música - justiça seja feita - tem papel determinante no fascínio que Pantanal ainda exerce sobre o telespectador. Vale a pena ouvir tal trilha sonora de novo.

4 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Além de ter dado novos ares à teledramaturgia em 1990 com narrativa mais lenta, pontuada por imagens da natureza captadas com beleza plástica pelo diretor Jayme Monjardim, a novela Pantanal também fugiu dos clichês ao apresentar trilha sonora criada fora dos padrões industriais que já regiam o gênero na época. Uma trilha marcante que gerou dois álbuns, nunca editados em CD, mas compilados neste ano de 2008 por conta do sucesso da reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa no SBT. A coletânea O Melhor do Pantanal faz jus ao título. A seleção inclui todos os temas que deram (e ainda dão, passados 18 anos) caráter antológico à épica trilha, nascida da inspiração de Marcus Viana, músico mineiro hábil na inserção de sons progressivos em atmosfera próxima da new age. Acima de rótulos, a música de Viana é bela e conseguiu traduzir o clima pantaneiro sem clichês. Na coletânea ora editada pela Universal Music, o talento de Viana pode ser apreciado em temas como Espírito da Terra, Reino das Águas, Noite e Pantanal (este em registro assinado pelo Sagrado Coração da Terra, o grupo de música progressiva formado por Viana nos anos 80). Sem falar em Amor Selvagem, a sublime canção romântica que sublinhava o amor puro de Juma (Cristiana Oliveira) por Jovi (Marcos Winter). Contudo, o êxito da trilha de Pantanal não pode ser atribuído somente a Marcus Viana. Gravações de Almir Sater (Chalana e Um Violeiro Toca), Sérgio Reis (Comitiva Esperança e Peão de Boiadeiro), Maria Bethânia (Tocando em Frente, a toada de Almir Sater e Renato Teixeira gravada pela cantora em 1990 para o álbum comemorativo de seus 25 anos de carreira) e da dupla Sá & Guarabyra (Estrela Natureza) ajudaram a tornar histórica a trilha sonora de uma das melhores novelas. E a música - justiça seja feita - tem papel determinante no fascínio que Pantanal ainda exerce sobre o telespectador. Vale a pena ouvir tal trilha sonora de novo.

22 de novembro de 2008 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, as trilhas foram sim lançadas em cd naquele 1990. Eu as tenho, originais. E nesta nova compilação, a se lamentar a ausência de "Quem saberia perder", de Sá e Guarabyra com Ivan Lins, tema onipresente nos primeiros meses de exibição da novela. Abraço.

23 de novembro de 2008 às 10:19  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 10:19, só o Pantanal 2 e o Suíte Sinfônica (projeto paralelo entre o lp pantanal 1 e o lp/cd pantanal 2) existem em cd, o lp pantanal 1 não saiu em cd original, se vc tem, desculpe é pirata, trabalhei na bloch discos e sei disso!!!

23 de novembro de 2008 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

Assim como o anônimo das 10:19, também tenho o primeiro cd (com a Cristiana Oliveira na capa) original. Tanto que até a bolachinha traz em sua superfície a lista das músicas. Não é pirata mesmo. Pelo visto o funcionário da Bloch Discos estava mal informado...

24 de novembro de 2008 às 12:39  

Postar um comentário

<< Home