1 de junho de 2008

DVD capta apuro pop do show 'Inclassificáveis'

Resenha de DVD
Título:
Inclassificáveis
Artista: Ney
Matogrosso
Gravadora: EMI
Music
Cotação: * * * *

Inclassificáveis - belo e impactante show que Ney Matogrosso estreou em setembro de 2007 em Juiz de Fora (MG) e que o cantor ainda está apresentando em turnê pelo Brasil - marcou a retomada de uma atitude pop pelo artista. Postura expressa não somente nos figurinos brilhantes, mas também, e sobretudo, no repertório recolhido entre compositores majoritariamente outsiders e na ambiência roqueira de alguns dos 20 números do show. Em ótima forma vocal que desafia seus 66 anos, o cantor apresentou roteiro politizado em que alfineta a realidade nacional. O DVD ora editado pela EMI Music - com o registro feito no Canecão (RJ) em 8 de janeiro de 2008 sob a direção de João Jardim - faz jus ao show e não dilui seu impacto visual. Todo o requinte pop de Inclassificáveis é captado em filmagem detalhista que prioriza closes em Ney e no brilho dos figurinos. Musicalmente, o tom do repertório é mais enérgico do que o da gravação feita em estúdio e já lançada em CD. Aliás, as quatro músicas limadas do CD, por falta de espaço, reaparecem obviamente no DVD: Novamente (em registro diverso do apresentado no CD/DVD Vivo, de 2000), Cavaleiro de Aruanda (número que tem arranjo chupado do show Tecnomacumba, de Rita Ribeiro), Simples Desejo (sucesso de Luciana Mello rebobinado por Ney no bis) e Pro Dia Nascer Feliz (música que fecha o bis para garantir a apotoese final). Nos extras, há making of com entrevista com o cantor e depoimentos superficiais dos compositores que forneceram as inéditas do repertório. Aliás, o material adicional poderia ter sido mais bem-cuidado, mas, no todo, Inclassificáveis, o DVD, honra o histórico glorioso de Ney Matogrosso nos palcos nacionais e complementa o CD homônimo.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Alguem me sabe dizer se esse DVD ou esse espectaculo vêm para Portugal? Maura diga-me.
Abraços de Portugal e continuação de bom trabalho.

1 de junho de 2008 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Valeu pela resenha.
O espetáculo está ótimo mesmo. E Ney é Ney. Adorei vê-lo semana que passou no Programa do Jô.
Está em perfeita forma.

Glauber 97

1 de junho de 2008 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Enganei-me, peço desculpa, escrevi "Maura" em vez de Mauro. Peço desculpa.
Aguardo uma resposta.

1 de junho de 2008 às 17:36  
Anonymous Anônimo said...

Achei que a qualidade da imagem do DVD não está boa. Vocês perceberam isso?

1 de junho de 2008 às 18:17  
Blogger Pedro k. said...

Caro Tiago Ramalho,

Boa noite.

Sim Vem, vem!

ainda não há data oficial, mas vem, pelo menos ao coluseu de lisboa.

obrigado,
Pedro K.
Rock-n-brasil.blogspot.com

1 de junho de 2008 às 18:21  
Blogger Flávia C. said...

Olha, Tiago, não sei se vai para Portugal, mas vem para Londrina! Uhuuu!!! \o/

1 de junho de 2008 às 18:53  
Anonymous Anônimo said...

O DVD tá lindo ! Adorei !
Gostaria de mais extras, detalhes dos adereços, alguns feitos até pelo próprio Ney... Mas a gente sempre quer mais né ? rs rs
Nota 10.

Edu - abc

1 de junho de 2008 às 21:35  
Anonymous Anônimo said...

A Capa é horrível!!! O dvd é bom. Mas prefiro Ney cantando uma tradicional MPB.

2 de junho de 2008 às 00:56  
Anonymous Anônimo said...

O show "Inclassificáveis" é simplesmente deslumbrante, uma das coisas mais impressionantes e competentes que eu já vi. E seria impossível um DVD conseguir captar toda a magia, energia e jovialidade que Ney e sua banda transmitem ao vivo.
Assistindo ao DVD, fica claro que existe um intenso brilho, uma luminosidade que emana da figura de Ney (ajudado pelo belíssimo figurino de Versolato), que as cámeras não conseguem registrar. O palco do Canecão tem o pé-direito baixo demais, e a grandiosidade do cenário é comprometida, assim como a impactante iluminação. Mesmo assim, eu gostei muito do DVD, e não deixa de ser uma bela recordação deste inesquecível show. E não é esse mesmo o objetivo dele?
Qto ao comentário do anônimo acima, de que a imagem do DVD não está muito boa, ele que me desculpe, mas deve ser o equipamento dele que está c/ algum problema, pois a qualidade da imagem e do som deste trabalho estão impecáveis, o acabamento é excepcional.

2 de junho de 2008 às 04:00  
Blogger Flávia C. said...

Calma, Guillermo, ele só disse que a capa é feia, hehehe, o que, convenhamos, se comparada à capa do cd, deixa a desejar mesmo.

2 de junho de 2008 às 09:22  
Anonymous Anônimo said...

Também não gostei da capa.Nem um pouco.Mas por outro lado gosto das canções.Minha duvida continua sendo somente por Porque que a gente é assim? Que ja foi no tempo, e o Ney ja cantou demais, mesmo tendo tudo a ver com o tema do show.

2 de junho de 2008 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

Ver um show dele é tudo de bom, como até agora não pude ver o último, o jeito é comprar o dvd e me deliciar com o esplêndido artista que é Ney Matogrosso.

2 de junho de 2008 às 11:25  
Anonymous Anônimo said...

Eu vou comprar esse DVD, porque assisti à estréia desse show no Canecão, quando ocorreram alguns problemas técnicos que ofuscaram um pouco o brilho da apresentação.

Estréia é sempre complicado. E eu não consegui ingresso para as outras apresentações que ele fez.

Mas no geral, o show foi muito bom. E no DVD, deve estar tudo muito bonito e muito bem executado, como todo show do Ney.

Viva Ney Matogrosso, o melhor cantor brasileiro, no somatório voz, presença de palco, repertório e atitude.

abração,
Denilson

2 de junho de 2008 às 11:39  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei impactada com este show e agora estou feliz com a possibilidade de tê-lo em DVD.
Ney continua primoroso, eloquente, deslumbrante.

maria

2 de junho de 2008 às 15:52  
Anonymous Anônimo said...

Já comprei, tá ótimo.
E a caixa com os ralançamentos da discografia ??? quando sai ?

Edu - abc

2 de junho de 2008 às 18:56  
Anonymous Anônimo said...

A capa é nerd mas o conteúdo é show.

Ney é o maior cantor brasileiro. E performer.

2 de junho de 2008 às 22:52  
Anonymous Anônimo said...

Indescritível a emoção (e o choque) que senti qdo aquela cortina levantou e revelou Ney Matogrosso, divino, reluzente, único, deitado lânguido naquele divã... o movimento dos seus braços, parecendo asas, e a seguir o melhor de tudo: a voz, incisiva, cortante como uma navalha em "O tempo não pára".
Comprarei este DVD, é claro, mas também acredito ser impossível que a gravação consiga registrar metade do impacto das apresentações de Ney ao vivo. Concordo com o Denilson: Ney é o melhor cantor brasileiro. Tenho 23 anos, e só recentemente pude descobrir isso. E que inveja eu tenho dos meus pais e dos antigos fãs que se deliciaram ao longo de 35 anos com os shows dele! Mas Ney é eterno, e virão outros, muitos outros trabalhos tão lindos como este.

3 de junho de 2008 às 03:48  
Anonymous Anônimo said...

Eu de novo: a Flávia está equivocada. Acho que o Guillermo referiu-se ao quarto comentário, do anônimo que não teria aprovado a qualidade de imagem da gravação do DVD, e não ao comentário do outro anônimo que disse não ter gostado da capa.
Abraços a todos.

3 de junho de 2008 às 04:04  
Blogger Flávia C. said...

My fault! o/
=)

3 de junho de 2008 às 14:43  

Postar um comentário

<< Home