27 de agosto de 2008

Jorge une Zeca e Ben Jor no CD de Pagodinho

O sincretismo religioso do Brasil regeu o inédito encontro de Zeca Pagodinho com Jorge Ben Jor no CD de estúdio que Pagodinho vai lançar em setembro pela Universal Music. Ben Jor (à direita na foto tirada com Zeca no estúdio carioca Cia. dos Técnicos) recita a Oração de São Jorge - santo católico do qual é devoto - na faixa Ogum, samba da lavra de Marquinhos PQD e Claudemir. No Rio de Janeiro, Ogum é o orixá que representa São Jorge no Candomblé enquanto, nos terreiros da Bahia, o santo guerreiro é identificado com Oxossi. Ainda sem título, o novo álbum de Zeca apresenta 13 músicas inéditas em 15 faixas. As exceções são Esta Melodia - samba de Jamelão (1913 - 2008) e Bubu da Portela, gravado por Marisa Monte em 1994 no CD Cor-de-Rosa e Carvão - e um pot-pourri com três sambas criados por integrantes da Velha Guarda da Portela. São eles: Manhã Brasileira (Manacéa), Pecadora (Jair do Cavaquinho e Joãozinho da Pecadora) e Falsa Jura (Candeia e Casquinha). A Velha Guarda da Portela - aliás - participa do álbum, intitulado Uma Prova de Amor, nome de um samba inédito de Toninho Geraes e Nelson Rufino. Produzido por Rildo Hora, o CD inclui músicas como Se Eu Pedir pra Você Cantar (Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho), Não Há Mais Jeito (Monarco e Mauro Diniz) e Sincopado e Ensaboado (Marcos Diniz, Luiz Grande e Barbeirinho do Jacarezinho - o Trio Calafrio). P.S.: a foto é de Cristina Granato.

9 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

O sincretismo religioso regeu o inédito encontro de Zeca Pagodinho (foto) com Jorge Ben Jor no CD de estúdio que Pagodinho vai lançar em setembro pela Universal Music. Ben Jor recita a Oração de São Jorge - santo católico do qual é devoto - na faixa Ogum, samba da lavra de Marquinhos PQD com Claudemir. Ogum - vale lembrar - é o orixá que representa o guerreiro São Jorge no Candomblé. Salve, Jorge!

27 de agosto de 2008 às 01:17  
Blogger Márcio said...

Mauro, no sincretismo religioso brasileiro, São Jorge é associado a Ogum no Rio de Janeiro e a Oxossi na Bahia.

27 de agosto de 2008 às 09:46  
Anonymous Anônimo said...

Não se o que mais (ir)relevante ...

27 de agosto de 2008 às 10:38  
Anonymous Anônimo said...

'Esta Melodia' já teve ótimo registro por Marisa Monte. Zeca nada poderá fazer a mais pela canção ...

27 de agosto de 2008 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

NÃO CABERIA MARISA MONTE NESSE CD ?

27 de agosto de 2008 às 16:38  
Anonymous Anônimo said...

ESTA MELODIA teve linda gravação de Clementina de Jesus, em 1966. Menos estilizada, menos classuda e mais quente que a gravação de 'cool' de Marisa Monte. Eu gosto de ambas, mas prefiro Tia Clementina.

Flávio

27 de agosto de 2008 às 22:46  
Anonymous Anônimo said...

'Esta Melodia' teve também uma excelente gravação do Jamelão, um dos autores do samba. A versão da Marisa Monte é ótima, mas ela está longe de ter gravado a versão definitiva, se é que tal coisa existe.

28 de agosto de 2008 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

O CD " Cor-de-Rosa e Carvão " é meu preferido dentre os da Marisa Monte e acho que esse samba é um dos pontos altos do album.( Ano passado a Cristina Buarque também gravou essa samba ). Na gravação da Marisa, a participação da Velha Guarda e de Paulinho da Viola enobrecem o registro.

Sobre um dueto de Zeca Pagdinho e Marisa Monte, eu fico na torcida!

29 de agosto de 2008 às 09:29  
Blogger Unknown said...

Meu nome é Luzia e agradeço todos os dias a Deus aos santos e a São Jorge,a vida que tenho, depois de ouvir a música de Zeca Pagodinho na rádio,fiz dela minha oração.
Minha falecida avó era apaixonada por São Jorge tanto que ela faleceu no dia 23 de abril no dia dele.
Deveriam reverenciar mais os santos
como Zeca Pagodinho fez.

26 de março de 2009 às 21:29  

Postar um comentário

<< Home