13 de agosto de 2008

Com Ana, Celso recorda Sullivan & Massadas

Ampliando a abertura do leque popularesco de seu repertório, já evidenciada no CD Feriado (2007), Celso Fonseca reviveu com Ana Carolina um dos maiores hits radiofônicos da dupla Michael Sullivan & Paulo Massadas na gravação ao vivo de seu primeiro DVD - realizada no Canecão, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, 12 de agosto de 2008, com adesão de colegas como Gilberto Gil (Palco e Is This Love?) e Roberta Sá (A Voz do Coração). Com Ana, Fonseca cantou a balada Um Dia de Domingo, lançada por Gal Costa em 1985 no álbum Bem Bom, em dueto com Tim Maia (1942 - 1998). A foto de Washington Possato mostra flagrante de Ana e Fonseca na (re)gravação do hit da fase mais popular de Gal.

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A dupla já foi malhada a exaustão, principalmente pelos intelectuais de boteco, mas têm músicas legais, espontâneas, azuis, ótimas para se ouvir dirigindo em manhãs de sol, ou evocando boas memórias de relacionamentos.

13 de agosto de 2008 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

Apesar de todo seu (relevante, respeitável e consistente) trabalho como cantor e compositor, Celso não é um cara que tenha estourado, pelo menos não como intérprete. Deve ser chato isso. Está apelando bo-ni-to gravando essa música e com essa cantora. Outro megasucesso do tipo "É isso aí" está vindo a caminho?

13 de agosto de 2008 às 22:02  
Anonymous Anônimo said...

Não acho Ana Carolina tão ruim, como muita gente insiste em achar. Ela tem seus méritos, canta bem e tem boas músicas. É que quase tudo que faz muito sucesso ganha "status" de lixo, mesmo que não seja.

Mas desenterrar Sullivan & Massadas, não precisava...

14 de agosto de 2008 às 00:26  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Sullivan & Massadas, suas músicas são lindas, falam direto ao coração, pena que tem gente seca e mal amada que critica.

14 de agosto de 2008 às 07:39  
Anonymous Anônimo said...

Curiosamente do mesmo BEM BOM que Celso extraiu UM DIA DE DOMINGO vem um outro grande hit de Gal Costa nos anos 80. Falo de SORTE, de Celso Fonseca com Ronaldo Bastos.

14 de agosto de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Não tenho nada contra Ana Carolina, que, apesar de eventuais exageros vocais, acho uma boa cantora, nem contra "Um dia de domingo", que é breguinha, mas é uma música bonita, e elém de tudo foi gravada soberbamente por Gal Costa e Tim Maia, duas das maiores vozes do Brasil, se não as maiores.

O que me incomoda é a Ana Carolina, com seu atual status de cantora comercial gravar a música mais malhada do repertório da Gal, e isso respingar na Gal. Igualzinho à quando Sandyléah gravou "Chuva de prata".

14 de agosto de 2008 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

Celso podia ter escolhido melhor...tanto a música qto a cantora!!

14 de agosto de 2008 às 10:05  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o post das 09:32 em tudo!!!
Aí vem novamente a frase de Zeca Baleiro "Gal sempre Gal"!!!
Tem coisas q a Gal coloca a voz que outras cantoras não deveriam sequer pensar em gravar, Um dia de domingo, Brasil, Força Estranha e por aí vai. A Gal é uma cantora de muita personalidade, ela deixa a marca dela, a genialidade dela, então, as outras gravam e fica aquela coisa sem graça pq imediatamente remete a gravação de Gal, que na grande maioria das vezes acaba sendo a definitiva, a melhor, a única! Ela se apropria da canção e é por isso que muitos compositores querem suas canções na voz dela, são poucas as que conseguem esse mérito, e Gal é sem dúvida alguma uma delas.
Essa mulher deveria ser mais reverenciada nesse país, afinal de contas, não é qualquer país que tem uma cantora do quilate de Gal Costa. Ela já gravou Celso Fonseca e já teve um trabalho produzido por ele chamado "Aquele Frevo Axé", na época do lançamento críticado e logo depois aclamado pelos mesmos críticos que criticaram, com pedidos de desculpas, pois viram só depois, que ela estava na frente, na vanguarda, lançando um trabalho fantástico!
A Ana Carolina cantou Brasil num programa da Rede Globo e ficou um horror, já a Gal gravou Ruas de Outono e ficou muito mais bonito que a gravação da Ana Carolina, portanto, volto naquilo que dizia no começo, "Gal sempre Gal".

14 de agosto de 2008 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

Arg! Essa música já um clássico de videokê de tão desgastada. Poderia ter feito melhor escolha, se era pra ser popular, que fosse algo da Ana Carolina.

14 de agosto de 2008 às 11:32  
Anonymous Anônimo said...

Que povinho mal humorado e mal amado esse... Se acham muito intelectuais para ouvir Ana Carolina cantando Um Dia de Domingo. Ai, ai...
Uma cantora e compositora de talento, que está c... e andando prá esses críticos de botequim.

14 de agosto de 2008 às 12:41  
Anonymous Anônimo said...

Não é questão de ser ou não intelectual...é questão de gosto mesmo!!! Um Dia de Domingo com Ana Carolina?????? Só com uma caixa de lexotan e neosaldina!!

14 de agosto de 2008 às 13:17  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o cmentário sobre GAL, a maior cantora brasileira.

Gosto de Ana Carolina mas esta música só tem graça nas vozes de Gal e Tim, por motivos óbvios.

Ana é das boas cantoras da nova safra.

14 de agosto de 2008 às 14:16  
Blogger Daniel The scientist Untitled said...

ficou lindo, perfeito
a Ana consegue por emoçao na interpretaçao das cançoes como ninguem, ninguem faria uma interpretaçao mais brilhante dessa musica que ela

14 de agosto de 2008 às 14:45  
Blogger Flávia C. said...

"... clássico de videokê..."

Hauhauahauhauahuahuaha, adorei a expressão, Vagner!!

Eu não entendo muito essa coisa de regravar, sobretudo quando a canção já foi muito bem executada por alguém. Tá, talvez eu esteja generalizando demais, pescar umas canções esquecidas nos lados b de discos de outrora, lançar luz sobre repertórios esquecidos é bacana, já rendeu muita coisa boa. Mas regravar clássicos, músicas que já têm versões memoráveis em outras vozes (ainda mais de gente viva), isso eu acho bobagem. Às vezes me parece até falta de criatividade, quando o arranjo não difere muito do original ou o registro não acrescenta nada à canção.

Engraçado que isso também tem acontecido muito no cinema. Muita refilmagem, remake, versão do diretor... :P

14 de agosto de 2008 às 14:52  
Anonymous Anônimo said...

Acho que Gal merece ser reverenciada sim, por tudo de bom que já gravou, pelas tendências que lançou, pela sua voz ímpar, por ter uma atitude reservada na vida pessoal e arrojada na vida artística, mas hoje, acho que sua voz só funciona em estúdio, ao vivo não curto não, na homenagem ao Tom Jobim, a sua voz já apresentava sinais de desgaste. Me lembro de uma entrevista, em que ela falava em gravar vários discos, mesmo que não fosse lançá-los logo de imediato, acho que a baiana deveria ter seguido sua intuição, o TOM saiu tarde de mais, o do Paulinho da Viola e do Cole Poter, melhor que não cheguem.

14 de agosto de 2008 às 15:01  
Anonymous Anônimo said...

Ana quando não exagera canta bem pra danar. É a grande figura da música tupiniquim dos pós 60.

14 de agosto de 2008 às 16:35  
Anonymous Anônimo said...

Quando Sullivan & Massadas aparaceram, emplacando um sucesso após o outro ( como Tim Maia, Joanna, Simone, Alcione, Roupa Nova, Fafá de Belém ... ), a indústria fonográfica viu aí uma mina de ouro, e cada gravadora começou a encomendar músicas para o pessoal de seu "cast" gravar.

Muita gente gravou porque grava qualquer coisa que se lhes apresente. Outros foram obrigados a gravar contra a vontade. Houve aqueles que resistiram, e como tinham certo cacife, não foram incomodados( como Elba Ramalho e Maria Bethânia )mas alguns que se recusaram foram colocados na geladeira até expirar seus contratos. Um exemplo desse último caso, foram Sá & Guarabyra.

Pode paracer mentira, mas alguns executivos da BMG realmente acreditavam que a vulgaridade das composições de Sullivan e Massadas tinha tudo a ver com a sutileza e poesia de Sá & Guarabyra !!

Agora será que o encontro de Ana com Roberta Sá nos bastidores renderá alguma futura parceria ?

14 de agosto de 2008 às 17:25  
Anonymous Anônimo said...

Para o anonimo das 3:01PM ...

Voce nao sabe do que fala...a voz da Gal mudou mas dizer que ela so funciona em estudio eh iguala-la a muitas destas novas cantoras reverenciadas por muitos...ouca o disco gravado no Blue Note e constataras que a interpretecao de "Coisa mais linda" de Gal ao vivo eh a melhor de todas... nao existe interpretacao melhor. Dizer que ela so funciona em estudio eh estar totalmente surdo ou surda...mas eh um direito seu dizer o que pensa.

14 de agosto de 2008 às 17:34  
Anonymous Anônimo said...

Ana Carolina ??
Um dia de Domingo ???
Sullivan & Massadas ????
E Roberta Sá nesse bolo, ai meu Deus !!!!

14 de agosto de 2008 às 17:43  
Blogger Unknown said...

"Agora será que o encontro de Ana com Roberta Sá nos bastidores renderá alguma futura parceria?"

Pelamordedeus, Anônimo, não fala isso nem de brincadeira!!!!

14 de agosto de 2008 às 21:13  
Anonymous Anônimo said...

MEUS QUERIDOS, A VOZ DE GAL COSTA ESTÁ MUITOS DECIBÉIS ACIMA DE QUALQUER CANTORA NACIONAL QUE OS SENHORES ESCOLHEREM PARA UMA (DISPENSÁVEL E TOLA) COMPARAÇÃO.

ANA CAROLINA TEM CUMPRIDO SEU PAPEL COM SERIEDADE E TALENTO, ESPERO QUE CANTE ESTA CANÇÃO COM A VERVE QUE LHE É PECULIAR, MAS ....... QUEM É GAL JÁ NASCE FEITO. UMA DAS MAIORES CANTORAS DO MUNDO MERECE NOSSO RESPEITO E QUASE NOS FAZ ESQUECER QUE SOMOS DE UM PAÍS ONDE A MEDIOCRIDADE PROFISSIONAL ESTÁ VIRANDO FEIJÃO-COM-ARROZ.

NÃO CONFUNDAM ALTA COSTURA COM LOJA DE RUA.

14 de agosto de 2008 às 23:31  
Anonymous Anônimo said...

UM DIA DE DOMINGO ainda passa ...
pior se fosse DESLIZES !

15 de agosto de 2008 às 11:32  
Anonymous Anônimo said...

Eu fui ao show "Hoje" de Gal Costa, ví e ouvi tudo de pertinho, a mulher tá cantando absurdamente, fez um show irretocável, perfeito. Soltou os agudos, cantou grave, brincou com a voz, enfim, ela arrebenta ao vivo e em estúdio. Ela é a maior cantora desse país mesmoooo. Ontem, Hoje e tenho impressão que sempre, desculpa gente mas realmente tenho q admitir, nenhuma dessas cantoras novas chegam aos pés. Tá dificil surgir outra cantora como a Gal, a gente fica esperando, esperando, analisando mais não acontece. O que mais me intriga é quequando vou ouvir os primeiros discos da Gal, alí já percebe-se a diferença, a mulher já arrasava desde sempre, dicção perfeita, voz limpa, repertório fantástico e ela foi modificando com o tempo, ela sempre foi ousada, tanto em disco quanto em shows. Já de cara, sem muitos artificios ela lança um disco ao vivo chamado Fa-tal, que é uma obra de arte até hoje, nada é igual aquilo, só para citar um exemplo. E essas cantoras novas, alguma delas consiguio algo assim nos dias de hoje, com técnicas, estúdios moderníssimos ? Isso tudo é uma questão de ouvido, não temos cantoras atuais que batam Gal Costa e Elis Regina em nada. Temos cantoras boas mas nenhuma delas carrega a carga de genialidade que essas duas tem.

15 de agosto de 2008 às 13:54  
Anonymous Anônimo said...

luc domingos, aplausos!!!!!!!!!!!

15 de agosto de 2008 às 14:17  
Anonymous Anônimo said...

Realmente nenhuma se compara a Gal e Elis. Antes delas, sim: Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Dalva. Todas CANTORAS.
Há tempos não aparece NINGUÉM deste nível. Marisa Monte começou bem mas ficou burocrática demais em seu canto. E nunca teve a potência vocal das citadas.

Igual ao 1.54, eu tb torço para aparecer alguma cantora desta tribo mas........e a gente tende a achar que uma ou outra tem a ver, tamanha a mediocridade, mas aí se coloca um CD destas grandes artistas e a vaca vai pro brejo...não dão nem pra saída.

Claro que M Bethania corre na paralela. Compensa a falta dos atributos de Gal e Elis com uma personalidade fortíssima e um inquestionável poder de sedução. Valorosíssima.

15 de agosto de 2008 às 16:04  
Anonymous Anônimo said...

Já notaram que estas 'cantoras atuais' não têm nada a declarar? Ninguém faz idéia do que pensam Céu, Roberta, Cañas, Baltar, Takai, Vanessa, Aydar, Maria Rita, etc, etc, etc...
Ana declarou ser bissexual e deu capa da Veja.

Pegue qualquer entrevista da Bethânia, da Elis, da própria Gal, da Nana, Simone, Elba, mesmo na juventude, e comparem o conteúdo das declarações (não falo de política partidária, situação do país à época... falo de atitude, posições, mundo interno).

Sem ATITUDE (essa palavra desgastadíssima) fica difícil fazer história. E ARTE é bem mais do que abrir a boca e cantar.

Quanto as canções da dupla popular, nada contra. Comer escargot na manteiga, ou fois gras, ou carne de faisão tout le jour, seria um fardo.

15 de agosto de 2008 às 17:39  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse

O problema é que no Brasil vira lugar comum polemizar. Hoje só se polemiza besteira. Vejo em Celso um granse músico e compositor. Tem estilo. Agora, Ana Caorlina virou saco de arroz, coisa chata, e no palco é uma negação. No mais essa canção é uma braguice sonolenta. Sullivan e Massadas deixou um legado açucarado. Quero a deliciosa Marina de La Rivia

15 de agosto de 2008 às 23:20  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, concordo com você. Cada vez gosto mais de Gal!! Cantora abençoada. Mas vamos torcer também pelas cantoras novas: tomara que façam um bom trabalho. Quanto a Um dia de domingo, repito, aí já é demais, bola fora.

16 de agosto de 2008 às 02:39  
Blogger Pedro Progresso said...

Um dia de domingo é uma droga com qualquer pessoa.
Gal mostrou isso e Ana só deve reforçar a idéia.

17 de agosto de 2008 às 18:21  

Postar um comentário

<< Home