2 de agosto de 2008

Gravação rara de 1982 gera CD ao vivo do Clash

Gravação de show feito em 1982 pelo grupo The Clash (1976 - 1985) vai gerar um disco ao vivo da banda - uma das pedras fundamentais do punk britânico. Live at Shea Stadium deverá chegar às lojas em outubro de 2008. O registro do show tinha sido encontrado numa fita pelo guitarrista Joe Strummer (1952 - 2002). No roteiro, o Clash toca músicas como London Calling, Police on my Back, Spanish Bombs, English Civil War e I Fought the Law, entre outras. Um número desta apresentação, Career Opportunities, já tinha sido editado na compilação From Here to Eternity, de 1999. Da mesma forma, o vídeo de Shoul I Stay or Should I Go? - música então em grande evidência no mercado norte-americano - já é conhecido pelos admiradores do The Clash.

4 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Inédita gravação de show feito em 1982 pelo grupo The Clash (1976 - 1985) vai gerar um CD ao vivo da banda, uma das pedras fundamentais do punk britânico. Live at Chea Stadium deverá chegar às lojas em outubro de 2008. O registro do show tinha sido encontrado numa fita pelo guitarrista Joe Strummer (1952-2002). No roteiro, o Clash toca músicas como London Calling, Police on my Back, Spanish Bombs, English Civil War, I Fought the Law etc.

2 de agosto de 2008 às 14:34  
Anonymous Anônimo said...

Para começar, Mauro, uma correção: o estádio é "Shea", não "Chea", como grafado.

Dito isto, vamos às observações. O show nem é tão inédito assim: algumas canções, como "Career Opportunities", ou "Clash City Rockers", ou até "Should I Stay or Should I Go", já apareceram em "From Here to Eternity", coletânea de várias faixas ao vivo extraídas de fitas achadas por Mick Jones, lançada em 1999.

Além do que, o concerto de 1982(que nem era o prato principal, visto que a banda estava era abrindo para o Who), mesmo sendo incendiário como de praxe em um show do Clash, já mostrava uma banda que começava a se esgarçar nas brigas entre Strummer - que queria engajamento político - e Mick Jones - que, motivado pelo sucesso popular que o disco "Combat Rock" andava experimentando, queria ir por um caminho mais dançante.

Vale lembrar também que o soberano Topper Headon já recebera o bilhete azul, pelo vício em heroína que o consumia à época. Seu substituto nas baquetas foi Terry Chimes - por sinal, de volta à banda, já que foi o primeiro baterista.

Resultado: um show que, embora se aproveitando do sucesso que "Should I Stay..." e "Rock the Casbah" estavam conseguindo no mercado americano, já dava sinais do rompimento definitivo, com a saída de Jones em 1983, que feriria de morte o conjunto.

Mas, na minha modesta opinião: parodiando comercial de marca de remédios, se é Clash, é bom.

E, junto do CD, ainda será lançado "The Clash by The Clash", espécie de história oficial da banda, com entrevistas e fotos.

Já vou começar a reservar o dinheirinho...

Felipe dos Santos Souza

2 de agosto de 2008 às 19:54  
Blogger Mauro Ferreira said...

Obrigado, Felipe, pelas informações valiosas que usei ao reformular o texto.

3 de agosto de 2008 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, é com as minhas desculpas que eu digo: depois de ter checado o encarte de "From Here...", é que eu vi que, de lá, a única faixa tirada do show no Shea Stadium é "Career Opportunities". "Should I Stay..." também está lá, mas é tirada de um show no The Orpheum, em Boston, também em 1982.

Bom, pelo menos o clipe desta é tirado do show no Shea Stadium mesmo...

Abraços,

Felipe dos Santos Souza

3 de agosto de 2008 às 16:02  

Postar um comentário

<< Home