3 de maio de 2008

Arismar e Amuedo entram na onda de Ivan Lins

Resenha de CD
Título: Essa Maré
Artista: Arismar do
Espírito Santo e
Leonardo Amuedo
Gravadora: Rob
Digital
Cotação: * * * *

Valorizada por jazzistas do mundo inteiro, em especial pelos dos Estados Unidos, a obra de Ivan Lins ganha novos contornos harmônicos em Essa Maré, CD que une o multiinstrumentista brasileiro Arismar do Espírito Santo ao guitarrista uruguaio Leonardo Amuedo, integrante da banda de Ivan. Com a liberdade de criação garantida aos jazzistas, os músicos entram na onda do compositor com espírito renovar. Pouco importa o fato de muitos dos 11 temas selecionados para o álbum serem standards já bem explorados do cancioneiro de Ivan (Daquilo que Eu Sei, Madalena, Somos Todos Iguais nessa Noite, Bilhete, Desesperar Jamais e Dinorah, Dinorah, entre outros), pois o duo navega em águas próprias. Arismar pilota o violão de 7 cordas, mas assume a guitarra em Madalena e o baixo elétrico em Bilhete. Amuedo toca a tradicional guitarra, mas em Aos Nossos Filhos escolhe a guitarra portuguesa para transmitir a melancolia da música, obviamente rebobinada em Essa Maré sem os versos doídos de Vítor Martins. Nenhum registro é óbvio. Arismar e Amuedo exploram harmonias insuspeitas. Daí o valor deste disco que traz na faixa-título uma pouco conhecida parceria de Ivan com Ronaldo Monteiro de Souza. Outra surpresa do repertório é Antonio e Fernanda (Setembro). No entanto, como já dito, conhecidas ou esquecidas, as músicas soam novas no toque virtuoso de Arismar e Amuedo. A maré está cheia de criatividade.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

esse tido de disco de jazz tem seu valor. mas eu pergunto: alguém quer ouvir a música de Ivan diferente da maneira como ela foi criada? não se mexe no que já é bom. não ouvi este disco e nem pretendo ouvir. nada contra os músicos, que devem ser mesmo bons como o Mauro diz, mas é que jazz é música para músico. eu, simples mortal, apreciadora da música de Ivan Lins e de outros, quero ouvir as músicas como elas são.

3 de maio de 2008 às 10:49  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi Gilda... como são "as músicas como elas são"? Essas interpretações certamente são como "as músicas são", ou seriam outras músicas. São apenas interpretações para as músicas, que podem ou não agradar quem gosta delas (ou até, quem sabe, quem antes não gostava). Como é "Aquarela do Brasil" como ela é?

Quanto a jazz ser música de músico... pode ser, mas eu, sem ser músico, e sendo (como os músicos) símples mortal, gosto muito. Não de tudo, mas de muita coisa. E tem muito símples mortal que gosta.

3 de maio de 2008 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

Vou dar uma ouvida.

Concordo com os dois primeiros comentários a esta nota, mesclando seus conceitos: a obra de Ivan, com seus arranjos originais, já é soberba. Mas deve ter ficado boa com a dupla Arismar-Amuedo.

Aproveito para destacar a fase que toma conta de "Essa Maré": a fase 1974-1984 da carreira do marido da Valéria, talvez a mais exitosa de sua carreira, em que a tríade Ivan-Vitor Martins-Gilson Peranzzetta urdiu letras e arranjos comoventes.

Quem duvida, ouça "Tens (Calmaria"), do disco "Modo Livre" (1974). Ou "Nesse Botequim", de "Chama Acesa" (1975). Ou as "Quadras de Roda", em "Somos Todos Iguais Nesta Noite" (1977).

Ah, quer saber? Ouçam os discos do período por inteiro. Ivan merece.

3 de maio de 2008 às 22:29  
Anonymous Anônimo said...

Estou com a Gilda. No jazz, os músicos aparentam estar se divertindo horrores com suas intermináveis improvisações circenses (muitas vezes tecnicamente sujas), enquanto o público, só para fazer o fino, finge que está aguentando aquilo.

4 de maio de 2008 às 22:27  
Anonymous Anônimo said...

Arismar do Espirito Santo é genial em tudo que ele faz.Na Virada Cultural, pude vê-lo tocando piano esplendidamente, assim como já o vi tocando outros instrumentos de forma irretocável. Pena que a música instrumental seja tão pouco prestigiada no Brasil. Talentos temos de sobra.Thiago do Espírito Santo, filho de Arismar,é um deles.

5 de maio de 2008 às 11:18  

Postar um comentário

<< Home