16 de abril de 2008

Vitor Araújo une técnica e espírito performático

Resenha de CD / DVD
Título: TOC - Ao Vivo no
Teatro de Santa Isabel
Artista: Vitor Araújo
Gravadora: Deckdisc
Cotação: * * *

Jovem pianista de Recife, de 19 anos, Vitor Araújo estréia no mercado fonográfico com o dualdisc TOC, de título emprestado do tema de Tom Zé regravado por Araújo neste registro ao vivo de show captado em 20 de dezembro de 2007 num dos mais imponentes teatros da cidade natal do músico. Pela foto da capa, já dá para perceber o espírito jovial e performático do rapaz. Araújo tem provocado discussões no meio acadêmico erudito por conta da forma pouco ortodoxa com que encara partituras de músicas de compositores como Heitor Villa-Lobos (Dança do Índio Branco, O Trenzinho do Caipira e Dança nº 4 - Miudinho) Edino Krieger (Sonatina para Piano) e Claudio Santoro (Paulistana nº 1). É fato que o jovem tem técnica e talento como pianista. Contudo, a performance para Araújo parece ser mais importante do que a música em si. Daí o visual despojado. Daí a idéia (já batida) de tocar seu piano não somente pelas teclas, mas também através de toda a estrutura do instrumento. Vitor Araújo é músico mais para ser visto do que ouvido. Daí o providencial lançamento de sua gravação no formato de dualdisc com CD de um lado e DVD de outro. É no vídeo que sua abordagem pop de temas de Chico Buarque (Samba e Amor, com citação do Tema da Pantera Cor-de-Rosa, de Henry Mancini), Luiz Gonzaga (Asa Branca) e até Radiohead (Paranoid Android) soa mais sedutora. Não espere rigores eruditos de Araújo. Como já revela no figurino descontraído que remete a Jamie Cullum, o moço quer acentuar sua jovialidade ao tocar o piano sentado e em pé. Com as mãos e com os pés... Araújo está fazendo seu barulho, mas este não deve ser amplificado por polêmicas inúteis feitas em nome de valores conservadores. Até porque o tempo vai se encarregar de pôr Araújo no devido lugar...

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

não dura dois verões

16 de abril de 2008 às 18:33  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi o pianista em um programa de TV. O que ele faz é basicamente improvisar livremente sobre temas conhecidos. Ele parece se divertir montões. Não chega a ser um improviso jazzístico, porque ele não acompanha a seqüência harmônica do tema apresentado. Para isso seria preciso um pouco mais de estudo. O que ele faz é tipo uma brincadeira. Resta saber se o público se diverte também. Eu achei bacana, me lembrou vagamente o Chick Corea ou um Luiz Eça menos turbinado (e sem os estudos em Viena).

Quanto a tocar o piano com os punhos cerrados, antebraço, mãos direto nas cordas, batucar na madeira, colocar materiais diversos sobre as cordas, martelos e abafadores (o chamado 'prepared piano'), isso não é exatamente novidade. As primeiras experiências com esse tipo de coisa aconteceram há mais de cem anos (Charles Ives, Bela Bartók, depois Stockhausen) e já estão perfeitamente integradas à música clássica, inclusive com notação própria. Ou seja, não há qualquer afronta a um possível conservadorismo, porque esses recursos expressivos já são vovôs de papel passado.

Quanto a detonar o piano com os pés, aí sim eu vejo um simbolismo forte: a gente às vezes quer destruir aquilo que não consegue dominar.

16 de abril de 2008 às 23:19  
Anonymous Anônimo said...

Não por que seja PE, porém o cara é um cabra da peste sim!!!! Já o vi e ouvi em algumas participações em shows da Mula Manca e a triste (Fabulosa) Figura. Ele merece um lugar ao Sol sim. Luciano Aguiar - Olinda PE

18 de abril de 2008 às 16:59  
Anonymous Anônimo said...

Esse menino é a expressão 'artística' do Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade. Se eu fosse a mãe, dava ritalina e matriculava num curso de composição.

19 de abril de 2008 às 17:00  
Blogger coisasdocaio said...

Hahhaa, to rindo com o comentario final do Luc.
Realmente ele pisar no piano é bem estranho, mas eu achei muito legal, muda a cara tradicional que é seguida e transformada muito pouco.Uma nova forma de mostrar esse instrumento que da minha parte é o mais lindo de todos, não posso falar muito , pois não domino o instrumento, mas sou um amante do instrumento. Confesso, que to muito curioso pra ver ele, fiquei sabendo de um show em são paulo 27/04 no auditório ibirapuera, que com certeza vou comaparecer pra ver o prodigio!
Acho que o fato dele ser o prodigio, deveria ter um pouco mais de calma com o menino, pois o sangue dele ainda esta a todo vapor.Bom vou no show e depois falo o que achei pra vocês, abraços !
Parabens pelo blog e a foto !
Maravilhoso!
Abraços e Beijos

23 de abril de 2008 às 17:11  

Postar um comentário

<< Home