20 de agosto de 2008

Em show, Caetano ironiza declarações de Lobão

Caetano Veloso abriu a primeira das duas apresentações de Obra em Progresso no Teatro Oi Casa Grande - agendadas para o registro do show em DVD - com Lobão Tem Razão, música inédita que compôs em resposta ao tema Para o Mano Caetano (2001), em que Lobão se dirigia ao colega baiano que, volta e meia, ataca publicamente. Contudo, ao mesmo tempo em que absolveu o roqueiro com versos em que cita a adesão de Lobão à bateria da Mangueira nos anos 80, Caetano comentou, irônico, as polêmicas declarações do autor de O Rock Errou em entrevista publicada na edição de 19 de agosto de 2008 do Caderno B, o suplemento cultural do Jornal do Brasil. Logo após apresentar Lobão Tem Razão ("Uma canção sentida"), Caetano leu trechos da entrevista - intitulada "Estou de saco cheio da Zona Sul do Rio" - e intercalou a leitura com comentários jocosos sobre a visão radical do músico a respeito de temas como Bossa Nova, o bairro carioca da Lapa, a mitificação de João Gilberto e as diferenças entre os moradores da Zona Norte e os da Zona Sul da (partida) cidade do Rio de Janeiro.
"Eu já morei na Zona Norte, o Lobão não..", alfinetou Caetano, a respeito da declaração em que Lobão afirma preferir o carioca da Zona Norte ao da Zona Sul. Na seqüência, ao ler o trecho da entrevista em que Lobão se queixa de que o Brasil valoriza as pessoas feias, Caetano comentou marotamente que havia uma foto de Lobão no jornal. Depois, afirmou que o trecho da letra de Me Chama suprimido por João Gilberto ao registrar o tema não é o apontado por Lobão no jornal. "Lobão nem sempre tem razão", concluiu, com a ironia que deu o tom de sua fala sobre o roqueiro.
Momentos depois, após cantar Saudade Fez um Samba, Caetano voltou ao seu assunto preferido na noite de 19 de agosto de 2008. "Sou fã do Lobão. Gosto do Lobão. Às vezes, eu respondo (provocações) com raiva. Mas, do Lobão, nunca consigo ter raiva", assegurou Caetano. Mais adiante, depois de apresentar o inédito samba Lapa, composto em tributo ao bairro do Centro do Rio que Lobão atacou na entrevista, Caetano alfinetou seu (des)afeto com dado histórico, afirmando que o termo universotário - usado por Lobão na entrevista - é criação do artista plástico Rogério Duarte, ligado à Tropicália. E assim, entre tapas e beijos, entre redenções e ironias, Caetano Veloso fez de Lobão um dos centros das atenções de seu (bonito) show Obra em Progresso.
P.S.: A foto - gentilmente cedida pela Ag. News - é de Felipe Panfili.

29 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Caetano Veloso abriu a primeira das duas apresentações de Obra em Progresso no Teatro Oi Casa Grande - agendadas para o registro do show em DVD - com Lobão Tem Razão, música inédita que compôs em resposta a um tema, Para o Mano Caetano, em que Lobão se dirigia ao colega baiano que, volta e meia, ataca publicamente. Contudo, ao mesmo tempo em que afagou o roqueiro com versos em que cita a adesão de Lobão à bateria da Mangueira nos anos 80, Caetano comentou, irônico, as polêmicas declarações do autor de O Rock Errou em entrevista publicada na edição de 19 de agosto de 2008 do Caderno B, o suplemento cultural do Jornal do Brasil. Logo após apresentar Lobão Tem Razão ("Uma canção sentida"), Caetano leu trechos da entrevista - intitulada "Estou de saco cheio da Zona Sul do Rio" - e intercalou a leitura com comentários jocosos sobre a visão radical do músico a respeito de temas como Bossa Nova, o bairro carioca da Lapa, a mitificação de João Gilberto e as diferenças entre os moradores da Zona Norte e os da Zona Sul da (partida) cidade do Rio de Janeiro.
"Eu já morei na Zona Norte, o Lobão não..", alfinetou Caetano, a respeito da declaração em que Lobão afirma preferir o carioca da Zona Norte ao da Zona Sul. Mais adiante, ao ler o trecho da entrevista em que o Lobão se queixa de que o Brasil valoriza as pessoas feias, Caetano comentou marotamente que havia uma foto de Lobão no jornal logo depois de afirmar que o trecho da letra de Me Chama suprimido por João Gilberto em sua gravação não é o apontado por Lobão no jornal. "Lobão nem sempre tem razão", concluiu, com a ironia que deu o tom de sua fala sobre o roqueiro.
Momentos depois, após cantar Saudade Fez um Samba, Caetano voltou ao seu assunto preferido na noite de 19 de agosto de 2008. "Sou fã do Lobão. Gosto do Lobão. Às vezes, eu respondo (provocações) com raiva. Mas, do Lobão, nunca consigo ter raiva", assegurou Caetano. Mais adiante, depois de apresentar o inédito samba Lapa, composto em tributo ao bairro do Centro do Rio que Lobão atacou na entrevista, Caetano alfinetou seu (des)afeto com dado histórico, afirmando que o termo universotário - usado por Lobão na entrevista - é criação do artista plástico Rogério Duarte, ligado à Tropicália. E assim, entre tapas e beijos, entre afagos e ironias, Caetano Veloso fez de Lobão um dos centros das atenções de seu (ótimo) show Obra em Progresso...

20 de agosto de 2008 às 02:37  
Anonymous Anônimo said...

Cantei a pedra há alguns posts atrás...

Só para constar: no encontro entre ambos que gerou entrevista à revista "Trip", em 2001, quando perguntado sobre se tinha CDs de Caetano, Lobão se derramou: disse que tinha toda a obra do filho de seu Zezinho, e que "Jóia" e "Estrangeiro" eram seus discos de cabeceira. Já Caetano respondeu
um singelo "não me lembro, não sei".

Briguinha tão verdadeira como nota de três. Admiração mútua, idem. Como classificar tal relação, então?

Felipe dos Santos Souza

20 de agosto de 2008 às 08:31  
Anonymous Anônimo said...

Bom... resumamos as coisas: são dois artistas talentosos que adoram aparecer, causar. Deve ser guerra de egos.

20 de agosto de 2008 às 10:36  
Anonymous Anônimo said...

Pura jogadinha de marketing, briguinha fake para dar um sal a mais na carreira.

Aproveitando:quem quiser poderá ver o show tão esperado da dupla de cantoras Alaide Costa e Fátima Guedes,no Teatro Fecap(SP),dias 5,6e 7 de setembro.
Um espaço perfeito para um espetáculo,que segundo o Mauro foi de belezura total.

20 de agosto de 2008 às 10:40  
Anonymous Anônimo said...

Impossível saber quem é mais babadeiro, Caê ou Lobão...

20 de agosto de 2008 às 12:12  
Anonymous Anônimo said...

O lobão é o maior hioócrita.Vive falando besteira e criticando todo mundo,mas depois vai e faz o mesmo,mas quando é ele,sempre tem um mmotivo que faz ficar certo.Vivia metendo o pau ém que grava acústico mtv e depois fez.Se ele tivesse feito um mea culpa,tudo bem.Errar é humano.Mas esse papo de eu fiz do jeito que eu queria e tal... e ridícula.Quem disse a ele que os outro tb não fizeram?Muitos tb não tinham muitos anos de carreira e tinham motivo pra tentar algo novo num repertório de qualidade e longividade?
O lobão devia calar o boca e parar de falar tanta besteira.

20 de agosto de 2008 às 12:34  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

fiz um comentario sobre o show no blog do Caetano:


http://www.obraemprogresso.com.br/2008/08/20/a-obra-de-ontem-segundo-um-fa/


dá uma passadinha lá.

abração, TYRONE.

20 de agosto de 2008 às 13:55  
Anonymous Anônimo said...

Dois dos mais inteligentes artistas da nossa música, até essa briguinha fajuta fica boa.

Jose Henrique

20 de agosto de 2008 às 14:02  
Anonymous Anônimo said...

Caetano e Lobão se merecem.

20 de agosto de 2008 às 15:19  
Anonymous Anônimo said...

Com todo respeito aa Caetano mas eu acho o Lobao um chato...
Cae esta dando muita importancia aa ele...existem muitos outros,mais muitos outros artistas mais inteligentes e mais talentosos que o Lobao na MPB...este aqui em casa no maximo que consegue eh ser um lobinho bobo.

20 de agosto de 2008 às 15:45  
Anonymous Anônimo said...

"Dois dos mais inteligentes artistas da nossa música, até essa briguinha fajuta fica boa."
Dois aonde?
De inteligente tem o Caetano...o outro hum hum, não convence!

20 de agosto de 2008 às 17:24  
Anonymous Anônimo said...

Acho que Caetano deveria cantar e pronto. Esses papinhos são chatos pra caramba ! Tão chatos como o disco CE. Todo a obra de caetano é excelente, com excessão do CE e CE ao vivo. Torço para este DVD ser bem mais legal que o último.

Edu - abc

20 de agosto de 2008 às 21:07  
Anonymous Anônimo said...

Caetano é inteligente mas é tão chaaaato....
Lobão é muuuuito chato. Só.

20 de agosto de 2008 às 22:54  
Anonymous Anônimo said...

Dizer que Lobão não é inteligente é falta de inteligência. :>)
Como diria Chico Buarque em referência a Pixiguinha: É inconteste.

Jose Henrique

21 de agosto de 2008 às 00:45  
Blogger Unknown said...

Mauro,

na segunda noite de Obra em Progresso, Caetano tirou LA MER e TODO ERRADO.

mas com Mautner fez VAMPIRO.

Rolaram alguns erros.

Não tinha gostado muito de "Lobao tem razao" e "Lapa", mas nessa segunda noite me soou mais claras estas canções. Gostei muito!

__

abração, Tyrone.

21 de agosto de 2008 às 03:19  
Anonymous Anônimo said...

Olha, eu concordo com o Edu que escreveu que esses papos todos são chatos demais.Tenho sentido a mesma coisa.Parece que tem uma obrigação de intelectualizar tudo, como se chegado uma certa idade bla bla bla, se cantasse e pronto eu também gostaria muito mais.Agora eu consigo ver uma beleza no Cê. Mas não posso deixar de achar os outros bem mais interessantes.

21 de agosto de 2008 às 06:27  
Blogger Edu Guimarães said...

Sinceramente tenho dúvida se o Lobão fala tudo isso pq tem convição ou se é puro marketing. Mas que são legais as declarações dele sobre o Rio e sobre a Bossa Nova - da reportagem citada pelo Caetano - isso são!

21 de agosto de 2008 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

"Dizer que Lobão não é inteligente é falta de inteligência. :>)
Como diria Chico Buarque em referência a Pixiguinha: É inconteste.

Jose Henrique"

Chico, Pixinguinha.Tudo certo!

Mas Lobão não.Tenho uma outra idéia do que é ser inteligente.E decididamente o Lobão não faz parte dela.
Então agora pra ser inteligente todos devem dizer que o lobão è inteligente?

21 de agosto de 2008 às 10:38  
Blogger Unknown said...

setlist do segundo dia...

- Lobão Tem Razão (Caetano Veloso) - com outros comentários sobre entrevista do Lobão para o JB
- You Don’t Know Me (Caetano Veloso)
- Desde Que O Samba É Samba (Caetano Veloso)
- Sem Cais (Caetano Veloso/Pedro Sá)

- Tarado Ni Você (Caetano Veloso)
- Por Quem? (Caetano Veloso)
- Incompatibilidade de Gênios (João Bosco/Aldir Blanc)
- Uns (Caetano Veloso)

- Saudade Fez Um Samba (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli) - com comentários sobre Carlinhos Lyra, a bossa nova e o cinema novo, rementendo a Perdeu
- Perdeu (Caetano Veloso)
- Base de Guantánamo (Caetano Veloso)
- Água (Kassin)
- Falso Leblon (Caetano Veloso)

- Três Travestis (Caetano Veloso)
- Vingança (Lupicínio Rodrigues)
- Você Já Foi À Bahia? (Dorival Caymmi) - com comentários sobre a letra e Caymmi
- Lapa (Caetano Veloso) - com comentários sobre Lobão
- Homem (Caetano Veloso)

- Odeio (Caetano Veloso)
- Nosso Estranho Amor (Caetano Veloso)
- A Cor Amarela (Caetano Veloso)

Bis:

- Leãozinho (Caetano Veloso)
- O Vampiro (Jorge Mautner) - com Jorge Mautner e Nelson Jacobina
- Manjar de Reis (Jorge Mautner e Nelson Jacobina) - com Jorge Mautner e Nelson Jacobina

________

A versão do bis, de Vampiro, com o Mautner, é uma beleza. Digna de entrar num DVD.

Na primeira noite as canções “Lapa” e “Lobão tem razão” não me pegaram - mas nesse segundo dia essas canções soaram-me mais claras. Os arranjos para essas duas inéditas são muito bons mesmo!!

Caetano se desconcentrou um pouquinho nesse segundo dia, mas o astral do publico foi menos frio que no primeiro dia. E continuo gostando da nova versão de “Uns”. A música “Agua”, do kassin alem de ser feita no show, é citada na letra de “Lapa” - é bem parecida com a versão do disco Futurismo, do ano passado.

Pra terminar, além das citadas, gosto também de “Saudade fez um samba”, “Perdeu”, “Sem cais” e “Falso Leblon”. Essas.

Ainda espero uma inclusao um dia de canções que Caetano não faz ha um tempo: Ele me deu um beijo na boca, Os Outros Romanticos, eu quero essa mulher, it´s a long way.

21 de agosto de 2008 às 10:58  
Anonymous Anônimo said...

Tudo "blá-blá-blá-blá, eu te amoooo"!
(alguém deveria fazer um post: "incoêrencias do Lobão no país dos desmemoriados"!)

21 de agosto de 2008 às 11:01  
Anonymous Anônimo said...

Isso certamente é um marketing combinado para ajudar o encalhado MTV do Lobão e esse engodo da obra em construção ou seja lá o que for que o caetano (sem mais a dizer) cria para vender disco e fazer show. Essa é a Verdade Tropical.

21 de agosto de 2008 às 11:49  
Anonymous Anônimo said...

Eu ficaria bem mais feliz se Caetano gravasse em DVD sua OBRA EM REVISÃO !!!

Imaginem um roteiro assim, com uma banda cheia de percussão baiana :

01 - BOAS VINDAS
02 - ALEGRIA ALEGRIA
03 - TROPICÁLIA
04 - ODARA
05 - UM ÍNDIO
06 - TIGRESA
07 - LEÃOZINHO
08 - TERRA
09 - SAMPA
10 - LUA LUA LUA LUA
11 - VOCÊ É LINDA
12 - QUALQUER COISA
13 - LUA DE SÃO JORGE
14 - BELEZA PURA
15 - MENINO DO RIO
16 - TRILHOS URBANOS
17 - LUA E ESTRELA
18 - CAVALEIRO DE JORGE
19 - QUEIXA
20 - ECLIPSE OCULTO
21 - O QUERERES
22 - MEIA LUA INTEIRA
23 - EU SOU NEGUINHA
24 - O ESTRANGEIRO
25 - FORA DA ORDEM
26 - VAMO CUMÊ
27 - ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO
28 - CHUVA SUOR E CERVEJA

Puxa, esse DVD eu comprava o meu e mais uns 4 para dar de presente !

Edu - abc

21 de agosto de 2008 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Fala, anônimo(a).
Como diria o Lulu: Não leve o personagem para casa...
Não gostar do Lobo é uma coisa, agora, negar sua astúcia é muita falta de perspicácia.
Enfim, bora encerrar essa prosa que esse papo já está pra lá de Marrakesh. :>)

PS: O acústico do Lobão e o Cê são discaços! Recomendo.

Um abraço

Jose Henrique

21 de agosto de 2008 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

ah, Edu tem muitas no seu roteiro que eu não aguento mais ouvir.Prefiro quando ele faz como no noites do norte ao vivo.onde cantou algumas dele gravadas por outros que ele não havia gravado.

21 de agosto de 2008 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Se Caetano revisar sua obra em DVD, vão dizer que está se repetindo, vivendo do passado, não produz mais novidades, etc etc... Mas se grava inéditas, como agora, dizem que é um engodo, que as músicas novas são chatas, isso e aquilo... Sempre vai haver alguma reclamação!

Deixem o cara produzir! Se o auge da criatividade e da inspiração já passou, se as novas não são melhores que as antigas, isso não é razão pra tanta crítica. Diante de tanta porcaria nova q existe por aí, é muito bom ter um compositor como Caetano Veloso ainda em atividade.

Além do mais, não vejo necessidade de um DVD de revisão da obra, com músicas que ele já gravou em versões definitivas, que ainda estão aí disponíveis pra quem quiser ouvir de novo, ou pela primeira vez.

21 de agosto de 2008 às 18:14  
Anonymous Anônimo said...

GALERA, VAMOS FOCAR!

O Comentário do Lobão sobre a Lapa é perfeito. O que os caras tão fazendo lá é arqueologia musical, aquilo paraece mais com um centro de tradições gaúchas do que com qualquer coisa múltipla, heterogênea. Sempre com aquel visual Che, os caras acham que o Marxismo tá vivo( o ninho dos pilotis), e que essa associação com o mundo marginal será a salvação. Pois a Lapa é só mais um lixo entre tantos outros lixos. E a Lapa é também luxuosa para quem tem grana pra pagar.

Bossa Nova não existe! Nem o Tom aguentou isso! Ele que foi pré e se tornou pós essa língua morta ( morta porque agora é infrutífera) sabia ser brasileiro e universal ao invés de participar de clubinhos de barquinhos.

O carioca da zona sul é o carioca e ponto. O da zona norte ( que o Lobão não conhece) e o da zona oeste, e o da baixada, e o da Barra, são mineiros surfistas, capixabas cordelistas, baianos high-tec, Pernambucanos Disfarçados e por aí vai.
PARA O PODER PÚBLICO, PARA A MÍDIA, PARA A INTELIGÊNCIA, PARA A ELITE CULTURAL, SÓ EXISTE LITORAL!
Lobão só está cuspindo no prato que comeu.

Se ser prolixo é ser inteligente, Caetano e Lobão vão ganhar o Nobel!

21 de agosto de 2008 às 19:31  
Anonymous Anônimo said...

Lobão tem que garantir o trocado da MTV. Lobo bobo como 90$ da Bossa Nova.

Presidente

21 de agosto de 2008 às 23:29  
Anonymous Anônimo said...

Dá-lhe Caetano, é gênio demais!Mal posso esperar para que saia o Dvd e o Cd do novo disco!

22 de agosto de 2008 às 00:49  
Anonymous Anônimo said...

Ta bom José Henrique, valeu.
até a proxima.
astuto.

22 de agosto de 2008 às 05:20  

Postar um comentário

<< Home