6 de maio de 2008

Gravações do 'Trovador Solitário' chegam ao CD

Entre a dissolução do lendário grupo Aborto Elétrico e a formação da banda Legião Urbana, Renato Russo (1960 - 1996) encarnou nos palcos de Brasília (DF) a personagem do Trovador Solitário. Foi sob essa alcunha que o cantor fez seus primeiros shows individuais. Gravações caseiras dessa fase do artista - feitas em 1982 com voz e violão - vão ser editadas em CD pelo selo Discobertas, do pesquisador musical Marcelo Fróes. O lançamento está previsto para julho. A família de Russo avaliza.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pronto. Mais um acepipe para os fãs completistas da Legião. E/ou - na maioria das vezes, mais "e" que "ou" - de Renato.

Mas eu confesso o meu desapontamento com o comportamento da dupla Marcelo Fróes/família Manfredini em relação aos lançamentos do espólio do "Juninho".

Para satisfazer a sanha consumista dos aficionados legionários, trataram de escantear quase que explicitamente Bonfá e Dado, que deveriam ter tanto - ou até mais - peso na decisão sobre esses materiais, principalmente os da Legião.

Afinal, se família é importante, os caras que foram companheiros de arte de Renato por quase quinze anos, fora os tempos de Brasília, também o são. Na minha modesta opinião, até mais.

Felipe dos Santos Souza

6 de maio de 2008 às 21:25  
Anonymous Anônimo said...

A família de russo $avaliza$ tudo.

Jose Henrique

7 de maio de 2008 às 01:49  
Anonymous Anônimo said...

Dizem q a família do Renato é um saco. Conheço várias cantoras q tiveram permissão negada pra regravarem algumas canções do Renato.

7 de maio de 2008 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

Enquanto isso, nada de DVD da Legião... Cadê o show do Hipódromo (Manchete filmou)? E o do Metropolitan (Band)??

7 de maio de 2008 às 11:54  
Blogger Flávia C. said...

Isso aí, Felipe! Minha modesta opinião concorda com a tua! :-)

7 de maio de 2008 às 11:55  
Anonymous Anônimo said...

A pergunta que não quer calar: por quê?

7 de maio de 2008 às 14:04  
Blogger Flávia C. said...

É! Por quê??? Deixa o morto descansar em paz!

7 de maio de 2008 às 17:50  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Felipe, e a contribuição significativa de Dado e Bonfá na obra da banda fica ainda mais explícita quando se ouve os discos solos de Dado e principalmente do Bonfá.Há uma atmosfera muito parecida com a Legião, principalmente no que diz respeito às melodias.Esses caras às vezes são tratados como meros coadjuvantes o que é uma tremenda injustiça.

7 de maio de 2008 às 21:08  
Anonymous Anônimo said...

"A pergunta que não quer calar: por quê?"

A resposta o Dado deu na Bizz de outubro de 1999: o material tá lá, vai estragar, virar pó... E tem uma galera que tá interessada em ouvir, saca? Aquelas músicas podem não significar muito para a maioria dos mortais, mas tem gente que se emocionaria ouvindo o Renato Russo cantando "Faroeste Caboclo" sozinho ao violão em Brasília 82.

É caça-níquel? É claro que é! Mas é como Renato falava nas entrevistas: a Legião Urbana era para ele um negócio, era algo para ganhar dinheiro! Se não fosse assim, os caras simplesmente não estariam em na grande gravadora que era a EMI-Odeon!

A diferença é que, apesar de ser um negócio (extremamente lucrativo, por sinal), a banda conseguia tocar as pessoas e conseguiu acompanhar, consolar, amparar, alegrar, etc etc etc a adolescência de muita gente (inclusive a minha)!

Eu confesso que estou com um pouco de receio desse lançamento... tô com medo que o negócio seja realmente escabroso... Mas é como foi dito, para alguém (e certamente não serão poucos) esse disco será cultura, arte, emoção...

8 de maio de 2008 às 01:39  
Blogger Flávia C. said...

Ah, sei lá... a Legião também embalou minha adolescência, mas eu fico meio receosa com esse tipo de projeto não é nem por medo de me decepcionar, ou de desmitificar alguma coisa, mas é que eu fico pensando... pô, se o cara quisesse que esse material visse a luz do dia, ele teria lançado quando estava vivo, pois não são gravações dos seus últimos tempos.

8 de maio de 2008 às 16:57  
Anonymous Anônimo said...

Depois do disco Renato Russo Presente de 2003, em que um patético e forçado "dueto" entre Zélia Duncan e Renato que não existiu é mesmo motivo pra se ficar receoso.

9 de maio de 2008 às 18:56  
Anonymous Anônimo said...

O Renato não está vivo. O que for lançado tem o tom comercial e não adiante fugir muito disso, então espero que apareça realmente coisas caseiras bem interessantes do nosso trovador solitario.

9 de maio de 2008 às 21:31  
Blogger Unknown said...

Pessoal esse matrial já ta disponível ha tempos por meio de bootleg alias o nom era "em casa", claro que esse cd vai vir remasterizado e tudo, mas com certeza não será nada do que já foi ouvido antes, digo até o provavel track list do cd:

Eduardo e Monica com duas estrofes a mais
Que pais é este
Geração Coca Cola
Marcianos Invadem a Terra
021 (Eu sei)
A Canção do Senhor da Guerra
Veraneio Vascaina
Dado Viciado
Musica Urbana 2
Faroeste Caboclo

Posso ter esquecido de alguma coisa mas isso ai é o básico do disco. Com relação a caixa raridades só vão sair dali 2 novidades que é Juizo Final em versão de estúdio e uma outra que esqueci o nome que acharam pesada demais pra por no album postumo Uma outra estação, o resto ta tudo na internet e eu mesmo difundi isso, s vcs quiserem conferir músicas ineditas da legião visitem meu fórum cujo link vou por abaixo direto pro tpc do renato russo.

Com relação a familia dele considero egoismo, desrespeito aos fãs e aos outro componentes da banda, imagino que vão tentar segurar esses caças niqueis até o filho do renato fazr 65 anos pra nunca faltar grana pra eles, a crise ta ruim lança algo do renato. O cantor tem muita participação e tal, recentemnte descobri uma gravação dele cantando esquadros com adriana calcanhoto, ta no you tube podem procurar, nesse link qu vou passar tem muita raridade, mas ainda falta muita coisa , assim que conseguir um tempo mando bootlegs completos.

http://www.portaldetonando.com.br/forumnovo/viewtopic.php?t=6747

Abraços.

10 de maio de 2008 às 02:46  
Blogger Jael Soares said...

Também acho sacanagem deixar o Marcelo e o Dado de fora dessas. Mas, acho que a família Manfredini deve levar a sério o que Renato dizia quando ficava com raiva ("Eu sou a Legião Urbana"), rsrsrs...

5 de julho de 2008 às 04:02  
Blogger legiao said...

ola galera!!!eu gostaria de saber,o que sera feito a respeito de um filme sobre a melhor bandamdo planeta que é a legiao.eu li uma matéria a algum tempo que tava sendo gravado o filme sobre a banda,,,então cade,pra mim uma das poucas bandas que merecem tal registro como o cazuza,e recentemente o herbert vianna,,se alguem souber de algo e responda

22 de novembro de 2009 às 08:44  

Postar um comentário

<< Home