10 de setembro de 2008

CD ao vivo expõe momento raro da moça Clara

Resenha de CD
Título: Poeta, Moça e Violão
Artista: Clara Nunes, Toquinho & Vinicius de Moraes
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

O CD Poeta, Moça e Violão - ora lançado pela Biscoito Fino com o registro ao vivo do show feito em 1973 por Clara Nunes (1942 - 1983) com a dupla Toquinho & Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - não reproduz com exatidão a gravação editada em 1991 em LP triplo pela gravadora Collector's. Há trechos do LP, mas a matriz principal deste CD de alto valor documental são fitas cassetes guardadas há 35 anos pelo viúvo de Clara, o compositor Paulo César Pinheiro. De posse das fitas cedidas por Pinheiro, o produtor José Milton criou novo roteiro que junta 17 números captados tanto no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), como na boate Sucata, no Rio de Janeiro (RJ). Como as fitas passaram por cuidadoso processo de digitalização e restauração, em processo coordenado pelo técnico Carlos de Andrade (da Visom Digital), a qualidade técnica é satisfatória se levados em conta a limitação da época e, sobretudo, o caráter descompromissado da gravação - feita sem o intuito de editar o show em disco. Mas eis que Poeta, Moça e Violão surge pela primeira vez em CD, dando a oportunidade de fãs novos e antigos de Clara conhecerem um momento raro da Guerreira. Em 1973, a cantora já estava em ascensão no mundo do samba, mas ainda não tinha estourado de forma definitiva - o que viria a ocorrer no ano seguinte, em 1974, com o sucesso de Conto de Areia, carro-chefe do LP Alvorecer. Por isso mesmo, é um grande privilégio poder ouvir a cantora interpretar, com sua voz luminosa, músicas como Serenata do Adeus (em dueto com Toquinho), Rancho das Flores, Lamento, Mundo Melhor, Samba em Prelúdio e Marcha da Quarta-Feira de Cinzas. São clássicos da MPB que não faziam parte do repertório habitual de Clara - e nem viriam a fazer, uma vez encerrada a temporada do histórico show enfim eternizado em formato digital.

3 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

O CD Poeta, Moça e Violão - ora lançado pela Biscoito Fino com o registro ao vivo do show feito em 1973 por Clara Nunes (1942 - 1983) com a dupla Toquinho & Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - não reproduz com exatidão a gravação editada em 1991 em LP triplo pela gravadora Collector's. Há trechos do LP, mas a matriz principal deste CD de alto valor documental são fitas cassetes guardadas há 35 anos pelo viúvo de Clara, o compositor Paulo César Pinheiro. De posse das fitas cedidas por Pinheiro, o produtor José Milton criou novo roteiro que junta 17 números captados tanto no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), como na boate Sucata, no Rio de Janeiro (RJ). Como as fitas passaram por cuidadoso processo de digitalização e restauração, em processo coordenado pelo técnico Carlos de Andrade (da Visom Digital), a qualidade técnica é satisfatória se levados em conta a limitação da época e, sobretudo, o caráter descompromissado da gravação - feita sem o intuito de editar o show em disco. Mas eis que Poeta, Moça e Violão surge pela primeira vez em CD, dando a oportunidade de fãs novos e antigos de Clara conhecerem um momento raro da Guerreira. Em 1973, a cantora já estava em ascensão no mundo do samba, mas ainda não tinha estourado de forma definitiva - o que viria a ocorrer no ano seguinte, em 1974, com o sucesso de Conto de Areia, carro-chefe do LP Alvorecer. Por isso mesmo, é um privilégio poder ouvir a cantora interpretar, com sua voz luminosa, músicas como Serenata do Adeus (em dueto com Toquinho), Rancho das Flores, Lamento, Mundo Melhor, Samba em Prelúdio e Marcha da Quarta-Feira de Cinzas. São clássicos da MPB que não faziam parte do repertório habitual de Clara - e nem viriam a fazer, uma vez encerrada a temporada do histórico show enfim eternizado em formato digital.

10 de setembro de 2008 às 23:34  
Anonymous Anônimo said...

Curioso o fato de toda a parte solo de Clara nao ter entrado no cd. Dá para acreditar que justamente essa parte estava estragada?

11 de setembro de 2008 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

Mistérios!
Outro grande é o Dvd oficial que foi anunciado para maio o até agora nada!

12 de setembro de 2008 às 17:16  

Postar um comentário

<< Home