7 de julho de 2008

Leila edita registro de show dividido com Gudin

Leila Pinheiro planeja lançar ainda em 2008 - provavelmente em outubro - o CD que registra o show feito pela cantora com adesão do compositor Eduardo Gudin em abril de 2007 no Teatro Fecap (SP). A gravação ao vivo vai ser editada pelo selo da artista, Tacacá Music. A idéia de Leila é badalar o lançamento do CD com nova temporada do show para possibilitar a filmagem de um DVD.
Para quem não associa a música ao compositor, Gudin é parceiro de Costa Netto em Verde, o samba que projetou Leila em escala nacional em 1985, no Festival dos Festivais, produzido e exibido pela Rede Globo. No show, a cantora e o compositor abordam a obra autoral de Gudin, composta com parceiros como Paulo César Pinheiro e Paulinho da Viola. Eis 13 músicas do disco:
* Chorei (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro)
* Mente (Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini)
* Ainda Mais (Eduardo Gudin e Paulinho da Viola)
* Sempre se Pode Sonhar (Eduardo Gudin e Paulinho da Viola)
* Luzes da Mesma Luz (Eduardo Gudin e Sérgio Natureza)
* Obrigado (Eduardo Gudin)
* O Amor Veio me Visitar (Eduardo Gudin e Roberto Riberti)
* Mordaça (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro)
* Verde (Eduardo Gudin e Costa Netto)
* Neo Brasil (Eduardo Gudin)
* Boa Maré (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro)
* Vida Dá (Eduardo Gudin)
* Velho Ateu (Eduardo Gudin e Roberto Riberti)

40 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu conheço muito pouco o repertório de Leila Pinheiro mas gosto muito de Verde do lp do Festival dos Festivais. Foi a partir dali que tive o prazer de conhecer a artista. Bons tempos esses com Oswaldo Montenegro (Condor), Tetê Espíndola (Escrito nas Estrelas), Abelhudos (rs eu era moleque tinha uns 9 anos com o Dono da Terra) etc Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de julho de 2008 às 11:09  
Blogger Ju Oliveira said...

Vi esse show no Fecap, foi bom pra caramba.

Na época a Leila ela disse que seria lançado em cd, mas como não ouvi mais nada a respeito, achei que não ia sair.

ótima notícia...

7 de julho de 2008 às 11:19  
Anonymous Anônimo said...

'Ainda Mais' é um samba bonito. Dor-de-cotovelo em forma de música.

7 de julho de 2008 às 12:47  
Anonymous Anônimo said...

Ótimo! Vou comprar e colocar meu sono em dia.

7 de julho de 2008 às 12:50  
Anonymous Anônimo said...

Mais um cd em que Leila estraga ou massacra músicas já cantadas com muito mais bossa, verve, sal e pimenta por outros cantores.

7 de julho de 2008 às 14:02  
Anonymous Anônimo said...

concordo com fáatima jurema: leila não tem nenhuma verve.
e acha que interpretar é fazer careta à lá elis regina.

7 de julho de 2008 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Credo, tem gente expressando sua insatisfação sem sequer ter escutado o CD. Não dá pra levar a sério. Esse CD é pra comprar de olhos fechados, pois tem tudo para ser perfeito. Eduardo Gudin é autor de ótimas músicas, e Leila dispensa comentários. Os chatos de plantão podem passar longe, pois certamente não vão compreender.

7 de julho de 2008 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Assisti este show no Teatro Fecap, foi tão bom que vi duas noites seguidas.Sem o piano,Leila pode se soltar melhor e realmente foi um dos grandes shows de 2007, que merece um cd ou dvd.Sem falar no repertório de Gudin que é de finíssima qualidade,compositor nota dez.

7 de julho de 2008 às 15:38  
Anonymous Anônimo said...

Muitas dessas músicas ganharam uma linda orquestração do próprio Gudin e boas interpretações da Fátima Guedes em 'Luzes da mesma luz'. Um cd pouco divulgado e que demorei muito a conseguir o meu, mas que vale à pena!
Eu passei a gostar da Leila em 'Catavento e Girassol' e acredito que será um bom trabalho.

7 de julho de 2008 às 15:38  
Anonymous Anônimo said...

LP é um exemplo cabal de que 'de boas intenções...'
Sem dúvida se trata de uma artista criteriosa e madura, mas sua inexpressividade compromete o resultado final de sua performance.

Gostei do repertório; espero que tenha resultado num CD interessante. Considero Catavento e Girassol a exceção na discografia da senhora. Um belo CD.

7 de julho de 2008 às 17:37  
Anonymous Anônimo said...

Gol de placa. Gudin é ótimo. Precisa ser mais gravado.

7 de julho de 2008 às 18:18  
Anonymous Anônimo said...

"Catavento e Girassol" é um trabalho magistral - um dos melhores da história da MPB. Quanto ao novo projeto de Leila acredito que será também um belo trabalho já que a cantora se sai muito bem interpretando Gudin. Além do mais o repertório é genial!

7 de julho de 2008 às 19:10  
Anonymous Anônimo said...

Não curto a música 'universitária' de Gudin. E Leila é um iceberg de emoção.
Vai faltar goma nesse tacacá.

7 de julho de 2008 às 22:44  
Anonymous Anônimo said...

Leila é uma ótima pessoa, boa cantora, mas como intérprete deixa a desejar. É pura técnica e o cantar é frio e sem emoção. O repertório é bom. Será um bom cd.

8 de julho de 2008 às 09:03  
Blogger Flávia C. said...

"Credo, tem gente expressando sua insatisfação sem sequer ter escutado o CD. Não dá pra levar a sério. Esse CD é pra comprar de olhos fechados, pois tem tudo para ser perfeito."

Credo, tem gente expressando satisfação sem sequer ter escutado o disco. Será que dá pra levar a sério?

8 de julho de 2008 às 09:30  
Blogger Flávia C. said...

Concordo com você, Léo, esse tem tudo para ser um grande disco. Gosto muito do Gudin e gosto também de algumas coisas de Leila Pinheiro. Só não gosto dessa coisa contraditória de não poder falar mal sem ter ouvido, mas tudo bem se derramar em elogios também por antecipação.

8 de julho de 2008 às 09:39  
Anonymous Anônimo said...

Não foi o caso de expressar satisfação, simplesmente pq ainda não ouvi o CD. Não é preciso ser um expert em interpretação de texto para compreender o q escrevi: o disco TEM TUDO PARA SER perfeito, considerando o grande potencial dos artistas envolvidos. Se de fato é perfeito, só saberemos depois. Ao contrário de outras pessoas, q conseguem avaliar negativamente um CD q ainda nem foi lançado.

8 de julho de 2008 às 09:41  
Anonymous Anônimo said...

Emoçao é algo muito relativo... Eu me emociono com as interpretações da Leila. Portanto, essa afirmação categórica de que seu cantar "é frio e sem emoção", pra mim não faz o menor sentido.
Vale a pena lembrar q Elis Regina, a maior cantora do Brasil, muitas vezes também foi alvo dessa mesma crítica equivocada. Muita gente considera técnica apurada como sinônimo de frieza interpretativa... Lamentável.

8 de julho de 2008 às 09:49  
Anonymous Anônimo said...

Léo falou tudo agora.

8 de julho de 2008 às 10:42  
Anonymous Anônimo said...

Leila é boa cantora e usa todo seu talento quando lança novas canções, como o cd Catavento e girassol, por exemplo. Às vezes, mas muito às vezes mesmo, resgata lindamente o que precisa ser resgatado (como Serra do Luar de Walter Franco). Infelizmente se perde em regravações excessivas, às vezes álbuns inteiros de regravações, e geralmente sabe escolher a dedo canções que, de fato, já foram magnificamente gravadas anteriormente por outros cantores. Tudo bem que, se o faz, é por desejo e direito seu de regravar tais canções. Mas que resultado obtém com isso? A julgar pelos resultados, tem sido bastante duvidoso. No caso específico de Gudin nem é nada grave, apesar de metade dessas músicas já terem encontrado uma ótima gravação no belo cd de Fátima Guedes com Gudin. Mas minha opinião é de que seria muito mais interessante se Leila lançasse um cd de inéditas de Gudin, como fez com... Catavento e girassol. Fica aqui minha opinião. Apesar disto, boa sorte e que seja um grande cd.

8 de julho de 2008 às 12:57  
Blogger Flávia C. said...

"Não é preciso ser um expert em interpretação de texto para compreender o q escrevi: o disco TEM TUDO PARA SER perfeito, considerando o grande potencial dos artistas envolvidos."

Léo, também não é preciso ser um grande escritor para ser educado. Eu entendi a parte que você disse que esse tem tudo para ser um grande disco, até concordei com você.

Mas, vamos convir, você foi bem taxativo ao dizer que esse será um disco para se comprar de olhos fechados. Era disso que eu estava falando, pois achei curioso você dizer algo assim logo após criticar alguém por ter emitido uma opinião sem sequer ter ouvido o disco.

Fátima, concordo com você, há muita energia gasta em regravações (e isso cabe não apenas a Leila Pinheiro). Também acho que seria mais interessante um disco de inéditas.

8 de julho de 2008 às 15:18  
Anonymous Anônimo said...

Leila é realmente sem graça, mas Gudin tem algumas coisas maravilhosas, e Fátima Guedes fez um belíssimo CD. Espero que aqui saia alguma coisa pelo menos razoável. Mas não aposto muito nas 'interpretações' da Leila.

8 de julho de 2008 às 15:55  
Anonymous Anônimo said...

Flávia, dizer q é um disco para ser comprado de olhos fechados não traduz exatamente uma opinião sobre ele. Eu quis dizer q um disco de Leila Pinheiro com repertório de Eduardo Gudin tem grandes possibilidades de ser um ótimo trabalho, portanto, merece ser comprado de olhos fechados (meu ponto de vista). O que acho estranho é afirmar "Mais um cd em que Leila estraga ou massacra músicas...". Afinal o CD ainda nem existe para ser julgado com tanta veemência, ainda mais pelo lado negativo. Antes de afirmar se o CD é bom ou ruim, acho mais prudente ouvi-lo.

8 de julho de 2008 às 15:57  
Anonymous Anônimo said...

Gente... se Leila Pinheiro é sem graça, Fatima Guedes é o que?

8 de julho de 2008 às 17:04  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Guedes tem estilo e uma voz muito peculiar. Além disso canta com intensidade; há uma densidade ali.
Leila parece uma Miami, limpa, bem cuidada, mas amorfa.
Assim: Fátima é estrada de terra; Leila, ciclovia de calçadão.

8 de julho de 2008 às 17:13  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Guedes é uma boa compositora com uma voz bem mediana. Nada mais.

8 de julho de 2008 às 17:35  
Anonymous Anônimo said...

Nada a ver comparações, mas vou dar meu pitaco nesta aqui: fátima guedes é menos cantora que leila, entretanto é bem mais expressiva que esta.
Fátima tem o que se chama de obra autoral. Rubrica tudo o que canta e compõe. Aliás, é excelente compositora. Par e par com ro rô, sueli costa e marina lima, por ex.
Acompanho a carreira de leila desde o 'sinal de partida', show para convidados, ainda em belém. Me entusiasmei no início, depois me incomodou sua performance muito calcada na elis (de quem, assumidamente, recebeu influência - e quem não?!), desambou para a bossa nova e aí foi numa colcha de retalhos cujo resultado não me agrada.
Quanto a tal apatia emocional da intérprete, tbm a mim sempre incomodou.
Leila me parece um boeing vistoso mas que não levanta vôo.

8 de julho de 2008 às 18:07  
Anonymous Anônimo said...

O Gudin é um craque, merecia ser mais valorizado.
Realmente, Fátima Guedes, Leila Pinheiro, Vânia Bastos etc
Essas cantoras são muito chatinhas, talvez seja esse o problema do Gudin.
Ele mesmo devia cantar as músicas dele(ele é bom cantor), antes só...

Jose Henrique

8 de julho de 2008 às 19:31  
Anonymous Anônimo said...

Acho que Leila tem alguns equívocos na carreira, mas tem também registros inesquecíveis: "Catavento e Girassol", "Na Ponta da Língua", "Olho Nu" e "Outras Caras" são trabalhos perfeitos ou quase.

8 de julho de 2008 às 19:39  
Anonymous Anônimo said...

José Henrique, aqui faço minhas as suas palavras. Nada a acrescentar.

8 de julho de 2008 às 21:08  
Anonymous Anônimo said...

Fátima é intéprete, Leila é cantora.

8 de julho de 2008 às 22:08  
Anonymous Anônimo said...

Uma dica para os navegantes:
O último disco do Gudin UM JEITO DE FAZER SAMBA é quase todo cantado por ele, não tem uma música ruim, discaço!!!

PS: Acrescenta aí, Zeca. Deixa de preguiça, cara! :>)

Jose Henrique

9 de julho de 2008 às 00:57  
Anonymous Anônimo said...

Leila é excelente.Pena que desperdiça tempo e grana gravando musicas do Gudin,que tem uma obra chatíssima

9 de julho de 2008 às 01:03  
Anonymous Anônimo said...

ambos são chatos, esta é que é a verdade.

9 de julho de 2008 às 08:27  
Anonymous Anônimo said...

Leila tem um timbre belíssimo, técnica perfeita, consegue pôr sentimento nas músicas sem precisar se rasgar, nunca gravou mediocridades para vender mais, e tem um extremo bom gosto que se reflete na classe e elegância com que conduz seu canto e seu piano.

9 de julho de 2008 às 09:58  
Anonymous Anônimo said...

Vcs falam apenas da interpretação da Fátima e esquecem que o disco inteiro é muito bom, e os arranjos feitos pelo próprio Gudin com orquestração são perfeitos. Leila tem todo o direito de regravar sim, apesar de concordar com a Fátima Jurema que seria bem melhor poucas regravações e mais inéditas.
No mais, Leila e Fátima são amigas tendo a primeira feito boas regravações da segunda como "Mais uma boca".

9 de julho de 2008 às 10:43  
Anonymous Anônimo said...

Leila tinha que se caetanear um pouco mais...

9 de julho de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Guedes melhorou muito a qualidade de seu vocal nos anos 90. Quem ouvia Fátima no rádio nos anos 80 e não ouviu os cds que gravou nos 90 (Pra bom entendedor, Grande tempo e Muito intensa) não sabe o que perdeu. Muito intensa, então, é um álbum lindissimo, com canções excepcionais de Fátima. E Luzes da mesma luz, com Gudin, é um lindo trabalho tanto vocal quanto instrumental. Vale a pena ouvi-lo!

10 de julho de 2008 às 00:52  
Anonymous Anônimo said...

Beleza, Gudin é genial, um dos grandes parceiros do grande Paulo César Pinheiro. Pena que no roteiro não tenha as duas do Gudin com o Guinga, "Etérea" e "Conversar Comigo", afinal, Leila Pinheiro tb é fã do Guinga.

Mas tudo bem, discaço pra comprar...

10 de julho de 2008 às 01:55  
Anonymous Anônimo said...

wow! Estou esperando este CD desde o dia em que assisti ao show.
FANTÁSTICO e PERFEITO!

14 de julho de 2008 às 00:26  

Postar um comentário

<< Home