10 de maio de 2008

Caçador, Fábio tenta seduzir caças em especial

Resenha de CD / DVD
Título: Fábio Jr. & Elas
Artista: Fábio Jr.
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *

É sintomático que o registro do especial gravado por Fábio Jr. em 1998 para a Rede Record - ora editado, dez anos depois, em CD e em DVD vendidos separadamente - abra com o dueto do artista com Sandra de Sá em Caça e Caçador. Então em ótima forma vocal e ainda no embalo do sucesso de seu álbum A Lua Sabe Quem Eu Sou (1996), Sandra turbina a música com seu canto caloroso. Mais do que um bom registro, Caça e Caçador parece resumir o espírito do programa em que Fábio recebeu cantoras de diversos estilos e gerações para a gravação de duetos. Eterno sedutor, ele - tal qual um caçador - cobiça suas caças, elas, as cantoras convidadas para o especial. Todo um jogo de sedução pontua os encontros de Fábio com intérpretes como Elba Ramalho (à vontade em Ai que Saudade d'Ocê), Patrícia Coelho (então uma promessa de cantora, inexpressiva em Enrosca) e Fafá de Belém (fora do tom em Sem Limites para Sonhar, a música originalmente gravada por Fábio em 1986 com Bonnie Tyler). Sedução expressada nos cacos inseridos nas letras e nos olhares.
Nem todas fazem o jogo do sedutor. Ao reviver Mentiras com seu violão, Adriana Calcanhotto passa a impressão de estar distante do universo do artista, mesmo cantando música de sua autoria, privilégio de poucas, como Paula Toller, que também parece bater ponto no dueto com Fábio em Nada por mim, a canção que fez com Herbert Vianna, lançada por Marina Lima em 1985. Presença mais surpreendente do elenco, Joyce soa apenas correta em Compromisso. Já a camaleoa Zélia Duncan - então às voltas com o universo roqueiro de seu álbum Acesso (1998) - injeta vitalidade em Eu me Rendo (Sérgio Sá), música pop do tempo em que Fábio Jr. ainda não sucumbira às fórmulas dos hitmakers de gravadoras.
Como uma entidade, capaz de intimidar até mesmo o anfitrião caçador, Elza Soares marca presença nos contracantos e nos vocais de Seu Melhor Amigo. Sobra em Elza a exuberância vocal que inexiste em Fernanda Abreu, insossa na interpretação de Na Canção, hit de Vinicius Cantuária. Da mesma forma que sobra em Vânia Bastos (Sorri, a pungente versão de Braguinha para Smile) a luminosidade que Joanna já tinha perdido naquele ano de 1998 (no seu habitual tom adocicado, ela defende mal Quando Gira o Mundo). Por sua vez, Leila Pinheiro toca piano e divide com Fábio os vocais de Sentado à Beira do Caminho, o sucesso de Erasmo Carlos que a cantora havia regravado naquele ano num de seus melhores álbuns, Na Ponta da Língua. Leila está bem na foto...
Fábio Jr. & Elas não é o registro integral do especial exibido pela TV Record em dezembro de 1998. Cantoras como Fernanda Takai, Simone e Wanderléa não autorizaram a edição de suas respectivas participações no CD e no DVD. Mas o fato é que o programa resiste bem ao tempo e não tem o tom banal que caracteriza boa parte da discografia de Fábio Jr. a partir de 1984.

25 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nada por mim foi lançada por Marina em 85 (Todas, disco de estúdio). Não sei quantos anos depois é que foi relançada pelo Kid, se não me engano ao vivo. Mas o sucesso é de Marina.

E será que essas 3 cantoras não autorizaram mesmo suas participações? Que estranho!

10 de maio de 2008 às 14:18  
Anonymous Anônimo said...

"cobiça elas"??? Mauro, voce que escreve sempre tão bem .. erro de revisão.

10 de maio de 2008 às 14:32  
Blogger Flávio Voight said...

Nada por mim com Fábio e Paula Toller é hilário de assistir. Ele vai chegando perto e ela se afastando, quase cai do banquinho.

10 de maio de 2008 às 16:08  
Anonymous Anônimo said...

Assino embaixo, Mauro. Só assistir a "Enrosca" para comprovar o quanto Fábio "cobiça" suas "caças". Pura sensualidade no dueto com Patrícia Coelho.

Pena que a sensualidade reze na cartilha do protótipo do galã que ele virou...

Felipe dos Santos Souza

10 de maio de 2008 às 16:52  
Anonymous Anônimo said...

Ele era um gato.

10 de maio de 2008 às 17:53  
Anonymous Anônimo said...

O cara é decadente. Editar show de 10 anos atrás só comprova a carreira estagnada. Aplausos para as cantoras que não autorizaram a inclusão das suas imagens neste Dvd.

10 de maio de 2008 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

"exuberância vocal que inexiste em Fernanda Abreu". Concordo que a voz de Fernandinha Abreu é limitada, mas achei o comentário totalmente desnecessário, tal qual a comparação com Elza Soares. Fernanda Abreu é das compositoras mais inspiradas da música brasileira atual, é só ouvir o maravilhoso disco "Entidade Urbana", de 2001, para comprovar isso. Ela traduz com inteligência e criatividade a realidade do asfalto. Pena que o grande público só conhece alguns poucos hits dessa carioca, sucessos que ficam devendo se comparados a músicas lado B como Urbano Canibal (maravilhosa canção composta com Lenine) e Roda que se mexe. Enfim, ela contribui bastante para a música brasileira e referir-se a ela de forma tão pequena como a que o Mauro utilizou é quase uma heresia. Bastava dizer que a performance foi insossa.

10 de maio de 2008 às 22:14  
Anonymous Anônimo said...

Que Fernanda Takai (envergonhada por ter participado) e Simone (arrependida por ter se emocionado)nao tenham autorizado, tudo bem.
Mas com Wanderléa, que estava tao à vontade, acredito que o problema tenha sido outro.
Confiram:
http://de.youtube.com/watch?v=cEgXZ3NQPNM

11 de maio de 2008 às 05:51  
Anonymous Anônimo said...

O anônimo das 10:14 citou o disco que menos gosto do repertório da Fernanda Abreu. Esse Entidade Urbana é ruim demais (até o "hit" Baile da Pesada é chato)! O Na Paz, Da Lata, Raio X e os Sla's são superiores. Não achei insossa, pelo contrário, achei charmosa. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Quanto as que não autorizaram, independente das desculpas, demonstraram uma certa grosseria com o cantor. Se fosse pra fazer isso, então que não participassem à época!

11 de maio de 2008 às 10:37  
Anonymous Anônimo said...

Prefiro um milhão de Fernandas Abreu a uma ou 1/2 Sandy, Wanessa Camargo e tantas outras que vem vindo aí.

Fernanda Abreu tem uma cabeça boa e é uma grande artista carioca. Não tende para mediocridade.
E só de estar ao lado de Fábio Jr, poderia ficar até muda, que ele sai ganhando.

Glauber97

11 de maio de 2008 às 11:57  
Anonymous Anônimo said...

Ao contrário do Mauro, achei a participação de Fernanda Abreu a mais bacana do cd.

11 de maio de 2008 às 12:20  
Anonymous Anônimo said...

Queria uma bônus track só com a choradeira de Simone e Fábio Jr. (sem a música, só o choro mesmo).

11 de maio de 2008 às 12:21  
Anonymous Anônimo said...

Justamente por tirar proveito de um momento que deveria ser cortado do próprio especial por falta de delicadeza n foi feito Simone não autorizou as imagens.

11 de maio de 2008 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Queria uma bônus track só com a choradeira de Simone e Fábio Jr. (sem a música, só o choro mesmo)(2)

11 de maio de 2008 às 18:06  
Blogger Vladimir said...

Mauro, gostei da nova resenha deste lançamento da Manchete... Parece que está havendo uma certa confusão de que o Fábio Júnior esteja fazendo o lançamento deste especial.

De qualquer forma, só faltou mencionares a participação da Ivete Sangalo que também não foi liberada...

Seria também sua não autorização?

11 de maio de 2008 às 19:30  
Anonymous Anônimo said...

Se Fabio Jr. fosse tao ruim assim, nao teria tido a participacao de tantas cantoras de estilos tao dispares entre si neste especial. E este detalhe de participacoes nao liberada para o DVD eh ridiculo, porque o dueto foi feito, entao porque renegar...acho que deve ter outros motivos.
Tudo servecomo registro de momentos musicais do Brasil e o Fabio deve ter bastante qualidades como pessoa, mesmo que como cantor/ator ele nao agrade tanto. Mas a verdade eh que ele, no passado, tocou muito, foi consumidissimo e eu pessoalmente o respeitarei sempre como artista porque so de lembrar dele no "Ciranda, cirandinha" e em algumas das mais melhores novelas globais ja me traz muito boas lembrancas.
Quanto a editar um programa antigo lancado em DVD, nao vejo problema algum.
Acho legal que estes programas tenham intervencoes atuais, entrevistas e explicacoes sobre o que rolou na epoca, como um making off mesmo, uma vez que na epoca nao existia esta possibilidade, e agora que cabe tudo num DVD, acho que so acrescenta.

11 de maio de 2008 às 23:50  
Anonymous Anônimo said...

Este eu não pago para ver e não vejo nem se me pagarem.

12 de maio de 2008 às 08:39  
Anonymous Anônimo said...

Simone fez bem, se no dia foi contrangedor,imagine dez anos depois. Sem sentido.

12 de maio de 2008 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

Queria uma bônus track só com a choradeira de Simone e Fábio Jr. (sem a música, só o choro mesmo)(728)

12 de maio de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

Podia ter convidado Bethânia. Afinal, recordar é viver. Enrosca o meu pescoço e não queira mais pensar em nada ...

12 de maio de 2008 às 21:02  
Anonymous Anônimo said...

Queria uma bônus track só com a choradeira de Simone e Fábio Jr. (sem a música, só o choro mesmo).
(3)

13 de maio de 2008 às 22:15  
Anonymous Anônimo said...

MAURO QUERIDINHO, CUTUCAR FERNANDINHA ABREU, PRA QUEM VIVE PUXANDO O SACO DA ROBERTA SÁ?!!
ACHO QUE VC PRECISA REVER SEUS CONCEITOS CRÍTICOS!!!

13 de maio de 2008 às 22:16  
Anonymous Anônimo said...

Exatamente, comentário desnecessário e infeliz. Aliás, a praia de Fernanda Abreu é outra: a do suingue, da levada, da malemolência, do cérebro pensante. Potência e extensão não são tudo para uma artista. Ela pode não ter a extensão vocal de Elza (que tb adoro), mas falta em Elza, Coelho, Joana, Fafá, Sandra, Sá e Elba a inteligência de compositora que Fernanda é. Fora a presença de palco e a certeza de que o show é um espetáculo garantido.

14 de maio de 2008 às 02:10  
Anonymous Anônimo said...

Se o cérebro fosse tão pensante assim não gravaria certos hit's radiofônicos que nem chegam a emplacar mesmo tocando nas rádios.

14 de maio de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

ACHEI O SHOW MARAVILHOSO PRINCIPALMENTE PQ FÁBIO JÚNIOR ESTAVA NELE , O CARA É DE UMA SENSIBILIDADE INCRÍVEL , COISA QUE COM CERTEZA VC mauro NÃO TEM , SÓ DE SE REFERIR A CANTORA FERNANDA ABREU DA MANEIRA QUE SE REFERIU MOSTRA O TÍPICO JORNALISTA FUNDO DE QUINTAL QUE VC É .

29 de julho de 2008 às 14:49  

Postar um comentário

<< Home