16 de setembro de 2008

Mentor do Cidade Negra, Da Gama deixa grupo

Cinco meses depois de Toni Garrido ter largado o Cidade Negra em clima tenso, em abril de 2008, chegou a vez do guitarrista Da Gama sair do grupo do qual é mentor e fundador. No seu site oficial, o artista postou um texto no qual expõe de forma vaga as razões de sua debandada. Da Gama foi o criador, nos anos 80, da banda Lumiar, que veio a ser o Cidade Negra. Contudo, desde meados do ano, ele já vinha cuidando de seu primeiro disco solo, Violas e Canções, em que apresenta inéditos temas autorais como Ciranda (parceria com Marcos Valle) e Amor Proibido. Eis o texto no qual Da Gama divaga sobre sua saída do Cidade Negra, agora com futuro incerto:

"Entendemos que a vida passa por diversas etapas e dentro delas existem caminhos que precisam ser seguidos e com eles decisões tomadas que refletem o melhor para cada um dentro das suas expectativas pessoais e profissionais. Logicamente, sabemos que o Cidade Negra tem uma trajetória de 20 anos de sucesso e com a benção de JAH fui agraciado com a felicidade de convidar Lazão, Bino e Rás Bernardo, meus vizinhos de bairro, para compor o Lumiar que tornou-se Cidade Negra. Bem como sempre fui fiel aos interesses da banda e à manutenção de um excelente trabalho com qualidade que enchesse os corações das pessoas de sentimentos positivos ao longo desses anos. Saibam que continuo da mesma forma, como há 20 anos com o pensamento e o ideal de transmitir a alegria, a positividade e o comprometimento social através da minha arte, pois esses sempre foram os meus principais objetivos demonstrados através das minhas atitudes, além da simples diversão que a música traz.Vocês perceberão que será uma nova maneira que possibilitará a minha realização artística e profissional numa nova etapa de vida com muita paz e amor e esperando trazer realizações para todos nós. Desde JAH, agradeço o carinho de todos os fãs e amigos, a benção de Nosso Pai e conto com vocês nessa nova cruzada profissional. Abraços a todos e continuamos juntos, AXÉ!!!”. Da Gama.

9 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Cinco meses de Toni Garrido sair do grupo Cidade Negra em clima tenso, em abril de 2008, chegou a vez de Da Gama deixar o quarteto do qual é mentor e fundador. Em seu site oficial, o artista postou um texto no qual expõe de forma bem vaga as razões de sua debandada. Da Gama foi o criador, nos anos 80, do grupo Lumiar, que veio a ser o Cidade Negra. Contudo, desde meados do ano, ele já vinha cuidando de seu primeiro disco solo, Violas e Canções, em que apresenta inéditos temas autorais como Ciranda (parceria com Marcos Valle) e Amor Proibido. Eis o texto no qual Da Gama divaga sobre sua saída do Cidade Negra, agora com futuro incerto:


"Entendemos que a vida passa por diversas etapas e dentro delas existem caminhos que precisam ser seguidos e com eles decisões tomadas que refletem o melhor para cada um dentro das suas expectativas pessoais e profissionais. Logicamente, sabemos que o Cidade Negra tem uma trajetória de 20 anos de sucesso e com a benção de JAH fui agraciado com a felicidade de convidar Lazão, Bino e Rás Bernardo, meus vizinhos de bairro, para compor o Lumiar que tornou-se Cidade Negra. Bem como, sempre fui fiel aos interesses da banda e à manutenção de um excelente trabalho com qualidade que enchesse os corações das pessoas de sentimentos positivos ao longo desses anos. Saibam que continuo da mesma forma, como há 20 anos com o pensamento e o ideal de transmitir a alegria, a positividade e o comprometimento social através da minha arte, pois esses sempre foram os meus principais objetivos demonstrados através das minhas atitudes, além da simples diversão que a música traz.Vocês perceberão que será uma nova maneira que possibilitará a minha realização artística e profissional numa nova etapa de vida com muita paz e amor e esperando trazer realizações para todos nós. Desde JAH, agradeço o carinho de todos os fãs e amigos, a benção de Nosso Pai e conto com vocês nessa nova cruzada profissional. Abraços a todos e continuamos juntos, AXÉ!!!”. Da Gama.

16 de setembro de 2008 às 10:44  
Anonymous Anônimo said...

O Cidade Negra já começou a apresentar sintomas de perda de força nos trabalhos sucessores a "O Erê", quando o som do grupo começou a ficar mais POP. E a sequência de regravações também ajudou a minar a ideologia do grupo. E sem o carisma do Tony Garrido é mais difícil ainda continuar a ser o Cidade Negra.

16 de setembro de 2008 às 11:50  
Anonymous Anônimo said...

Hmmm... estas defecções estão começando a cheirar a fim de festa para o CN.

Felipe dos Santos Souza

16 de setembro de 2008 às 16:10  
Anonymous Anônimo said...

Acho que agora Cidade Negra volta a sua melhor forma,pois em uma banda de reggae , cantor e o guitarrista querendo gravar MPB...fizeram o certo,cada um com seu projeto solo-mpb e cidade negra com seu velho e bom reggae.
A MPB ganhou dois representantes :Toni Garrido E Da Gama e o reggae resgatou Cidade Negra.
Viva a música brasileira

16 de setembro de 2008 às 17:41  
Anonymous Anônimo said...

Jah vai tarde.

Presidente.

16 de setembro de 2008 às 21:27  
Anonymous Anônimo said...

Notícia não é ruin!! O Da Gama nunca acrescentou nada no cidade negra!!!
Mauro, gostaria de saber se é real esse boato que o cidade negra está sem gravadora novamente, ou seja, que tenha saído da emi music!! Procurei no site da gravadora e já não encontra-se mais o nome da banda na lista dos artistas contratados pela gravadora!!
Obrigado!

18 de setembro de 2008 às 10:23  
Anonymous Anônimo said...

O cidade Negra teve um grande vocalista, que foi Toni Garrido.Que j� est� sendo bem representado por Alexandre Massau, nos vacais do cidade negra.
Quanto a saida do Dagama n�o ir� fazer falta, pois ele s� fazia figura�o.
A banda foi fundada pelos 4 integrantes que eram: Ras bernardo,Bino Farias,Lazao e Dagama.E o nome Cidade Negra quem nomiou foi Bino farias, para exclarecimento de todos.
A banda continua a todo vapor, com lan�amento previsto para o final do ano.
Jah est� com eles sempre...

18 de setembro de 2008 às 15:52  
Anonymous Anônimo said...

conserteza outra grande perda.
Da gama uns dos fundadores da banda
e grande guitarrista,acho q o CN jamais será o mesmo sem ele, e o toni, eu como fã fico triste ao ver essa fantastica acabando aos poucos... mais o CN ficara na historia com seus grandes sucessos e grandes discos.
lamentavel oq acontece com o CN.

19 de setembro de 2008 às 16:58  
Anonymous Márcia Moraes said...

Da Gama é TDB, maravilhoso, assim como os outros componentes tb, mas por ter sido um dos fundadores mereçe todo nosso respeito.

Boa sorte pra ele, e parabéns a música brasileira!!!!!

10 de maio de 2009 às 19:59  

Postar um comentário

<< Home