11 de junho de 2008

Dorina canta samba com atitude e desenvoltura

Resenha de show
Título: Dorina e Grupo Samba com Atitude
Artista: Dorina e Grupo Samba com Atitude
Local: Teatro Rival (RJ)
Data: 10 de junho de 2008
Cotação: * * * * (Dorina) e * * (Samba com Atitude)

Ao surgir no meio da platéia em direção ao palco do Teatro Rival, já cantando os versos de Zé Tambozeiro, empolgante samba da lavra de Candeia (1935 - 1978), Dorina já mostra a que veio. Ela canta samba. E o faz com alegria, desenvoltura e a intimidade de quem conhece bem o mundo que gera seu repertório. O show feito pela intéprete na noite de terça-feira, 10 de junho de 2008, confirmou o que todo o meio do samba carioca: Dorina é bamba. Falta somente merecida oportunidade mercadológica para que seu canto extrapole os pagodes cariocas e conquiste todo o Brasil.
No show feito no Rival, a cantora dividiu o palco com o Grupo Samba com Atitude, que se alternou com Dorina na apresentação do roteiro. Se deixou boa impressão ao acompanhar a intérprete em sambas como Obaxirê, parceria de Roque Ferreira com Toninho Geraes, parece faltar ao grupo atitude na hora de garimpar seu próprio repertório - a rigor, bastante irregular. Os músicos deviam ser o exemplo de Dorina, que intercalou inéditas de seu próximo disco - como o melódico samba Sonhava, da lavra de Luiz Carlos da Vila com Riko Dorilêo - com uma homenagem a Marlene, prestada com O Apito do Samba, e um tributo a Johnny Alf, de quem Dorina reviveu Eu e a Brisa somente na companhia do violão de Carlinhos Sete Cordas. Outro número surpreendente foi a inserção de Gota d'Água no universo do pagode carioca sem nenhum prejuízo da carga dramática da música de Chico Buarque.
Após apresentar partido de alto quilate colhido no terreiro de Wilson Moreira e Nei Lopes (Fidelidade Partidária, de ritmo marcado pela platéia nas palmas das mãos) e samba dolente de Almir Guineto (Mel na Boca, não incluído no álbum de 2003 dedicado por Dorina ao repertório do compositor), a cantora ainda tira do baú Padroeira, samba que Beth Carvalho lançou em seu álbum Beth, de 1986, e que regravou em dueto com Dorina no próximo CD da colega. Enfim, um show envolvente nas partes da artista. Com atitude, Dorina canta samba da melhor qualidade.

30 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes: não pude assistir ao bloco final do show de Dorina, pois tinha que seguir para a gravação do DVD de Maria Rita. Portanto, texto e cotações se referem somente ao que foi visto.

11 de junho de 2008 às 09:38  
Anonymous Anônimo said...

Mauro como sempre perfeito na observação. Falta descobrir a Dorina como tantas outras cantoras de Samba. O mercado poderia apostar como fazia em meados dos anos 70 e 80 com o trio ABC do Samba. Num tempo em que as cantoras novatas de repertório "mpbístico" recorrem ao samba, as que são do meio parece que estão ofuscadas. No mais, até mesmo com Roberta Sá, que eu adoro, tenho enxergado um certo descompromisso (ainda bem!) na condução da sua carreira. Ela agora tem percorrido outros quintais (que o diga no novo cd do Dudu Nobre, muito bom por sinal!) para atingir o reconhecimento e a popularidade que o Samba proporciona. E tomara que lhe dê e depois não vire às costas! Abs e salve Dorina! Ficarei na espera pelo novo cd.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

11 de junho de 2008 às 09:43  
Blogger Flávia C. said...

"O show feito pela intéprete na noite de terça-feira, 10 de junho de 2008, confirmou o que todo o meio do samba carioca:..."

O que todo o meio do samba carioca o quê? Acho que faltou informação ali...

Nunca tinha ouvido falar em Dorina, mas vou procurar, porque fiquei com vontade de ouvir.

11 de junho de 2008 às 10:34  
Blogger claudia said...

Realmente a Dorina já deveria ter estourado no Brasil todo, pois talento, competência, profissionalismo ela tem de sobra.
O show foi maravilhoso e emocionante, principalmente quando da sua interpretação de Gôta d'água, emendendando com Lama nas Ruas. Foi dezzzzzzzzzzz.

11 de junho de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Concordo , Dorina estava divina... como sempre.

11 de junho de 2008 às 11:05  
Anonymous Anônimo said...

Realmente Dorina foi maravilhosa!
Sua interpretação em Eu e a Brisa, com Carlinhos Sete Cordas, foi o máximo. Como também em Gôta d"água./Lama nas Ruas... foi tudo de muito bommmmmm.

11 de junho de 2008 às 11:07  
Anonymous Anônimo said...

Dorina, dona de uma voz e de uma presença no palco que a tornam uma artista de verdade, não é conhecida pelo grande público. O que é muito estranho! Talvez, nem tanto... Nesse "país de cantoras", como coloca o Mauro, parece que cantoras de verdade como a Dorina perdem as espaço para aquelas que só têm bossa... E minha gente, é preciso mais que bossa para cantar!
Talvez estejamos acostumados com as mesmas cantoras que cantam sussurrando, que rodam a sainha, que tem flor no cabelo, e que cantam um samba triste pra caramba sorrindo. (?!)
Bem, quando vemos Dorina no palco... aí essas que só tem bossa ficam nos chinelinhos que elas mesmas usam...
abraço
Maria Aparecida
Rio de Janeiro, RJ

11 de junho de 2008 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

Realmente a apresentação da Dorina foi dezzzzzzzzzzz.
Sempre mostrando a grande sambista que é. Com profissionalismo e um repertório ...pra ninguém colocar defeito...
E viva o samba, viva Dorina !!

11 de junho de 2008 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

De fato, a Dorina mandou muito bem, gostei demais do samba do Ney Lopes e da música do Chico Buarque. No bis ela ainda quebrou tudo cantando "Samba pras moças". Seus shows são cada vez mais imperdíveis.

Antonio César - RJ

11 de junho de 2008 às 11:33  
Blogger Thiago Herzog said...

O show foi realmente maravilhoso, ela merecia estar bombando nacionalmente, ela merece. Era meu aniversário, comemorar com a voz dela talvez tenha tornado este dia o melhor já comemorado em minha vida. E, concordando com a Cláudia, é grande a interpretação
dela de Gota D´Água.
Sucesso Dorina, vc merece.

11 de junho de 2008 às 12:59  
Blogger Unknown said...

ela é uma pessoa coerente.....merece estar aonde está pois nem sempre talento consciência e humildade andam de mãos dadas...........

11 de junho de 2008 às 14:05  
Blogger Mauricio Araujo said...

Infelizmente não tive oportunidade de assistir ao show por motivos profissionais , mas pelos comentários de Mauro Ferreira ,apenas já confirmam tudo o que acantora Dorina representa !! Já conheço bem o trabalho dessa grande artista e profissional , estive na gravação de seu DVD , e a mesma já se apresentaou várias vezes na casa em que faço a direção artística ( BOM SUJEITO ),e realmente ,elajá devia ter sido valorizada por uma multinacional dessas aí , que valorizam "coisas" que às vezes não tem nem a metade da história que a "nossa" Dorina tem no cenário musical .
"" SORTE DORINA ""

11 de junho de 2008 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

A Dorina sempre mandou bem,infelizmente não lhe é dada o verdadeiro valor. Não desmerecendo essas cantoras que estão descobrindo o samba antigo agora na Lapa, ela já cantava e bem sem imitar ninguém e aproveitando modismo.Valeu Dorina. "Foi beira-mar,foi beira-mar quem falou"...!
Gil Ribeiro.

11 de junho de 2008 às 14:10  
Blogger Nelson Breanza said...

Infelizmente não tive a oportunidade de assistir a este espetáculo, porém quem viu a Dorina no DVD Casa do Samba fazendo parceria com Walter Alfaiate em (Falso Amor Sincero - Nelson Sargento), ou no DVD Cidade do Samba fazendo parceria com Almir Guineto em (Mel na Boca), ou ainda no Show em homenagem à Jovelina Pérola Negra, ou ainda em tantas outras apresentações desta maravilhosa cantora, ou ainda não ouviu seu último CD "O violão e o samba", não tem como não reconhecer nela uma excepcional interprete, além daquele samba-no-pé que só os sambistas de verdade conseguem ter !!!!
Parabéns pela crítica Mauro, mas quem já teve algum contato com esta maravilhosa cantora não poderia esperar coisa diferente !!!

Quanto ao fato de Dorina ainda não ser reconhecina nacionalmente - comentário feito pelo anônimo - tenho uma observação a fazer, infelizmente o que é bom não chega ao grande público através dos meios de comunicação de massa, cabe a nós, através das nossas redes fazer este papel !!!!!

Parabéns Mauro, Parabéns Dorina !!!!!

Nelson Breanza
São Paulo - SP

11 de junho de 2008 às 14:27  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, se você não viu o bloco final do show da Dorina, você não perdeu...você achou, meu caro! Lembro que no final de 2000, vi a Dorina cantando no Arramco do Engenho de Dentro, lançando seu CD "Dorina.com" numa noite perdida de outras atrações.Fiquei encantado com essa moça de Irajá.Dias depois convidei-a a cantar no Teatro Henriqueta Brieba, no Tijuca Tenis Clube.Sugerir inclusive o repertório."Dorina canta João Nogueira".De lá pra cá e de cá prá lá, nunca mais a perdir de vista.Um beijo, amiga.Continue sendo essa cantora de 'fino trato' como disse certa vez sobre você, o mestre Ney Lopes.
Vavá

11 de junho de 2008 às 14:46  
Anonymous Anônimo said...

Faço minha as palavras da Maria Aparecida, e mais como diz o poeta "...pra cantar samba é preciso muito mais..." e esse muito mais que faz a diferença, que só Dorina tem.
Sorte e sucesso, mais que merecido.

11 de junho de 2008 às 15:11  
Anonymous Anônimo said...

Ah gente fala sério a mocinha aí que não conhece a Dorina é porque não ouve samba - Dorina esta no DVD Cidade do Samba, que inclusive Mauro fez resenha. Já foi indicada ao premio Tim como melhor cantora de samba, concorrendo com Alcione, já foi para o exterior cantar nosso samba. Perdoem-me as outras, mas cantora de samba mesmo hoje de novas é Dorina.
Ah! Mauro fiquei feliz de voce ter gostado da Dorina, ah eu também gosto da Roberta Sá, Martinália, Maria Rita, mas samba mesmo Dorina.

11 de junho de 2008 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao show de ontem no Rival: fantastico ! Dorina deu "show !!!". Está atravessando uma excelente fase, e a mídia nacional que se prepare, ela está chegando. Tomara que venha logo o DVD. Aliás, parabéns a todos nós cariocas por termos essa legítima interprete de samba, a nossa música de raiz.
Como ela diz ´quando canta "Dna. Maria do Babado": bate palma aí !
Ela merece.
Ronaldo Santoro

11 de junho de 2008 às 16:03  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com vc quando fala que "falta somente merecida oportunidade mercadológica para que seu canto extrapole os pagodes cariocas e conquiste todo o Brasil"...
Mas ela consegue.

11 de junho de 2008 às 17:36  
Anonymous Anônimo said...

Também acho a Dorina maravilhosa! mas chega de rasgação de seda, o qu eu quero mesmo é ouvir seu novo trabalho o Samba de Fé, parece que vai arrebentar! sorte!

11 de junho de 2008 às 18:54  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente, talentos verdadeiros, às vezes demoram a ter reconhecimento e repercussão nacional. Dorina na minha opinião, foi o que de melhor o samba (de verdade) pôde ganhar nos últimos anos. Talento e personalidade definem Dorina como uma estrela que chegou pra ficar. Parabéns, Dorina! Parabéns, Mauro!

Rogerio Bahiense

11 de junho de 2008 às 19:21  
Anonymous Anônimo said...

Algo na voz da Dorina me incomoda, mas o repertório é tão bom, que sempre compro seus cds.

11 de junho de 2008 às 20:47  
Anonymous Anônimo said...

Já que citaram a participação dela no dvd cidade do samba me saiu meio que forçada - aquela rodada em que menciona Yemanjá, não me convenceu - Bethania faria melhor sem rodar... Algo na voz dela me incomoda também.Se ainda não chegou lá é porque não chegou a hora. Quando a hora chegar tomara que ela já não se sinta a dona da cocada branca, haja visto os muitos elogios.
Se tiver competencia vai mesmo conseguir seu lugar, pois quem tem competencia se estabelece.

Boa sorte pra ela!
Glauber 97

11 de junho de 2008 às 23:19  
Anonymous Anônimo said...

Que beleza! Baixou o fã clube da Dorina aqui. Realmente, o Violão e o Samba, com os grandes Carlinhos Sete Cordas e Cláudio Jorge é um dos grandes discos do ano passado. Tem de tudo! De Paulinho a Candeia, Luiz Carlos da Vila, Cartola, Paulinho Pinheiro, Nei Lopes etc
O Sambas de Almir (na minha opinião o melhor disco dela) se alguém puder me indicar aonde encontrá-lo, ficaria grato. E deixar o registro de um dos melhores shows que assisti com os Suburbanistas (ela, Mauro Diniz e Luiz Carlos da Vila) no Rival. Dorina é coerente e sem dúvida mereceria um maior destaque. Está no caminho certo! Sem modismos, valorizando o melhor do samba e com muita humildade. Muita sorte!

Marcelo Barbosa - Brasília

3:37, deixa de ser mané! Qual o problema da menina desconhecer a Dorina? Liga não Flávia! Bjo.

12 de junho de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Achei o cd com sambas de Almir por 10 reais, acho que na loja americanas, mas isso faz um tempinho, tenta no site.

12 de junho de 2008 às 20:05  
Anonymous Anônimo said...

Flávia Carolina é uma internauta simpática que marca presença neste blog de maneira inteligente e sempre atenta à lingua portuguesa.

"3:37, deixa de ser mané! Qual o problema da menina desconhecer a Dorina? Liga não Flávia! Bjo." (2)

César

12 de junho de 2008 às 23:47  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 08:05,

Muito obrigado pela dica e informação do site. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

13 de junho de 2008 às 09:14  
Anonymous Anônimo said...

Leitores,
Fui ao show e realmente a performance da cantora Dorina é deslumbrante, a ratificar a fala do Mauro Ferreira que o show foi competente nas partes da artista. Ela é um dos grandes talentos que surgiram no samba no Rio de Janeiro, na música brasileira, já que cunharam essa separação de estilos absurda. Porém, impossível não registrar, para ser justo e coerente, que carece a ela um direção ou produção musical, talvez o cerne da questão tão discutida acima de sua não-valorização pela grande mídia, se é que isso é mais relevante do que o que se extrai de uma militância pela música, porque o que se viu no Rival não foi propriamente um show da CANTORA DORINA, como propalado pela divulgação, mas um show DO GRUPO SAMBA COM ATITUDE e participação da cantora, embora em todas as suas apresentações esteja anunciado Dorina e Samba com Atitude, mas como um grupo que a acompanha, daí a funcionar então o costume, a lógica, subvertendo então o que se esperava do momento. Ela não cantou mais de quarenta minutos, num show de hora e meia, enquanto o grupo que a acompanha dominou o resto. Deixou a desejar para a carreira de Dorina, porque ela declinou da oportunidade de fazer uma apresentação antológica, como o início arrasador de seu show, para dar lugar a um grupo mediano que está começando na estrada solo e não tem condições de sustentar por si(ainda) a força mítica de um Teatro Rival, com licença respeitosa, submetendo-o a uma exposição desnecessária. Acho que ela foi generosa em conceder o seu espaço, mas foi equivocada a estratégia, porque o público que lá estava era da cantora Dorina, instado pelo seu nome e carreira, que naturalmente saiu desapontado, como eu a refletir sobre o amadorismo que a cerca, inaceitável para o talento em discussão. Faltou coesão no roteiro e adequação ao local público: não era a Lapa, que pudesse ser transformada num show de pagode, sem qualquer demérito pelo sentido mais essencial da idéia. Efetivamente, não era uma apresentação na Lapa. Era o show da cantora Dorina a merecer o repertório de seu novo CD Samba de Fé que deveria ter sido mesclado com outros sambas reconhecidos, como se faz em regra, aí sim com participações do Samba com Atitude no espaço solo, por exceção e não regra. Falta de direção musical competente e reflexão da maturidade artística da cantora que já possui muitos anos de estrada, é uma grande radialista e, com maior razão, deveria ter um olhar sobre o produto final de sua música e de sua imagem. O que, afinal, retirei da apresentação do Rival, com outra licença respeitosa dos leitores, é que o abismo que separa a cantora de seu grupo é do tamanho da história cultural da Portela e seus significados. No Rival, quem teve olhos de ouvir, viu.

13 de junho de 2008 às 12:03  
Anonymous Anônimo said...

Aplaudo de pé o anônimo que postou esse último comentário. É perfeita a análise.

13 de junho de 2008 às 15:34  
Anonymous Anônimo said...

Ola Dorina
Quando nos mineiros vamos ver voce aqui em belô?
Alias vc ja veio?
quero conhecer de perto este seu telento
bjs
parabens

12 de novembro de 2008 às 12:40  

Postar um comentário

<< Home