11 de julho de 2008

Aos 60, Horta tem reeditado seu primeiro disco

Por conta dos 60 anos que Toninho Horta vai festejar em 2 de dezembro de 2008, a gravadora Dubas já pôs nas lojas outra reedição do primeiro álbum do artista, Terra dos Pássaros, criado e assinado por Horta com a Orquestra Fantasma. O disco foi gravado entre 1976 e 1979, no Brasil e nos Estados Unidos, país, aliás, onde o guitarrista estava em grande evidência na época. Reúne, no estelar time de convidados, nomes como Milton Nascimento, Raul de Souza, Airto Moreira e Wagner Tiso. No repertório, músicas como Céu de Brasília, Diana e Dona Olímpia - as três até hoje recorrentes em roteiros de shows de Horta. O disco voltou às lojas com nova capa. A original já tinha sido trocada na primeira reedição de Terra dos Pássaros em CD, produzida pela mesma Dubas em 1995, mas já fora de catálogo. O disco já virara raridade.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é importante que sempre se reeditem discos como esse, só acho que tem tido muito relançamento e pouco disco novo, e não é por aí

11 de julho de 2008 às 11:41  
Blogger Luiz Felipe Carneiro said...

Bela notícia, Mauro! Esse disco tinha que ser relançado...
Abraço,
Luiz Felipe.

11 de julho de 2008 às 14:12  
Blogger Márcio said...

"Terra dos Pássaros" teve sua primeira edição brasileira em CD lançada pela Dubas em 1995. Já estava fora de catálogo há um tempão, de modo que este relançamento é mais que bem vindo. Pena que não traga faixas bônus, como é comum, por exemplo, nos relançamentos de jazz da Rhyno. Tomara que haja ao menos comentários atuais, como já foi feito em relançamentos da própria Dubas. Pergunta: qual terá sido o motivo da mudança da capa?

11 de julho de 2008 às 16:45  
Anonymous Anônimo said...

Tenho a impressão de que hoje nada é lançado se não for pra comemorar aniversário de nascimento, de morte, de carreira, do primeiro encontro, da separação, do surgimento do movimento, do fim do movimento...

11 de julho de 2008 às 17:02  
Blogger rogerio santos said...

Fabuloso !

11 de julho de 2008 às 17:24  
Anonymous Anônimo said...

Não é o primeiro relançamento. Esse disco já tem versão anterior em CD.

11 de julho de 2008 às 18:47  
Anonymous Anônimo said...

Toninho Horta é mesmo uma maravilha, só mesmo a música pra dá orgulho de ser brasileiro.

Se o Daniel Dantas fugir, vai ser fácil de achar. É só procurar no bolso do Gilmar Mendes.

PS: Mauro, foi mal o comentário off music, mas a vida é uma só, tudo se mistura.

Jose Henrique

11 de julho de 2008 às 19:46  
Anonymous Anônimo said...

"Céu de Brasília" tem versão pungente de Simone, no disco "Face a Face", de 1977. E Toninho participa.

Curiosamente, no piano, não na guitarra que o fez um dos maiores músicos deste país.

Felipe dos Santos Souza

11 de julho de 2008 às 23:32  
Anonymous Anônimo said...

infelizmente a dubas continua com a mania de alterar a capa original dos discos.
tanto esta capa como a da edição anterior em cd não correspondem à capa original, esta pelo menos é a foto do encarte do lp.

12 de julho de 2008 às 17:24  
Blogger Maria Valéria said...

Oi Mauro e todos!

O relançamento de 'Terra dos Pássaros' em CD foi oportunamente planejado para aproveitar a comemoração dos 60 anos de Toninho Horta, em dezembro próximo.
O projeto era de lançar uma caixinha com os 2 ou os 3 primeiros discos, dois dos quais fora de catálogo - o 1º, 'Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta', e o 2º, 'Terra dos Pássaros'.

Mauro, a capa original disco (LP)não foi preservada na 1ª edição em CD, de 95, ao contrário do que você escreveu! E, já havia um desejo de Toninho, de relançar o CD com a capa original, a do LP.

E, essa foto da capa do CD que está aqui em seu blog, é a parte de dentro do LP original, que aparece na capa, naquele corte redondo do miolo do LP. Portanto, só agora foi preservada a capa original(quase...), claro, adaptada para caber num CD, que é bem menor do que um LP.
Eu havia passado ao Toninho uma idéia boa para o encarte, que ele gostou e aprovou, mas, nem sei se foi assim que saiu. Vou ver o CD, e tb vou ver com o Toninho sobre os detalhes, e torno a escrever aqui para vocês.

Esse CD nem está ainda no site da Dubas, não entendi o porque...
Mas, já está à venda em várias lojas virtuais, como Americanas, Submarino, SambaStore, etc.

Para a Adriana: no caso de Toninho Horta, ele teve poucos relançamentos de discos(e precisa ter mais, há vários CDs esgotados... Saíram alguns, mas, no Japão).
Toninho tem lançado vários discos novos, de abril 2007 até hoje já são 5 CDs, sendo um deles album duplo! E, já vem mais por aí!

Beijos a todos!

16 de julho de 2008 às 07:39  
Blogger Márcio said...

Maria Valéria, você sabe onde é possível comprar esses discos novos de Toninho Horta? Não os encontrei nos sites convencionais (FNAC, Submarino, Saraiva, etc.).

16 de julho de 2008 às 09:50  

Postar um comentário

<< Home