19 de outubro de 2008

Nas lojas, a terceira edição do DVD de Sandra...

Cinco anos depois de fazer o primeiro e único registro de show de Sandra de Sá, em outubro de 2003, a Universal Music põe nas lojas o DVD com a versão integral do espetáculo. O DVD Sandra de Sá ao Vivo - Música Preta Brasileira tem histórico conturbado. Na época do registro, um (já superado) desentendimento entre as gravadoras e a editora de músicas EMI Publishing, sobre direitos autorais de fonogramas incluídos em DVD, inviabilizou a edição integral do show em vídeo pelo fato de o repertório trazer muitas músicas de Michael Sullivan e Carlos Colla, compositores ligados à editora da EMI. A saída foi picotar o show para edição, em 2004, na caixa intitulada Soul Brazuca. Mais tarde, quando a pendenga entre gravadoras e a editora da EMI foi resolvida, a Universal Music lançou o DVD nas bancas em parceria com um jornal carioca. Nessa segunda edição, lançada com tiragem inicial de 50 mil cópias, o DVD apresentava 19 dos 20 números do show, tendo excluído somente a música Vale Tudo (Tim Maia). Havia também um making of, suprimido na terceira e atual edição, ora nas lojas com tiragem inicial de duas mil cópias e sem qualquer referência ao canal de TV Multishow, parceiro da Universal Music na gravação do show, feita no Rio de Janeiro (RJ).
A propósito, o primeiro registro ao vivo de Sandra de Sá foi atribulado antes mesmo do problema dos direitos autorais. A idéia comprada pelo canal Multishow foi o projeto Música Preta Brasileira, em que a cantora faria um passeio histórico pelo cancioneiro black nacional. Entretanto, a Universal Music logo desvirtuou tal conceito ao pedir a Sandra que inserisse no roteiro os sucessos mais populares da artista, como Solidão e Retratos e Canções, incondizentes com a idéia inicial, mas justificados pelo fato de se tratar do primeiro disco ao vivo de Sandra de Sá. Contudo, a indefinição do caráter conceitual do projeto fez com que sua repercussão fosse reduzida tanto entre o público black como entre os fãs que curtiam Sandra de Sá por conta de baladas como Bye Bye Tristeza, gravadas quando a artista estava na BMG.
Com todas as atribulações e com toda a irregularidade do repertório, Sandra de Sá ao Vivo - Música Preta Brasileira é um dos grandes momentos da discografia da cantora pelas interpretações arrasadoras de músicas como As Dores do Mundo (Hyldon). A produção de Paul Ralphes embalou hits como Sozinha com arranjos elegantes. E somente o trio formado por Sandra de Sá com Alcione e Luciana Mello para exaltar a negritude em Black Is Beautiful (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) já vale uma ida à loja para adquirir a terceira edição do espetáculo em DVD. É show!

11 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Cinco anos depois de fazer o primeiro e único registro de show de Sandra de Sá, em outubro de 2003, a Universal Music põe nas lojas o DVD com a versão integral do espetáculo. O DVD Sandra de Sá ao Vivo - Música Preta Brasileira tem histórico conturbado. Na época do registro, um (já superado) desentendimento entre as gravadoras e a editora de músicas EMI Publishing, sobre direitos autorais de fonogramas incluídos em DVD, inviabilizou a edição integral do show em vídeo pelo fato de o repertório trazer muitas músicas de Michael Sullivan e Carlos Colla, compositores ligados à editora da EMI. A saída foi picotar o show para edição, em 2004, na caixa intitulada Soul Brazuca. Mais tarde, quando a pendenga entre gravadoras e a editora da EMI foi resolvida, a Universal Music lançou o DVD nas bancas em parceria com um matutino carioca. Nesta segunda edição, lançada com tiragem inicial de 50 mil cópias, o DVD apresentava 19 dos 20 números do show, tendo excluído somente a música Vale Tudo (Tim Maia). Havia também um making of, suprimido na terceira e atual edição, ora nas lojas com tiragem inicial de duas mil cópias e sem qualquer referência ao canal de TV Multishow, parceiro da Universal Music na gravação do show, feita no Rio de Janeiro (RJ).
A propósito, o primeiro registro ao vivo de Sandra de Sá foi atribulado antes mesmo do problema dos direitos autorais. A idéia comprada pelo canal Multishow foi o projeto Música Preta Brasileira, em que a cantora faria um passeio histórico pelo cancioneiro black nacional. Contudo, a Universal Music desvirtuou tal conceito ao pedir a Sandra que inserisse no roteiro os sucessos mais populares da artista, como Solidão e Retratos e Canções, incondizentes com a idéia inicial, mas justificados pelo fato de se tratar do primeiro disco ao vivo de Sandra de Sá. Contudo, a indefinição do caráter conceitual do projeto fez com que sua repercussão fosse reduzida tanto entre o público black como entre os fãs que curtiam Sandra de Sá por conta de baladas como Bye Bye Tristeza, gravadas quando a artista estava na BMG.
Com todas as atribulações e com toda a irregularidade do repertório, Sandra de Sá ao Vivo - Música Preta Brasileira é um dos grandes momentos da discografia da cantora pelas interpretações arrasadoras de músicas como As Dores do Mundo (Hyldon). A produção de Paul Ralphes embalou hits como Sozinha com arranjos elegantes. E somente o trio formado por Sandra de Sá com Alcione e Luciana Mello para exaltar a negritude em Black Is Beautiful (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) já vale uma ida à loja para adquirir a terceira edição do espetáculo em DVD. É show!

19 de outubro de 2008 às 13:54  
Anonymous Anônimo said...

torço para que editem em cd os primeiros discos da Sandra, que acho que só foram editados em LP

19 de outubro de 2008 às 18:46  
Anonymous Anônimo said...

Torço para que ela lance o novo CD (logo).

19 de outubro de 2008 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Sandra! Tenho vários discos dela, vi uns trechos desse show e achei massa.

Aguardando ansioso pelo próximo disco dela.

19 de outubro de 2008 às 20:44  
Anonymous Anônimo said...

MAURO : QUAL É O REPERTORIO DESTE DVD ENTÃO ? vc pode passar o set list ? edu - abc

20 de outubro de 2008 às 00:14  
Anonymous Anônimo said...

Boa pergunta e bem que poderia rolar uma resenha né ?

20 de outubro de 2008 às 13:39  
Anonymous Anônimo said...

Sandra estragou sua voz do jeito que canta de uns tempos pra cá. Só sabe gritar ao invés de cantar com suavidade e suingue. E essa estória dela TODA hora ficar falando de música PRETA brasileira acho de um preconceito absurdo a toda prova. Queria ver se alguém levantasse a bandeira de música de branco, se não vinha umas 50 figuras dizendo que era preconceito racial contra os negros...

20 de outubro de 2008 às 15:36  
Anonymous Anônimo said...

É a maior !

20 de outubro de 2008 às 18:02  
Anonymous Anônimo said...

Bem, foi com " Sandra de Sá ao Vivo - Música Preta Brasileira " que virei um grande fã dessa flamenguista!

Nesse DVD Sandra prova o poder que sua voz tem. É impressionante suas interpretações para NADA MAIS e BLACK IS BEATIFUL, por exemplo. Sem falar nos registros de AS DORES DO MUNDO e no dueto com Toni Garrido em NÃO VÁ. Show !!

Ela precisa lançar - urgentemente - seu novo album, feito a mão e sem as pressões das grandes gravadoras.

PS > Nem sei se isso funciona muito na prática pois Elba Ramalho não emplacou com seu último, feito igual calma ...


Força Sandrinha !
caxias.diogo@bol.com.br

21 de outubro de 2008 às 08:45  
Anonymous Anônimo said...

Além da linda voz, Sandra canta muito, mas peca ao gritar tanto; Black is beatiful é a faixa que ela mais grita, tornando-se até desagradável ouvir.

22 de outubro de 2008 às 13:16  
Anonymous Anônimo said...

" somente o trio formado por Sandra de Sá com Alcione e Luciana Mello para exaltar a negritude em Black Is Beautiful (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) já vale uma ida à loja para adquirir a terceira edição do espetáculo em DVD. É show!"


Concordo com o Mauro e olha que nem chega aos pés da versão de Elis Regina ... Isso aumenta meu amor por Elis !

22 de outubro de 2008 às 17:38  

Postar um comentário

<< Home