18 de junho de 2008

Dudu soa redundante na roda-viva dos ao vivos

Resenha de CD / DVD
Título: Roda de Samba
ao Vivo
Artista: Dudu Nobre
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * 1/2

Por conta da queda nas vendas, a apática roda-viva da indústria fonográfica permanece girando em torno de DVDs e CDs ao vivo. Três anos depois de ter lançado bom registro de show, Dudu Nobre volta a apresentar um projeto do gênero. Por mais que o roteiro esteja centrado no partido alto, incluindo temas de mestres como Candeia (1935 - 1978) e Pixiguinha (1897 - 1973), Roda de Samba ao Vivo soa inevitavelmente redundante. O dueto gracioso de Dudu com Roberta Sá em Quem É Ela? e algumas inéditas de bom nível - como Tinha Cachaça no Meio e Seu Gastão que Vai Bancar - ajudam a amenizar tal redundância, embora paire no ar a sensação de que, a rigor, este registro de show pouco vem a somar na discografia de Dudu Nobre. O vigor de Nei Lopes em Tempo de Don Don contrasta com o tom burocrático de Zeca Pagodinho em Velho Ditado, sinalizando que até mesmo alguns convidados já não têm paciência para tantas participações em gravações ao vivo. Já é hora de mudar o disco...

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

em tudo o Mauro tem que livrar a cara da Roberta... é impressionante

18 de junho de 2008 às 18:52  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente, não acho que soa redundante não Mauro! Tá certo que não aguentamos mais a fase de projetos ao vivo, mas isso deve-se ao advento do dvd! É muito ruim lançar dvd de estúdio, sem o calor do público e, pior ainda, quando é dublado! Mas, voltando ao cd do Dudu (não tenho ainda o dvd)...o repertório é de primeira qualidade inicia muito bem com três partidos do Candeia (Sinhá, sinhá, Gamação e Peixeiro Granfino), com a inédita Tinha cachaça no meio (em parceria com Almir Guineto e Fred Camacho) e, depois vem o Quem é ela?. Essa última, como sempre com uma Roberta Sá graciosa (aliás, fiquei apaixonado pela sua participação no show Tributo à Gonzaguinha. Que moça linda!O que ela viu naquele cara? Por favor, Roberta regrave Senhora Rezadeira!).
Voltando..... o Dudu não deixa o samba cair ao cantar a bela É preciso muito amor de Noca da Portela e ainda encontra fôlego de exaltar grandes compositores como Xangô da Mangueira(Moro na Roça, sucesso de Clementina, e Recordações de um batuqueiro), Monsueto (em Lamento da lavadeira), um compositor que precisa ser resgatado sempre, e ainda adentra no terreiro Salgueirense, exaltando Geraldo Babão que é um grande compositor da escola em Viola de maçaranduba e Mocotó com Pimenta. Só por esses registros já vale o disco!
O que achei dispensável foram as regravações de sempre: SPC, Ô Irene, Vai lá, vai lá, Cadê ioiô, São José de Madureira, Brincadeira tem hora etc. Já deu!
Mas, o cd é muito bom e não decepciona. Fostes injusto com o garoto, Maurão! Duas estrelas e meia? Muito pouco. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Protesto: Cadê D. Beth? Poderia colocá-la cantando São José de Madureira ou que colocasse Goiabada Cascão que estourou primeiramente na voz dela! Zeca, Martinho e Nei Lopes também não decepcionaram!

18 de junho de 2008 às 19:49  
Anonymous Anônimo said...

Apesar de também estar me cansando de projetos ao vivo...ainda acho que a linha de samba que Dudu traz se faz melhor ao vivo mesmo.

Glauber 97

18 de junho de 2008 às 20:57  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, como foi a participação da Beth no tributo a Gonzaguinha?

18 de junho de 2008 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

em tudo o Mauro tem que livrar a cara da Roberta... é impressionante [2]

18 de junho de 2008 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

O show foi muito bom, cada artista cantou duas músicas do compositor. O único senão foi justamente com a Beth que destoou dos demais artistas ao cantar Folhas Secas (por sinal todos sabiam o samba de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito). Acho que por ter registrado uma música do compositor na sua discografia (O que é, o que é?) fiquei com a impressão de que ela desconhecia outras. Mas, mesmo assim o público veio abaixo com o final. Primeiro, pelo critério de grandeza (rsrs) entrou Roberta Sá, depois pela ordem Zeca Baleiro, Elba e Beth. E a Roberta conseguiu cantar sem retorno a primeira música (Recado) e ainda na segunda (Tem de dia que de noite é assim mesmo) driblou problemas de microfonia. Mas, os outros artistas (Elba e Zeca) eu não consegui identificar as músicas, por desconhecer, até porque, curto mais os sambas e eles, felizmente, cantaram muitos: Com a perna no mundo, E vamos à luta, O que é, o que é? etc. E os clássicos: Explode Coração e Sangrando, claro, não poderiam ter faltado. Muito lindo e que falta faz o grande Gonzaguinha!
Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

19 de junho de 2008 às 08:35  
Anonymous Anônimo said...

Vocês querem o quê? Que o Mauro fale mal da Roberta? Ela é genial mesmo, vamos admitir.

19 de junho de 2008 às 08:48  
Anonymous Anônimo said...

em tudo o Mauro tem que livrar a cara da Roberta... é impressionante ( 3 )

esse rapaz poderia simplesmente desaparecer.

19 de junho de 2008 às 14:23  
Anonymous Anônimo said...

Vocês querem o quê? Que o Mauro fale mal da Roberta? Ela é genial mesmo, vamos admitir. [2]

19 de junho de 2008 às 15:22  
Anonymous Anônimo said...

Mais um que canta com a boca mole.

19 de junho de 2008 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Faltou Alcione, Bethania, e Simone no Tributo ao Gonzaguinha, já que são suas maiores intérpretes.

Agora sobre o DUDU. Extremamente preguiçosa sua resenha Mauro, este trabalho ao vvo do Dudu Nobre tem a mesma ótima qualidade do primeiro. Dudu resgatou sambas importantes, trouxe novos, está cantando muito bem, tem uma ótima banda, achei este trabalho fantástico e bem acima dos últimos de estúdio que ele vem fazendo. Acho que a participação do Zeca pagodinho foi preguiçosa, fora isso, é um ótimo trabalho. Acho que você poderia reavaliar para não ser injusto com o Dudu. Assisti ao show de lançamento, num Circo Voador mea bomba, Roberta Sá, realmente graciosa, nei Lopes com amesma jovialidade do DUDU, e o dono da festa apresentando o melhor do samba. Perto de tanta mediocridade relacionada ao samba, chega a ser cruel sua resenha.

19 de junho de 2008 às 18:38  
Anonymous Anônimo said...

Vocês querem o quê? Que o Mauro fale mal da Roberta? Ela é genial mesmo, vamos admitir. [3]

20 de junho de 2008 às 00:49  
Anonymous Anônimo said...

Eu particularmente não concordo com a opinião do Mauro,o dvd está muito bom ele abrindo cantando Candeia,que está fazendo 30 anos de sua morte,é uma bela homenagem.A banda como falou o amigo acima é muito boa e bem conduzida por Rildo Hora,tendo Mestre Gordinho do Surdo como destaque,enfim pra quem gosta de samba não tem do que reclamar.

24 de junho de 2008 às 01:32  

Postar um comentário

<< Home