2 de setembro de 2008

Julieta embala bem seu pop mexicano na MTV

Resenha de CD
Título: Julieta Venegas
MTV Unplugged
Artista: Julieta Venegas
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * * *

Cantora e compositora que faz bom mix de pop com os ritmos regionais do México, o país onde se criou, Julieta Venegas recicla e embala muito bem sua obra no formato acústico da MTV em CD (já disponível no mercado brasileiro) e em DVD (em breve nas lojas) produzidos pela própria artista ao lado do maestro e violoncelista brasileiro Jacques Morelenbaum. A boa presença de Morelenbaum - que também toca violoncelo em Cómo Sé - não é a única referência do Brasil. Cantando em português, Marisa Monte faz dueto com a colega em Ilusión, a mais inspirada das quatro inéditas autorais lançadas por Julieta no seu luxuoso Unplugged MTV. Somente este dueto bilingüe de Venegas e Marisa já vale o disco. Contudo, a faixa eleita para promover o projeto é também a inédita El Presente, de textura regional. A mesma tinta mexicana que também tinge uma outra novidade do repertório, Algún Día, gravada com o banjo e os vocais (quase imperceptíveis e somente no refrão) de Gustavo Santaolalla, líder do Bajofondo Tango Club. E por falar em convidados, La Mala Rodrigues dá tom de hip hop à canção Eres para mi. Enfim, um belo acústico que, para ouvidos nacionais, vai funcionar como porta de entrada para a obra (ainda desconhecida no Brasil) de Julieta Venegas. E ainda traz a voz de Marisa Monte (num dos mais lindos momentos de sua discografia).

15 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Cantora e compositora que faz bom mix de pop com ritmos regionais do seu país natal, um tal de México, Julieta Venegas recicla e embala muito bem sua obra no formato acústico da MTV em CD (já disponível no mercado brasileiro) e em DVD (em breve nas lojas) produzidos pela própria artista ao lado do maestro e violoncelista brasileiro Jacques Morelenbaum. A boa presença de Morelenbaum - que também toca violoncelo em Cómo Sé - não é a única referência do Brasil. Cantando em português, Marisa Monte faz dueto com Venegas em Ilusión, a mais bela das quatro inéditas autorais lançadas por Venegas neste seu elegante Unplugged MTV. Somente o dueto bilingüe de Venegas e Marisa já vale o disco. Contudo, a faixa eleita para promover o projeto é também a inédita El Presente, de textura regional. A mesma tinta mexicana que também tinge uma outra novidade do repertório, Algún Día, gravada com o banjo e os vocais (quase imperceptíveis e somente no refrão) de Gustavo Santaolalla, líder do Bajofondo Tango Club. E por falar em convidados, La Mala Rodrigues dá tom de hip hop à canção Eres para mi. Enfim, um belo acústico que, para ouvidos nacionais, vai funcionar como porta de entrada para a obra (ainda desconhecida no Brasil) de Julieta Venegas. E ainda traz a voz de Marisa Monte (num dos mais lindos momentos de sua discografia).

2 de setembro de 2008 às 16:51  
Anonymous Anônimo said...

... só que Julieta Venegas é americana!

2 de setembro de 2008 às 17:50  
Anonymous Anônimo said...

O pop até pode ser mexicano mas a cantora não é, vê se que ela ainda é desconhecida por aqui mesmo ...

2 de setembro de 2008 às 17:52  
Blogger Mauro Ferreira said...

Obrigado aos dois atentos anônimos por me avisar do erro, já corrigido. Anyway, Julieta foi criada no México, embora de fato tenha nascido nos Estados Unidos.

2 de setembro de 2008 às 18:02  
Blogger Márcio said...

O Brasil ainda permanece muito fechado para os sons da América Latina. Que eu saiba, o único grupo/artista mexicano com alguma popularidade por aqui é o Maná (não estou considerando o fenômeno infanto-juvenil RBD). Vi Julieta Venegas no "Altas Horas" e gostei da música que ela faz. Vou ficar de olho nesse CD.

2 de setembro de 2008 às 19:01  
Blogger Unknown said...

Sua a apresentação no "Altas Horas", foi muito boa. Para meus ouvidos "latinos" acostumados com apenas com Maná, foi muito Bom conhecê-la. Gostei!!!

2 de setembro de 2008 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Conheço algumas coisas dela, é um trabalho lindo, ainda num ouvi esse acústico, mas ela é muito competente, tomara que ganhe mais espaço por aqui!

2 de setembro de 2008 às 20:05  
Anonymous Anônimo said...

engraçado como as pessoas se escondem para criticar alguma coisa, mesmo que esta não tenha a menor importância para o foco do que se está discutindo.

2 de setembro de 2008 às 20:37  
Anonymous Anônimo said...

Mas independente se é mexicana ou americana, o CD tá lindo e bola dentro, Mauro: o dueto com Marisa Monte é das coisas mais lindas que ouvi ultimamente.

2 de setembro de 2008 às 21:45  
Anonymous Anônimo said...

Estava aguardando essa resenha Mauro ...

Antes mesmo de Julieta pintar por aqui no ACUSTICO MTV do Lenine, eu já conhecia o trabalho dela. Sou um fã da rica musica feita na America Latina.

Sobre o dueto com Marisa em " Ilusion " não há nada que se reparar.S ó elogios! Não ouvi todo o cd e dvd mas pretendo sim !


Sucesso a Julieta no Brasil
Um abraço a todos
Diogo Santos

3 de setembro de 2008 às 08:41  
Anonymous Anônimo said...

As indicações ao Grammy Latino serão anunciadas na próxima quarta feira ( 10 de setembro )e a cerimônia será transmitida em 13 de novembro. Direto de Houston(USA)

3 de setembro de 2008 às 09:30  
Blogger Unknown said...

Por quê um show apenas, e apenas em SP? Tô deprimida até hoje por não ter ido. Até quando toca Pa Bailar na abertura da novela eu fico deprimida (quem não conhece, corra atrás da versão com o vocal de Julieta)

4 de setembro de 2008 às 13:49  
Anonymous Anônimo said...

De fato, Mauro, esse dueto de Julieta com Marisa ficou simplesmente divino. É uma das coisas mais lindas dos últimos tempos. É um belo convite à obra de Julieta. E Marisa... bem, ela é hors concours.

4 de setembro de 2008 às 19:49  
Blogger O blog said...

Conheço a Julieta desde o segundo cd dela. E sempre fico pesquisando no myspace e no amazon.com. Pois existem vários artistas latino e espanhóis muito bons como: Inmigrantes, Kevin Johansen, Bebe e Jarabe de Palo. Já importei meu cd e dvd Unlpugged direto de um site argentino. Pena que ela fez apenas um showzinho em Sampa e com ingressos esgotados. Pois não é só Madonna que fazem os ingressos acabarem não!

5 de setembro de 2008 às 00:49  
Anonymous Anônimo said...

Não tô mais deprimida, ela vem ao Rio. Amanhã! Me voy ao show!

17 de dezembro de 2008 às 16:12  

Postar um comentário

<< Home