23 de junho de 2008

'Êxtase' reforça laços entre Senise e Peranzzetta

Pouco antes de morrer, em 14 de dezembro de 2006, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (1930 - 2006), ouviu Mestre Sivuca - música criada por Gilson Peranzzetta em sua homenagem - numa gravação demo enviada pelo pianista a João Pessoa (PB). A idéia de Peranzzetta era registrar o tema com o auxílio luxuoso do acordeom de Sivuca. A idéia não foi concretizada diante do estado já delicado do parceiro de Chico Buarque na valsa João e Maria. Mas a homenagem ao músico pode ser ouvida em Êxtase. Mestre Sivuca é a primeira das 14 faixas do quarto álbum do duo formado por Peranzzetta com o saxofonista e flautista Mauro Senise. E o tributo ao mestre da sanfona reverbera também em outra faixa do disco, Itabaiana, batizada com o nome da cidade natal de Sivuca. Trata-se de valsa.
Editado esta semana pela Marari Discos, Êxtase reforça os laços e as afinidades entre os dois grandes músicos. Composto e arranjado por Peranzzetta, o repertório combina lirismo e tonalidades jazzísticas em amplo leque rítmico que abre espaço tanto para um tango abrasileirado (Apanhei-te Pianinho, tema que remete a Ernesto Nazareth) como para um choro (Celebrando Jobim, com a adição das cordas da Orquestra dos Sonhos). Entre os destaques, há Por um Triz - faixa de textura camerística - e Aboio, lindo tema que reverencia a força do povo nordestino. Dez!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

dois músicos de primeiro time. Peranzetta tem participação importante na obra do Ivan Lins com seus arranjos.

23 de junho de 2008 às 17:54  
Anonymous Anônimo said...

Peranzzetta é muito bom como arranjador (a introdução de violoncelo em 'Começar de Novo') e acompanhando cantores (a economia de recursos, a beleza dos acordes e contracantos, as citações inesperadas).

Quando entra na seara instrumental, sei lá, fica diferente. Não entendo bem sua versão para 'Surfboard' (c/Marcio Montarroyos) nem aquele disco do GP Trio que começa com 'Casa Forte'. Acho que Gilson é de uma escola que abusa dos ornamentos no piano, sobretudo das apojaturas.

23 de junho de 2008 às 18:13  

Postar um comentário

<< Home