13 de novembro de 2008

Cancioneiro de Roberto não é para qualquer um

Resenha de CD
Título: Como Vai Você?
Artista: Vários
Gravadora: Som Livre
Cotação: * *

Entre as várias compilações despejadas nas lojas pela Som Livre, com regularidade e sem a menor preocupação com a reunião de informações sobre as gravações apresentadas no disco, Como Vai Você? chama atenção por agregar 14 registros de músicas associadas à voz de Roberto Carlos (mas não compostas por ele) nas vozes de vários cantores. Entoar o repertório romântico do Rei parece fácil, mas não é. É preciso achar o tom exato da emoção para não cair na vala comum do brega, como aconteceu com Tânia Mara ao gravar Sonho Lindo para a abertura da novela Desejo Proibido (2007). Em contrapartida, qualquer tentativa de diluir a carga emotiva das letras pode gerar registro pálido, sem vida, como aconteceu com Gal Costa ao regravar Outra Vez feita em 2001, com suntuoso arranjo orquestral, para um de seus piores álbuns, Gal de Tantos Amores. As duas faixas estão na seleção de Como Vai Você? - coletânea de altos e baixos que vai da abordagem populista de Babado Novo (Amor Perfeito) e Ivete Sangalo (Não Vou Ficar, em dueto desajustado com Samuel Rosa) às leituras classudas de Caetano Veloso (Como 2 e 2, em recente registro ao vivo), Gal Costa (em bom momento na leitura de voz-e-violão de Força Estranha) e Maria Bethânia (no auge da dramaticidade em Um Jeito Estúpido de te Amar). Sem comprometer, mas também sem dar colorido ou toque especial às canções, Daniela Mercury e Vanessa da Mata revisitam Como Vai Você? e Nossa Canção, respectivamente, em gravações feitas em 2000 e em 2003 sob encomenda para trilhas sonoras de novelas da Rede Globo. Como curiosidade, há Vivendo por Viver, música menos conhecida do repertório do Rei, na voz do autor, Márcio Greyck, e em arranjo que persegue o estilo orquestral de Eduardo Lages, maestro de Roberto desde os anos 70. Contudo, apesar de algumas exceções nas vozes de Caetano e Bethânia, geralmente é melhor ouvir este cancioneiro romântico na voz afinada do próprio Roberto Carlos!!

10 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Entre as várias compilações despejadas nas lojas pela Som Livre, com regularidade e sem a menor preocupação com a reunião de informações sobre as gravações apresentadas no disco, chama atenção Como Vai Você? por ser reunião de 14 músicas associadas à voz de Roberto Carlos, mas nos registros de outros cantores. Entoar o repertório romântico do Rei parece fácil, mas não é. É preciso achar o tom exato da emoção para não cair na vala comum do brega - como aconteceu com Tânia Mara no registro de Sonho Lindo feito em 2007 para a abertura da novela Desejo Proibido (2007). Em contrapartida, qualquer tentativa de diluir a carga emotiva das letras pode gerar um registro pálido, sem vida, como aconteceu com Gal Costa ao regravar Outra Vez feita em 2001, com suntuoso arranjo orquestral, para um de seus piores álbuns, Gal de Tantos Amores. As duas faixas estão na seleção de Como Vai Você? - coletânea de altos e baixos que vai da abordagem populista de Babado Novo (Amor Perfeito) e Ivete Sangalo (Não Vou Ficar, em dueto desajustado com Samuel Rosa) às leituras classudas de Caetano Veloso (Como 2 e 2, em recente registro ao vivo), Gal Costa (em bom momento na leitura de voz-e-violão de Força Estranha) e Maria Bethânia (no auge da dramaticidade em Um Jeito Estúpido de te Amar). Sem comprometer, mas também sem dar colorido ou toque especial às canções, Daniela Mercury e Vanessa da Mata revisitam Como Vai Você? e Nossa Canção, respectivamente, em gravações feitas em 2000 e em 2003 sob encomenda para trilhas sonoras de novelas da Rede Globo. Como curiosidade, há Vivendo por Viver, música menos conhecida do repertório do Rei, na voz do autor, Márcio Greyck, e em arranjo que persegue o estilo orquestral de Eduardo Lages, maestro de Roberto desde os anos 70. Contudo, apesar de algumas exceções nas vozes de Caetano e Bethânia, geralmente é melhor ouvir este cancioneiro romântico na voz afinada do próprio Roberto Carlos!!

13 de novembro de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Nossa Mauro:
"Voz afinada de Roberto Carlos" >> fala sério!!!

Qualquer coisa é melhor do que ouvir Roberto cantar. Ótimo compositor, mas péssimo cantor.
Gal cantando "Força Estranha" é imbatível!!!
Bethânia em "Um Jeito Estúpido de te Amar" é foda!
Vanessa e Daniela tb arrasam nas canções escolhidas pro cd.

Enfim...

13 de novembro de 2008 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi a puxada de tapete em Gal, Mauro... Vc tem que criticar ESSE cd e não os outros de outros artistas. Ficou feio e sem propósito!!!

13 de novembro de 2008 às 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o anônimo acima.

13 de novembro de 2008 às 18:48  
Anonymous Anônimo said...

e Simone ficou fora porque? Ela cantando "Amor Perfeito" não tem prá ninguém. Eu acho mesmo que ela é a maior cantora de RC. Bethania tá muito dramática.
Beijo prá voce Mauro
Cleide

13 de novembro de 2008 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

Roberto é a voz do Brasil

13 de novembro de 2008 às 19:53  
Anonymous Anônimo said...

Mauro
Em 2005 a Sony/BMG lançou um álbum semelhante, OS SUCESSOS QUE O REI CANTOU, o qual tem em comum com a nova coletânea da Som Livre a faixa de Daniela Mercury, aliás no meu (humilde) entendimento uma das mais fracas e/ou decepcionantes daquele disco, juntamente com Falando Sério (por Maurício Manieri) e E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só (por Leonardo).
Se eu chegar a comprar esse novo CD, as faixas de C&X, Babado Novo e Ivete Sangalo jamais vão ver a luz do laser, a não ser por alguma falha ou distração minha (apesar de achar que Zeze di Camargo tem uma voz de taquara rachada ele põe nela sua alma com toda honestidade, pelo menos na música presente nesse disco, e isso não posso deixar de admirar).
Força Estranha é do álbum GAL TROPICAL (1979); por falar em Gal Costa, às vezes parece que só eu gosto do seu disco de 2001, GAL DE TANTOS AMORES. Concordo que o começo é morno (aliás com Outra Vez) mas a partir de Folhetim (faixa 5) até Força Estranha (faixa 12) acho belíssimo, impecável...
Estamos aguardando a sua resenha do CD/DVD de Roberto Carlos e Caetano, que parece vai se chamar BOSSA NOVA 2008...

13 de novembro de 2008 às 20:55  
Anonymous Anônimo said...

Todas as últimas gravações da Gal Costa são como o Mauro falou, parece que ela está com medo de cantar, achei o máximo a Marina jogar a Gal de volta na mídia, talvez ela assim acorde e desça desse pedestal de gelo onde Gerald Tomas a colocou.

ADOROOOO a gravação da Vanessa da Matta.

13 de novembro de 2008 às 21:16  
Anonymous Anônimo said...

Roberto é um dos cantores mais afinados da MPB, apesar de brega e chato.

14 de novembro de 2008 às 10:10  
Anonymous Anônimo said...

Gente...Gal se aposentou, ninguém ainda percebeu???? Vamos ter que engolir esse showzinho de voz e violão com o mesmo repertório de 100 anos atrás até ela parar definitivamente. Por enquanto ela tem que garantir o "leitinho" do Gabriel!

14 de novembro de 2008 às 16:00  

Postar um comentário

<< Home