27 de abril de 2008

Em show, Ramil e Suzano ratificam interação

Resenha de show
Título: Satolep Sambatown
Artista: Vitor Ramil e Marcos Suzano
Local: Mistura Fina (RJ)
Data: 26 de abril de 2008 (sessão das 19h30m)
Cotação: * * *

"Estrela!!", gritou um espectador no bis da primeira das duas sessões do show Satolep Sambatown, reapresentado no Rio de Janeiro no sábado, 26 de abril. O espectador pedia para que Vitor Ramil cantasse Estrela, Estrela - uma das criações iniciais do compositor gaúcho, gravada por Gal Costa em 1981 no álbum Fantasia e revivida por Maria Rita em 2003 no seu primeiro disco. "Você conhece, Suzano?", indagou Ramil para seu colega de cena. Como o percussionista sinalizou que conhecia a bela canção, Estrela, Estrela fechou de improviso o show, ratificando a rara interação entre Marcos Suzano e Vitor Ramil. Um momento único!
No show, o cantor e o percussionista rebobinam o repertório do CD Satolep Sambatown, editado em agosto de 2007. É belo álbum que concilia as estéticas e latitudes distintas dos dois artistas já a partir do título (Satolep é Pelotas, terra natal de Ramil, escrito de forma inversa. Sambatown é o nome do primeiro CD solo de Suzano, de 1996). Ramil entra com o violão e com suas composições líricas e intimistas, inspiradas na estética do frio que rege o Sul do Brasil e suas milongas. Suzano entra com o calor do samba, com seu delicado arsenal percussivo e com os efeitos eletrônicos que moldam a atmosfera eletroacústica do show e do disco. Ainda que essa combinação soe por vezes linear no palco ("Esse é o momento mais animado do show: o momento em que fico de pé", ironizou Ramil ao levantar para desfiar os versos verborrágicos de O Copo e a Tempestade), a alta voltagem poética e musical resultante de tal encontro vai envolvendo o espectador.
Aberto com Livro Aberto, o roteiro reproduz as 11 músicas do disco e incorpora temas como Foi no Mês que Vem, Não É Céu e Grama Verde, uma das composições mais inspiradas de Ramil. Nessa volta ao Rio, Satolep Sambatown contou com bela intervenção de Katia B. A cantora entoou Que Horas Não São? - música que gravou no CD da dupla - e Destiny Be my Friend, tema dado por Ramil para o último álbum de Katia. A entrada da cantora em cena alterou a atmosfera do show e lhe deu um toque todo especial, especialmente em Destiny Be my Friend. Luxo só!!!
Já sem Katia, Ramil e Suzano apresentaram Astronauta Lírico, lindo samba que se destaca no repertório do CD Satolep Sambatown. E o fato é que o show cativa pelo contraste rico de timbres, pelo cruzamento de estéticas e até de temperamentos. Se Ramil se apresenta falante e bem-humorado, Suzano prima pela discrição. Mas é do ritmo sempre preciso de sua percussão que brota a ambiência que realça a poesia densa das canções de Ramil.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ramil tem sido muito gravado ultimamnte. tão acordando pra sua obra.

27 de abril de 2008 às 14:58  
Blogger Vladimir said...

Assisti a este mesmo show quando da sua estréia em Porto Alegre!!
Simplesmente MARAVILHOSO e a resenha está à altura e fiel ao que se vê no palco!!

Marcos Suzano + Vitor Ramil + Katia B = Show imperdível!!

27 de abril de 2008 às 18:32  
Anonymous Anônimo said...

Esse é um show que eu adoraria assitir...

28 de abril de 2008 às 11:41  
Anonymous Anônimo said...

Um dos melhores discos dos últimos tempos. E a participação da Katia B cantando Destiny Be My Friend foi realmente linda!

28 de abril de 2008 às 11:51  

Postar um comentário

<< Home