26 de agosto de 2008

Zizi grava Rosa dos Ventos para trilha de novela

Grande música lançada por seu autor Chico Buarque em 1970, mas associada a Maria Bethânia desde que batizou o emblemático show estreado pela cantora em 1971, Rosa dos Ventos ganha releitura de Zizi Possi (foto). A gravação foi feita a pedido de Manoel Barenbein (produtor associado à Tropicália) e Márcio Antonucci, diretores musicais da TV Record, para a trilha sonora da novela Os Mutantes. Feito no tempo da delicadeza, com intensidade crescente, o registro classudo de Rosa dos Ventos por Zizi - já disponível para audição no blog da artista - foi concebido pela cantora com o pianista Keco Brandão, que participou da gravação ao lado dos músicos Sylvinho Mazzucca (baixo) e Ramon Montagner (bateria).

20 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Grande música lançada por seu autor Chico Buarque em 1970, mas associada a Maria Bethânia desde que batizou o emblemático show estreado pela cantora em 1971, Rosa dos Ventos ganha releitura de Zizi Possi (foto). A gravação foi feita a pedido de Manoel Barenbein (produtor associado à Tropicália) e Márcio Antonucci, diretores musicais da TV Record, para a trilha sonora da novela Mutantes. Feito no tempo da delicadeza, mas com intensidade crescente, o registro classudo de Rosa dos Ventos por Zizi - disponível para audição no blog da artista - foi concebido pela cantora com o pianista Keco Brandão, que participou da gravação ao lado dos músicos Sylvinho Mazzucca (baixo) e Ramon Montagner (bateria).

26 de agosto de 2008 às 10:58  
Anonymous Anônimo said...

Fui ao blog e ouvi. Versão tecnicamente superior (marca da intérprete), que transmite o drama da canção de forma gradual e muito eficiente. Além daquela Voz, Zizi tem inteligência musical.

A instrumentação começa com piano e violino, valorizando a linha melódica. Em seguida, ambos os instrumentos são usados como elementos de ritmo, acrescidos da percussão.

Procurei apagar todas as versões anteriores da cabeça e ouvi Rosa dos Ventos como se tivesse sido composta hoje. E parecia mesmo uma canção nova. O drama estava dentro do som. Simplesmente.

26 de agosto de 2008 às 11:33  
Anonymous Anônimo said...

Zizi deu uma nova vida a canção tão marcada pelo canto de Bethânia. Ficou outra, ficou melhor. Zizi é uma das maiores vozes do nosso País.

26 de agosto de 2008 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Que tudo essa canção na voz de Zizi, hein...que com certeza figura entre as cinco melhores vozes feminas vivas de nosso país.

Glauber 97

26 de agosto de 2008 às 17:37  
Anonymous Anônimo said...

Acho a música a cara da Bethania mas ouvi com a Zizi e tb gostei muito. ZP é de uma elegância...

26 de agosto de 2008 às 18:41  
Anonymous Anônimo said...

Sem nenhum vozeirão, Zizi dá conta de todos os recados e fez bonito nesta releitura. Com o tempo ela tem conciliado bem emoção e uma técnica apurada que valoriza soberbamente sua voz mediana.

26 de agosto de 2008 às 20:34  
Anonymous Anônimo said...

Ao contrário de Simone, Zizi melhora qq música q já tenha sido cantada por outro artista. Poucos tem esse dom e capacidade. Acho q Djavan e Caetano tb o fazem com grande propriedade.

27 de agosto de 2008 às 00:02  
Anonymous Anônimo said...

A versão Bethaníaca é coerente com o momento ditadura em que a música foi criada. A de Zizi, tecnicamente superior, é fina, elegante, não conclama nem causa mais medo a ninguém. Blasé como os dias atuais.

27 de agosto de 2008 às 00:53  
Anonymous Anônimo said...

A música por si só já é linda. Gosto das duas versoes!

27 de agosto de 2008 às 04:00  
Anonymous Anônimo said...

A interpretação de Bethânia é forte como a música necessita. Mesmo com a bela gravação de Zizi, aRosa dos ventos é de propriedade de Maria bethânia.

27 de agosto de 2008 às 09:28  
Anonymous Anônimo said...

Tb achei blasé. Não percebi motivação para a regravação. Ficou chuchu demais. E esta canção tem muito mais condimento.

27 de agosto de 2008 às 14:50  
Anonymous Anônimo said...

Não acredito nesta de "propriedade". Bethânia gravou à sua bela maneira, Fernando Porto fez uma boa leitura e Zizi Possi renovou a canção. Arranjo lindo e interpretação que causa comoção. Ponto para a Zizi.

27 de agosto de 2008 às 18:20  
Anonymous Anônimo said...

que eu saiba é de propriedade do chico mas me identifico mais com a intenção arrojada da bethânia.
mais a ver com a letra e o crescente da melodia.

27 de agosto de 2008 às 18:47  
Blogger Vladimir said...

Discutir qual versão ficou melhor é chover no molhado...

Bethânia fez a sua interpretação à sua maneira e em outro contexto. Zizi Possi fez sua interpretação com delicadeza e emoção.

Prefiro a versão de Zizi por me tocar e me fazer gostar desta canção assim, que teve um elaborado e cuidadoso arranjo instrumental e a sua voz cristalina e doce.

27 de agosto de 2008 às 22:58  
Anonymous Anônimo said...

Minha versão preferida é a do Chico Buarque (1970).

28 de agosto de 2008 às 09:46  
Anonymous Anônimo said...

Anõnimo Agosto 27, 2008 6:47 PM
O seu comentário sobre a propriedade é muito raso.

A propriedade da intérprete diante da canção nada tem a ver com autoria. Intérpretes como Maria Bethânia acabam por imprimirem sua assinatura também.

28 de agosto de 2008 às 10:42  
Anonymous Anônimo said...

Cida Moreira também gravou lindamente!

28 de agosto de 2008 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

A gravacao de Zizi eh linda e segue a maneira de Zizi...bem elegante.

Uma gravacao linda, arranjo bonito feito pelo talentosissimo Keko Brandao e um timbre de voz lindo...sao todos os fatores que fazem desta gravacao um momento bonito Se é melhor, superior ou definitivo, nada disso importa.

Viva Zizi e sua "Rosa dos ventos" que tambem pode momentaneamente ser dela.

29 de agosto de 2008 às 00:57  
Blogger Marcus Kemps said...

A versão de Zizi é comovente e completa, Zizi abusa da técnica/emoção e reinventa mais uma linda canção da música brasileira! Só não entendi um desavisado que disse: "voz mediana", de tão sem fundamento que provalmente nunca a assistiu ao vivo! Sorry!

E viva a música popular brasileira...

29 de agosto de 2008 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

A música é muito bonita, mas alguém poderia me ajudar a fazer a "interpretação do texto" da música?
São metáforas ? Qual o significado ?

4 de junho de 2009 às 11:12  

Postar um comentário

<< Home