16 de setembro de 2008

A 'aquarela' de Toquinho ganha cores sinfônicas

Resenha de CD
Título: Ao Vivo
Artista: Toquinho &
Orquestra Jazz Sinfônica
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Numerosos discos e shows já deram tratamento sinfônico à boa música popular brasileira. Este CD gravado ao vivo em 2002, em concerto na Sala São Paulo (SP), apresenta a obra de Toquinho no toque erudito da Orquestra Jazz Sinfônica. Sob a regência dos maestros Cyro Pereira e João Galindo, os músicos tocam temas de Pereira e de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) - Ária das Bachianas nº 5 e Trenzinho do Caipira - antes de pôr outras cores na aquarela de Toquinho. A mistura cai especialmente bem em Samba de Orly (incrementado com suingante batida diferente) e em Tarde em Itapoã (com novos ares sem perder a manemolência baiana). Às vezes, um excesso de suntuosidade engessa a música - caso de O Caderno. Contudo, até mesmo a batida Aquarela ganha outros belos tons neste álbum que, embora nada tenha de original, comprova a beleza perene da música de Toquinho e de parceiros como Chico Buarque e o poeta Vinicius de Moraes (1913 - 1980). Vale conferir!

4 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Numerosos discos e shows já deram tratamento sinfônico à boa música popular brasileira. Este CD gravado ao vivo em 2002, em concerto na Sala São Paulo (SP), apresenta a obra de Toquinho no toque erudito da Orquestra Jazz Sinfônica. Sob a regência dos maestros Cyro Pereira e João Galindo, os músicos tocam temas de Pereira e de Heitor Villa-Lobos (1898 - 1959) - Ária das Bachianas nº 5 e Trenzinho do Caipira - antes de pôr outras cores na aquarela de Toquinho. A mistura cai especialmente bem em Samba de Orly (incrementado com suingante batida diferente) e em Tarde em Itapoã (com novos ares sem perder a manemolência baiana). Às vezes, um excesso de suntuosidade engessa a música - caso de O Caderno. Contudo, até mesmo a batida Aquarela ganha outros belos tons neste álbum que, embora nada tenha de original, comprova a beleza perene da música de Toquinho e de parceiros como Chico Buarque e o poeta Vinicius de Moraes (1913 - 1980). Vale conferir!

16 de setembro de 2008 às 13:28  
Anonymous Anônimo said...

6 anos com um album desses engavetado?

16 de setembro de 2008 às 17:02  
Anonymous Anônimo said...

Caro Dudu.

Na realidade este disco já foi lançado em 2002 pela Ciruito Musical (selo do próprio Toquinho) em tiragem limitada que foi vendida através da Internet. A capa era diferente, mas o conteúdo é exatamente o mesmo. Além disso, este disco já foi lançado na Espanha e na Argentina e foi distribuído como brinde patrocinado pelo Makro, no Brasil em 2002 e pelo Touring Club da Itália em 2003. Agora, finalmente o disco será comercializado normalmente e, com a segurança de quem adquiriu a primeira edição em 2002, posso dizer: vale a pena comprar este álbum!

16 de setembro de 2008 às 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Mauro, como vai? tudo bem?
Você sabe aonde posso baixar a música "O Trenzinho do Caipira" deste CD do Toquinho com a OJS? Eu quero mostrar para um maestro.
Ou, se não for pedir muito, se você tiver, pode me mandar no e-mail marc.con@hotmail.com , por favor?
Desde já agradeço.

31 de março de 2010 às 20:28  

Postar um comentário

<< Home