14 de novembro de 2008

9º Grammy Latino consagra pop rock de Juanes

O cantor e compositor Juanes (à direita em foto de Michael Caulfield, da WireImage.com) foi o grande vencedor da nona edição do Grammy Latino. A cerimônia de premiação foi realizada em Houston (EUA) na noite de quinta-feira, 13 de novembro de 2008. Juanes faturou cinco troféus - entre eles, os de Gravação do Ano (Me Enamora), Álbum do Ano (La Vida...Es un Ratico), Canção do Ano (Me Enamora) e Melhor Álbum Vocal Pop Masculino (La Vida... Es un Ratico). Como previsível, Roberta Sá e Diogo Nogueira perderam o Grammy de Revelação do Ano para Kany Garcia, roqueira de Porto Rico. Em contrapartida, o engenheiro Moogie Canazio levou a estatueta de Melhor Álbum em Engenharia de Gravação por Dentro do Mar Tem Rio - Ao Vivo, editado por Maria Bethânia em 2007. Já o violonista Sérgio Assad (do brasileiro Duo Assad) faturou o troféu de Melhor Composição Clássica Contemporânea por Tahhiyya Li Ossoulina. No Brasil, show coletivo no Auditório Ibirapuera (SP) - em que o grupo de Sepultura arriscou bossa nova, Garota de Ipanema, e Paula Toller fez dueto com Sandy em E o Mundo Não se Acabou - festejou a premiação nas categorias exclusivamente brasileiras e culminou com homenagem a Carmen Miranda (1909 - 1955) no qual Daniela Mercury se juntou ao grupo paulista Os Mutantes para recordar O Que É que a Baiana Tem?, o samba de Dorival Caymmi (1914 - 2008) eternamente associado à Pequena Notável.

11 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

O cantor e compositor Juanes (à direita em foto de Michael Caulfield, da WireImage.com) foi o grande vencedor da nona edição do Grammy Latino. A cerimônia de premiação foi realizada em Houston (EUA) na noite de quinta-feira, 13 de novembro de 2008. Juanes faturou cinco troféus - entre eles, os de Gravação do Ano (Me Enamora), Álbum do Ano (La Vida...Es un Ratico), Canção do Ano (Me Enamora) e Melhor Álbum Vocal Pop Masculino (La Vida... Es un Ratico). Como previsível, Roberta Sá e Diogo Nogueira perderam o Grammy de Revelação do Ano para Kany Garcia, roqueira de Porto Rico. Em contrapartida, o engenheiro Moogie Canazio levou a estatueta de Melhor Álbum em Engenharia de Gravação por Dentro do Mar Tem Rio - Ao Vivo, editado por Maria Bethânia em 2007. Já o violonista Sérgio Assad (do brasileiro Duo Assad) faturou o troféu de Melhor Composição Clássica Contemporânea por Tahhiyya Li Ossoulina. No Brasil, show coletivo no Auditório Ibirapuera (SP) - em que o grupo de Sepultura cantou bossa nova, Garota de Ipanema, e Paula Toller fez dueto com Sandy em E o Mundo Não se Acabou - festejou a premiação nas categorias exclusivamente brasileiras e culminou com homenagem a Carmen Miranda (1909 - 1955) no qual Daniela Mercury se juntou ao grupo paulista Os Mutantes para recordar O Que É que a Baiana Tem?, o samba de Dorival Caymmi (1914 - 2008) eternamente associado à Pequena Notável.

14 de novembro de 2008 às 11:23  
Anonymous Anônimo said...

E o que dizer da premiação de melhor álbum de Samba e Pagode? rsrsrsrs
Maravilhoso! Salve ela! Parabéns Rainha Beth! Fez-se justiça com a cantora que mais fez pelo samba nesse país. Salve a Bahia! Salve os gringos!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Compartilho da mesma opinião de que até os gringos tem entendido mais de música do que certos anfitriões brasileiros. Alguns preferem privilegiar a sua turma.

14 de novembro de 2008 às 11:23  
Anonymous Anônimo said...

Daniela e Sandy fizeram um show de desafinação impressionante! Pelo visto a única que não deasafinou foi a Pitty - impossível desafinar quando se grita o tempo todo! :))
Enfim, uma tremenda perda de tempo esse prêmio!

14 de novembro de 2008 às 12:25  
Anonymous Anônimo said...

E o que falar da transmissão da Band.. caótica... as Gouvão lendo prêmio errado... sem comentários.. mas valeu a pena ver o show de pernas da Paula Toller e a voz maravilhosa dessa abelha rainha.

14 de novembro de 2008 às 16:06  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns a Beth Carvalho pelo seu primeiro Grammy Latino. A concorrencia era pesada ...

Em ano anteriores ganharam na mesma categoria : Zeca Pagodinho ( 4 vezes ), Marisa Monte, Alcione e Martinho da Vila. Além do album " Para Caymmi. De Nana, Dori e Danilo " em 2004.

Faltava mesmo o (merecido ) da Beth Carvalho !!

14 de novembro de 2008 às 18:17  
Anonymous Anônimo said...

O site oficial anuncia que a vitória é de Paulinho da Viola ...
Estranho !

14 de novembro de 2008 às 18:23  
Anonymous Anônimo said...

Com mais de 60 anos de carreira, As Galvão, dupla sertaneja formada pelas irmãs Mary e Marilene, foram convidadas a apresentar um dos prêmios do Grammy Latino, na noite de quinta-feira (13), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Mas, ninguém esperava que elas fossem dar um show a parte e protagonizassem o momento mais divertido da cerimônia.

A dupla entrou no palco para apresentar o prêmio de Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras, e seguiu lendo o script como manda uma cerimônia desse tipo.

Marilene começou lendo mas, na hora de Mary fazer sua parte, ela não conseguia enxergar o que estava escrito no teleprompter (visor que mostra o texto). Foi então que Marilene soltou a frase:

“Coloca os óculos, bem”, causando risos na platéia.

Após apresentarem os candidatos, Marilene ficou responsável por abrir o envelope com o nome do vencedor. Mas, ela disse que estava nervosa e era difícil abrir. Nessa hora, a irmã mais velha não perdeu a chance de se vingar: “Enfia o dedo, bem”, disse ela, para delírio dos presentes, que gargalharam empolgadamente.

Mas, como se isso não fosse o suficiente, as divertidíssimas cantoras receberam o envelope errado da produção e acabaram anunciando Seu Jorge como o vencedor, em uma categoria em que não estava concorrendo.

Claro, a platéia veio abaixo, com risos e muitas palmas para as duas senhoras que são uma verdadeira instituição da música regional brasileira.

Elas mesmas perceberam o erro e anunciaram os verdadeiros vencedores, a dupla Chitãozinho e Xororó.

“Uma salva de palmas para As Galvão, que salvaram o Grammy”, pediu, rindo, o apresentador Marcelo Tas, na saída aplaudidíssima da dupla que, definitivamente, protagonizou o momento mais divertido da festa.

14 de novembro de 2008 às 18:44  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Por favor verifique esse problema. Tem um blog (fonte da uol) dizendo que houve um lapso da produção. A Band e os organizadores do Grammy tiraram o corpo fora! Seria culpa de quem? Do envelope? Pelo amor de Deus! Dizer que o prêmio foi dividido entre Paulinho e Maria Rita! Outros dizem que o vencedor foi somente Paulinho! E aparecer um envelope que foi lido por D2 e Nelson Sargento com o nome da Beth?! Muito amadorismo!
Beth, vá se benzer! Isso é fruto do olho grande pelo seu MARAVILHOSO trabalho com os sambas da Bahia.
Abs a você e Diogo,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Na transmissão quando anunciaram o nome da Beth apareceu um vídeo com o nome do Paulinho. Dá para os dois até porque ambos merecem! Maria Rita também!

15 de novembro de 2008 às 12:03  
Blogger Philipe Daniel said...

Nossa Mauro, admiro muito seu blog, mas cara, como vc ignora a musica gospel ne! A Cantora Gospel Soraya Moraes ganhou nada menos do que 3 categorias do Grammy Latino, e vc nem, comenta o feito!!

15 de novembro de 2008 às 13:45  
Anonymous Anônimo said...

Afinal, quem ganhou o prêmio de melhor DVD de samba? A Beth?

15 de novembro de 2008 às 16:42  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro Marcelo,

O prêmio foi mesmo para Paulinho da Viola ( " Acustico MTV " ) e Maria Rita ( " Samba Meu " ). Houve empate!

Não vou discutir o resultado. Vou lamentar o equivoco ( amadorismo ? ). A Band não teve culpa, afinal o envelope vem lacrado de Houston ...

15 de novembro de 2008 às 20:17  

Postar um comentário

<< Home