19 de julho de 2008

Scarlett dilui cancioneiro de Waits em CD ruim

Resenha de CD
Título: Anywhere I
Lay my Head
Artista: Scarlett
Johansson
Gravadora: Warner Music
Cotação: * 1/2

Em 2006, a (boa) atriz Scarlett Johansson se arriscou como cantora ao regravar Summertime, uma das pérolas do cancioneiro de George Gershwin (1898 - 1937) e Ira Gershwin (1896 - 1983), para um álbum de caráter beneficente, Unexpected Dreams: Songs from the Stars. Talvez por conta dos elogios por essa ação simpática, a estrela de filmes como Match Point acreditou que é cantora e resolveu iniciar carreira fonográfica que, se prevalecer o bom senso, vai ser encerrada com este Anywhere I Lay my Head, seu equivocado tributo ao cancioneiro do compositor norte-americano Tom Waits. A voz de Johansson é inexpressiva. Não somente pelo pouco alcance, mas, sobretudo, pela inexistêcia de uma musicalidade - mínima que seja - que a credencie a encarar a obra de um autor como Waits, habituado a compor canções de espírito teatral e densas imagens poéticas. Não por acaso, a melhor faixa do trabalho é o tema instrumental Fawn, que abre o álbum em atmosfera sedutora e grandiloqüente.

Aparantemente ciente da limitação vocal da pretensa cantora, o produtor David Andrew Sitek - guitarrista do TV on the Radio, grupo de rock indie, de Nova York (EUA) - esconde a voz de Johansson em atmosfera etérea que afasta o cancioneiro de Waits de seu universo original. A diluição fica evidente em faixas como I Don't Wanna Grow up, de inapropriada batida dance. Nem as intervenções de David Bowie - recrutado para fazer vocais de apoio em Falling Down e Fannin Street - conseguem impedir o fiasco do álbum. Não satisfeita, Johansson ainda se lança como compositora, em parceria com Sitek, em Song for Jo. Em suma, um dos piores discos do ano. Que a boa atriz volte logo para os estúdios. Os de cinema... Os de gravação de discos lhe são inúteis.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

que maldade com a gata da scarlet, deixa a moça cantar... pra mim, o visual já vale o disco

19 de julho de 2008 às 10:54  
Anonymous Anônimo said...

Finalmente!!!!!!!!Finalmente alguém tem a coragem de falar como o cd é ruim,como ela não é cantora,como a voz dela é inespressiva!Me irrita o fato de ótimos cds serem tão mal criticados por puro preconceito,e as pessoas serem sempre tão bondosas com a Scarlet.Ela é linda e um ótima atriz.Mas cantando...

19 de julho de 2008 às 13:42  
Anonymous Anônimo said...

Pô, concordo com o Junior.
É pra ouvir com os olhos. :>)

Jose Henrique

19 de julho de 2008 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

Você é um puta dum crítico medíocre.
Deve ser gay, só pode ser isso pra acabar com a cantora desse jeito.
Queria ser ela, é?

19 de julho de 2008 às 16:14  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 4.14, você está no blog errado. Procure o das Brasileirinhas. Aqui é para quem tem educacao e gosta de boa música!

20 de julho de 2008 às 17:48  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Tom, mas ainda não escutei esse cd de Scarlet.

A quem quiser ouvir uma voz feminina cantando algumas músicas do Tom, recomendo a trilha sonora do filme de Coppolla, O Fundo do Coração, de 82. Ele divide os vocais em duetos com uma cantora de timbre cristalino: Crystal Gayle. Esse disco é lindo!!!

20 de julho de 2008 às 23:34  
Anonymous Anônimo said...

Realmente o CD é péssimo. Na verdade é difícil só de imaginar ela cantando Tom Waits. Que dirá ouvir então...

21 de julho de 2008 às 04:39  
Anonymous Anônimo said...

Um dos melhores discos que já ouvi na vida. Quem gosta de cantoras como a Nico deve gostar da Scarlett. Mas ela não é para ouvidos populares, não...

23 de julho de 2008 às 22:52  

Postar um comentário

<< Home