21 de junho de 2008

Biscoito relança a trilha de 'Dança da Meia-Lua'

Terceira das quatro excelentes trilhas sonoras compostas por Edu Lobo com Chico Buarque para espetáculos de dança e teatro (no caso específico, sob encomenda para espetáculo do Ballet Teatro Guaíra), já lançada em LP pela gravadora Som Livre em 1988, Dança da Meia-Lua ganha reedição em CD pela Biscoito Fino, 20 anos depois de seu lançamento original. A obra reedita o alto padrão estético das trilhas de O Grande Circo Místico (1983, primeiro trabalho da dupla para balé do Guaíra), Corsário do Rei (1985, composta para peça encenada por Augusto Boal) e Cambaio (2001, composta para musical de João Falcão) - ainda que no todo seja a menos sedutora e que suas músicas tenham alcançado repercussão menor (com exceção da Valsa Brasileira). O disco foi gravado com acompanhamento do grupo Pau Brasil - então sob a regência do maestro e pianista Nelson Ayres - e reúne no time de intérpretes convidados nomes como Gal Costa (em grande momento no Frevo Diabo) e Zizi Possi. Por exigência de Edu Lobo, a atual reedição exclui os temas instrumentais Primeiro Encontro, Separação (Dança da Meia-Lua) e Cena Final. Eis as 11 faixas da reedição da Biscoito Fino - à venda no site da gravadora:
1. Abertura (instrumental) - Pau Brasil
2. Casa de João Rosa - com Cláudio Nucci
3. A Permuta dos Santos - com Garganta Profunda
4. Frevo Diabo - com Gal Costa
5. Meio Dia, Meia Lua (Na Ilha de Lia, no Barco de Rosa) - Edu Lobo
6. Abandono - Leila Pinheiro
7. Tablados - Chico Buarque
8. Tororó - Danilo Caymmi
9. Sol e Chuva - Zizi Possi
10. Valsa Brasileira - Edu Lobo
11. Dança das Máquinas (instrumental) - Pau Brasil

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

qual a razão do veto?

21 de junho de 2008 às 13:56  
Anonymous Anônimo said...

A Biscoito poderia pelo menos disponibilizar as faixas para audição.Assim poderiamos conhecer o disco.
O site da biscoito é bem feito, mas neste ponto não é muito.Assim mais pessoas poderiam vir a conhecer o extenso catalogo da gravadora.
carlos

21 de junho de 2008 às 14:57  
Anonymous Anônimo said...

Que presentão para nós...
Tomara que a Biscoito resolva relançar mais álbuns do Edu,quiçá,OXALÁ,um boxe com todos eles!(Muito embora e felizmente, eu esteja em dia com os vinis,tenho quase todos dele,e os que não tenho estou "garimpando")

PS:Sobre o veto,eu vou "chutar" com grande provabilidade de estar no mínimo 'metade' correta:haja vista o perfeccionismo EXARCEBADO do mesmo,creio que não lhe agradasse os referidos temas,o porquê? aí só aquela cabeçinha genial,pra poder detalhar por minúncias.Qnd relançaram o 'Edu- 1967' (disco lindo,lindo,é válido ressaltar)o Edu não excluiu 'No Cordão da Saideira' e 'Candeias',ENTRETANTO as gravou novamente:excluindo as "introduções" cantadas originalmente,bem características da época -e fez novos arranjos etc,as referidas faixas vieram como BÔNUS,muito bonitas por sinal (claro que tanto quanto as originais,mas assim são os gênios:inquietos,insatisfeitos,
INCANSÁVEIS)

21 de junho de 2008 às 16:16  
Anonymous Anônimo said...

Uma das maiores interpretações da carreira de Gal está neste trabalho, na desconhecida Frevo Diabo.
Recomendo

21 de junho de 2008 às 16:59  
Anonymous Anônimo said...

A Biscoito tinha q lançar a única obra de Chico ainda inédita em cd... O CORSÁRIO DO REI, a trilha é muito superior a essa da lua....

21 de junho de 2008 às 19:35  
Anonymous Anônimo said...

A Permuta dos Santos e Meio Dia, Meia Lua também ficaram relativamente conhecidas. Nas gravações originais e nas regravações de Mônica Salmaso e Renato Braz.

Esse negócio de botar santo de castigo eu fiquei sabendo com a Permuta dos Santos.

Tb fiquei interessando em saber a razão da retirada dos temas instrumentais. De qq maneira, quando o assunto é música, Edu Lobo sabe o que faz.

21 de junho de 2008 às 20:59  
Anonymous Anônimo said...

"Valsa brasileira" alcançou tal repercussão graças a Zizi Possi, que a relançou como título de cd e principalmente show de estrondosa repercussão.

22 de junho de 2008 às 09:54  
Anonymous Anônimo said...

Esse ballet tem excelentes músicas. Valsa brasileira teve uma versão magistral de Zizi e... Frevo diabo é um desafio sem comentários, só uma grande intérprete (como Gal) pode gravá-la. Aliás... o frevo né pra quem quer não, é pra quem poooode!!!

22 de junho de 2008 às 12:15  
Blogger oreinstein said...

vale registrar que o design dos materiais do ballet foi criado por um dos maiores designers do país, miran (www.mirandesign.blogspot.com). a capa é linda e o ballet tb foi, ainda que não tenha causado o mesmo impacto de o grande circo místico.

23 de junho de 2008 às 01:07  

Postar um comentário

<< Home