14 de agosto de 2008

Trilha de 'Mamma Mia!' parece xerox do ABBA

Resenha de CD
Título: Mamma Mia!
Artista: Vários
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * *

Mamma Mia! é um musical de grande sucesso que saltou dos palcos - onde estreou em Londres, Inglaterra, em 6 de abril de 1999 - para as telas de cinema em filme que tem estréia prevista no Brasil para 12 de setembro de 2008. Seu charme é ter trilha sonora escorada nas músicas do ABBA, o quarteto sueco que liderou paradas dos anos 70. Já nas lojas, o CD com a trilha do longa-metragem apresenta 17 sucessos do grupo, regravados nas vozes do elenco do filme, encabeçado por Meryl Strep e Pierce Brosnan. Na seleção, há Honey Honey, Dancing Queen, Super Trouper e The Name of the Game, entre outros hits. Pode ser que, no palco e na tela, as músicas sirvam bem à trama. Em disco, a trilha parece a xerox de uma coletânea do ABBA. Talvez pelo fato de ter sido produzida e mixada por Benny Andersson e Björn Ul Vaeus, a metade masculina do quarteto. Em fevereiro de 2008, os dois se reuniram na capital sueca, Estocolmo, com músicos que tocavam com o ABBA para gravar as 17 faixas. O resultado é decepcionante. Ouve-se clones dos arranjos originais, mas sem os vocais harmoniosos de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Nenhum ator do filme consegue reproduzir o encanto das vozes originais do quarteto. É uma pena, já que o repertório do ABBA poderia render bem nas mãos de produtores que buscassem novas sonoridades em vez de tentar simplesmente perseguir o tom dos já definitivos registros originais. Tente ouvir no cinema ou no teatro.

2 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Mamma Mia! é um musical de grande sucesso que saltou dos palcos - onde estreou em Londres, Inglaterra, em 6 de abril de 1999 - para as telas de cinema em filme que estréia no Brasil nesta sexta-feira, 15 de agosto de 2008. Seu charme é ter trilha sonora escorada nas músicas do ABBA, o quarteto sueco que liderou paradas dos anos 70. Já nas lojas, o CD com a trilha do longa-metragem apresenta 17 sucessos do grupo, regravados nas vozes do elenco do filme, encabeçado por Meryl Strep e Pierce Brosnan. Na seleção, há Honey Honey, Dancing Queen, Super Trouper e The Name of the Game, entre outros hits. Pode ser que, no palco e na tela, as músicas sirvam bem à trama. Em disco, a trilha parece a xerox de uma coletânea do ABBA. Talvez pelo fato de ter sido produzida e mixada por Bennt Andersson e Bjorn Ulvaeus, a metade masculina do quarteto. Em fevereiro de 2008, os dois se reuniram na capital sueca, Estocolmo, com músicos que tocavam com o ABBA para gravar as 17 faixas. O resultado é decepcionante. Ouve-se clones dos arranjos originais, mas sem os vocais harmoniosos de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Nenhum ator do filme consegue reproduzir o encanto das vozes originais do quarteto. É uma pena, já que o repertório do ABBA poderia render bem nas mãos de produtores que buscassem novas sonoridades em vez de tentar simplesmente perseguir o tom dos já definitivos registros originais. Tente ouvir no cinema ou no teatro.

14 de agosto de 2008 às 18:24  
Blogger Sally_Salaib said...

Oi, Mário! Acontece o seguinte, parece o xerox do ABBA porque foi toda escrita baseada nas músicas do ABBA, tanto que a estória é contada através das músicas, outras músicas sairam totalmente fora da proposta do filme. Mas tenho uma dúvida..vc assistiu o filme? Um abraço!

24 de novembro de 2008 às 08:53  

Postar um comentário

<< Home