13 de setembro de 2008

Matança e perdão no CD de Margareth Menezes

Música de Jatobá, gravada por Xangai em 1982 no LP Qué qui Tu Tem Canário?, Matança é uma das curiosidades do disco que Margareth Menezes vai lançar no fim deste mês de setembro de 2008. No CD Naturalmente, produzido por Mazzola para a MZA Music, a cantora (à esquerda em foto de Washington Possato) grava também O Perdão, parceria de J. Veloso com Roberto Mendes. Distante do festivo universo da axé music, o fino repertório inclui músicas de Chico César (Por que Você Não Vem Morar Comigo?), Gilberto Gil (Mulher de Coronel, em dueto com o autor), Luiz Ramalho (Foi Deus Quem Vez Você) e Nando Reis (Os Cegos do Castelo, faixa escolhida para puxar o disco). Há inédita de Marisa Monte (Gente, com Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes) e samba popularizado na voz de Jorge Aragão (Abuso de Poder, de Marquinhos PQD e Carlito Cavalcante). O álbum reúne 11 músicas.

30 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Música de Jatobá, gravada por Xangai em 1982 no LP Qué qui Tu Tem Canário?, Matança é uma das curiosidades do disco que Margareth Menezes vai lançar no fim deste mês de setembro de 2008. No CD Naturalmente, produzido por Mazzola para a MZA Music, a cantora (à esquerda em foto de Washington Possato) grava também O Perdão, parceria de J. Veloso com Roberto Mendes. Distante do festivo universo da axé music, o repertório inclui músicas de Chico César (Por que Você Não Vem Morar Comigo?), Gilberto Gil (Mulher de Coronel, em dueto com o autor), Luiz Ramalho (Foi Deus Quem Vez Você) e Nando Reis (Os Cegos do Castelo, faixa escolhida para puxar o disco). Há também inédita de Marisa Monte (com Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes) e samba popularizado na voz de Jorge Aragão (Abuso de Poder, de Marquinhos PQD e Carlito Cavalcante). O trabalho já está finalizado.

13 de setembro de 2008 às 11:54  
Anonymous Anônimo said...

Não consigo entender essa opção de repertório de Margareth, o último que ela tentou essa mudança já não funcionou, terá que ter muita qualidade, para esta altura do campeonato, emplacar.

13 de setembro de 2008 às 13:13  
Anonymous Anônimo said...

Me faz lembrar o Netinho da Bahia que tentou um CD todo pop, não vendeu, e voltou para o Axé fazendo um Cd bem mais legal. Acho que Maga deveria apostar em suas raízes de AfroSambas e SambaReggaes onde ela tem uma força incrível. Mas vamos ouvir primeiro né ? Tomara que seja um discão.

Edu - abc

13 de setembro de 2008 às 13:27  
Anonymous Anônimo said...

a escolha do repertório tá ótima. Maga é uma grande cantora. Pena que a maioria dos brasileiros seja preconceituoso e ache que quem faz um tipo de som, tem que ficar naquilo pro resto da vida.

13 de setembro de 2008 às 18:19  
Anonymous Anônimo said...

Não vai vender pros fãs de axé e nem pra outra turma.

14 de setembro de 2008 às 11:33  
Anonymous Anônimo said...

Ô gente ! Criticar o cd antes de ouvir não dá !!!

14 de setembro de 2008 às 12:06  
Anonymous Anônimo said...

Xangai seria uma ótima opção se Margareth não tivesse escolhido a música mais chata do repertório dele.

Mais uma vez: A voz de Margareth NÃO CASA COM MÚSICA POP. Ela tem uma voz muito agreste. Será que essa mulher não ouviu Clementina, Mariene de Castro, Teresa Cristina, Margareth é uma súper negra com uma voz maravilhosa que quer ser branquela e novaiorquina como Marisa Monte.

14 de setembro de 2008 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, é verdade que a MZA também vai lançar o próximo CD de Elba, comemorativo dos 30 anos de carreira?

14 de setembro de 2008 às 14:51  
Anonymous Anônimo said...

Pelo visto vocês não conhecem a discografia de Margareth!!!!
Se conhecessem,veriam que ela nunca esteve presa à Axé music.
A verdade é que Margareth sempre grava o que gosta e o que quer.

15 de setembro de 2008 às 00:01  
Anonymous Anônimo said...

Mto cheio de curiosidades!

A cada nome de canção gravada, a minha está indo embora completamente....

15 de setembro de 2008 às 07:16  
Anonymous Anônimo said...

Quem quer ser " branquela e novaiorquina como Marisa Monte " é a Daniela Mercury. Busca o caminho mais dificil, grava com quem quer e se impõe no mercado com uma personalidade forte !!

15 de setembro de 2008 às 08:55  
Anonymous Anônimo said...

A diferença entre o tipo de voz de Margareth menezes e Daniela Mercury é gritante. Daniela Mercury, se quizer, pode ser branquela e novaiorquina.

15 de setembro de 2008 às 09:17  
Anonymous Anônimo said...

Daniela busca realmente caminhos mais difíceis. Ela e Margareth fazem a diferença no meio da banalização q caracteriza o axé hoje em dia.
Mas Daniela quer ser branquela e novaiorquina???Poucas cantoras têm, como ela, tantas referências à cultura negra no repertório e no estilo de apresentação. Samba-reggae, samba de roda, capoeira, os tambores dos blocos afro-baianos... Essa é a base do trabalho da Daniela. Mas ela não faz disso a sua única referência, e busca vôos mais amplos, da MPB tradicional à música eletrônica.

15 de setembro de 2008 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Daniela é a Marisa Monte da axé e pronto! mas pelo jeito a Margareth quer ser também ... pior é ver Ivete e Claudia Leitte regravando canções de Marisa Monte!

É pra acabar mesmo ...

15 de setembro de 2008 às 11:43  
Anonymous Anônimo said...

"Daniela é a Marisa Monte da axé"

Quem diz isso só deve conhecer o trabalho dela superficialmente.

15 de setembro de 2008 às 12:39  
Anonymous Anônimo said...

Maga está que nem a Paula Toller - inventando muito pra esse cd - e quando sair vai receber um ou dois elogios, vai ter uma música nas rádios que logo depois perderá o fôlego ... ingenua

15 de setembro de 2008 às 14:40  
Anonymous Anônimo said...

O próximo cd da Margareth vai ser AXÉ puro... Esperem!!! Quanto a Daniela Mercury, ela tem seu público cativo. Não é grande cantora, limitada, mas foi além do axé, apesar de não ter se dado muito bem em mais nenhuma praia.

15 de setembro de 2008 às 19:14  
Anonymous Anônimo said...

Daniela não se deu muito bem em mais nenhuma praia?
Pelo menos três grandes sucessos da carreira dela (inclusive executadíssimos nas rádios), não têm nada de axé: "À Primeira Vista", "Como Vai Você" e "Mutante".
Imagina se tivesse se dado bem...

16 de setembro de 2008 às 09:59  
Anonymous Anônimo said...

Sucessos feitos a base do jabá caro Léo. Todas românticas pra embalar casais em novelas globais. Ivete e Daniela são filhas do AXÉ e deveriam ficar nessa praia sempre.

16 de setembro de 2008 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 10:52, hoje em dia qualquer sucesso acontece assim. O jabá não é recurso exclusivo da Daniela. Mas dizer q ela não se deu bem fora do axé é ilógico.
Concordo q ela deve ficar no axé. Mas sem deixar de se aventurar por outras praias paralelamente. Isso, entre outras coisas, é q faz a diferenca e não a torna simplesmente mais uma cantora de axé dentre tantas.
Ivete não têm fôlego nem técnica pra cantar axé, como Daniela. Sempre joga a maior parte da música para o público, enquanto recupera o ar entre um verso e outro. Mas para o público q pula junto com ela, isso não têm a menor importância. É por essas e outras q Daniela faz diferença.

16 de setembro de 2008 às 11:17  
Anonymous Anônimo said...

2:51, eu também tô sabendo desse novo album da Elba pela MZA Music em comemoração ao 30 anos de carreira. Apesar de bom, QUAL O ASSUNTO QUE MAIS LHE INTERESSA ? foi um cd que não botou Elba de volta a ribalta ... assim como esse da Margareth, afastou Elba do festivo som (dos xotes,frevos e forrós, no caso dela). Vamos aguardar o resultado do Grammy Latino!


Mauro, posso estar enganado mas a musica composta por Arnaldo, Marisa e Pepeu chama-se GENTE e você mesmo postou o nome da canção do extinto blog No Estúdio.

16 de setembro de 2008 às 13:51  
Anonymous Anônimo said...

Ivete tem mais fôlego pro AXé do q a Daniela Mercury. E ir além do axé pra elas é morte certa. Vide o marasmo que a carreira de Daniela vive nos dias atuais. Elas brilham em cima de trios na época de carnaval. De onde nunca deveriam ter saído. Se formos falar em timbre, fico com o de Ivete, é mais quente e sensual.

16 de setembro de 2008 às 13:57  
Anonymous Anônimo said...

Carreira da Daniela no "marasmo" pra quem acha q ela tem q vender eternamente 1 milhão de cópias e ficar sempre em primeiro lugar nas paradas de sucessos. Daniela já ultrapassou esse estágio há anos. Já tem seu público formado, e seu lugar marcado. Pode se dar ao luxo de gravar o q quer, e sofisticar seu trabalho, sem a obrigação de agradar ao "povão" q não quer nada mais do q sair do chão. Vamos ver se Ivete chega a esse nível algum dia.

16 de setembro de 2008 às 15:53  
Anonymous Anônimo said...

Tudo bem,mas o tópico é sobre Margareth,que,aliás,canta melhor que Ivete e Daniela juntas!!!!!!!

Não gosto dos gritos de Ivete e muito menos dos miados de Daniela.
Prefiro o vozeirão caloroso de Maga.


Aguardando ansioso pelo CD.........

16 de setembro de 2008 às 22:13  
Anonymous Anônimo said...

Margareth dá um banho de voz na Daniela. Que geme, se torce e tenta alcançar notas que , pelo menos, nessa encarnação, não vai conseguir alcançar!!! Que venha o cd de Maga!!!

17 de setembro de 2008 às 08:56  
Anonymous Anônimo said...

Diogo, Elba lançou um cd depois de anos sem gravar,nem lançou o dvd - com participação de Margareth Menezes,inclusive e já lasca mais um album? Sério isso ??

17 de setembro de 2008 às 10:53  
Anonymous Anônimo said...

10:53, eu também me espantei com o anuncio desse novo album da Elba Ramalho.

No inicio de 2007 até rolava uma disputa na familia e entre amigos pra advinhar quem lançaria primeiro seu respectivo album, ela ou a Sandra de Sá.

Pois Elba já lançou o dela há exato 1 ano e já anuncia um outro. Sandra nem dá sinal nas entrevistas de quando lançará ...

17 de setembro de 2008 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

Tanto Elba qto Sandra tinham q lançar algo que surpreendesse o público. Elba tinha q sair dessa chatice de forró e músicas nordestinas pra largar sua voz em outras praias e Sandrá reaprender a cantar sem gritar e cantar um repertório totalmente novo, talvez se ouvissem mais Tom Jobim, Edu Lobo e outros dessa linha elas poderiam gravar cds surpreendentes e de qualidade.

17 de setembro de 2008 às 23:11  
Anonymous Anônimo said...

Poxa, que povo é esse?

Gente as pessoas são livres pra fazer o que bem entendem e o que gosta de fazer, acho MASSA o trabalho da Maga, e adoro quando ela lança CD's desse gênero, romântica, com uma voz inconfundível.

Ótima cantora, parabéns Maga, ouvir a música Os Cegos do Castelo, muito boa em sua voz.

Concerteza irei gostar desse Cd como eu gostei tanto do Pra Você.

Sucesso

19 de setembro de 2008 às 08:30  
Blogger Victor said...

Sei que se não fosse Daniela Mercury, o axé não seria conhecido no Brasil e no mundo. Só que ela é mais que tudo isto (graças a Deus) e ousa a cada trabalho. Isto nada tem de marasmo!!
Margareth Menezes também não se prende aos maneirismos da eterna repetição pra tentar agradar aqueles de gosto testado.
Gente, por favor: inovação sempre!
Ah, Ivete Sangalo também é esperta e talentosa...

17 de novembro de 2008 às 23:05  

Postar um comentário

<< Home