28 de abril de 2008

Madonna pede colo aos EUA sem perder a pose

Resenha de CD
Título: Hard Candy
Artista: Madonna
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *

Próxima dos 50 anos, a serem festejados em 16 de agosto, Madonna ainda parece ser a mesma garota materialista que chegou em Nova York (EUA), na virada dos anos 70 para os 80, disposta a tudo para conquistar seu trono na América. Hard Candy - seu 14º álbum, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 28 de abril de 2008 - é mais uma (boa) prova da natureza calculista da artista. Madonna pede a benção aos produtores Timbaland e Pharrell Williams (a metade mais poderosa da dupla The Neptunes) em mais uma jogada de marketing. Madonna decidiu cortejar os EUA porque precisa reconquistar a fatia mais cobiçada do mercado fonográfico. Em 2003, ao alfinetar ícones da cultura norte-americana no morno álbum American Life, a diva começou a ser vítima de uma guerra fria que a baniu das rádios dos EUA. Não por acaso, seu disco seguinte, Confessions on a Dance Floor (2005), se fixou no eixo europeu -mais especificamente na cena eletrônica inglesa - sob a batuta do produtor Stuart Price. Foi um disco em que Madonna voltou a ser Madonna. Mas não resolveu a pendenga com o Tio Sam. É por isso que ao idealizar Hard Candy, a estrela - calculista por natureza - buscou refúgio nos batidões de Timbaland e Pharrell (aliás, mais inspirado do que o colega), dois Midas da padronizada cena norte-americana dos últimos dez anos.
Hard Candy é o disco de Madonna em que a produção tem maior peso. Mas, ao buscar refúgio nas grifes de Timbaland e Pharrell, Madonna não se esqueceu de que ela própria é uma grife. Embora formatado com as vibrantes camadas sonoras dos produtores, Hard Candy não anula a personalidade de Madonna e tampouco a joga na vala comum do rap e do r & b que esteriliza oito entre dez cantoras norte-americanas. Madonna pede colo aos EUA mas sem abaixar a cabeça. Hard Candy soa contemporâneo ao mesmo tempo em que flerta com o funk e com o pop dance que Madonna já fazia nos anos 80, sobretudo na ótima Heartbeat e na nem tão boa Dance 2Night. A primeira metade do álbum é especialmente eletrizante. Traz o batidão dos produtores, mas com o irresistível apelo pop de Madonna. A faixa Give It 2 me, por exemplo, é forte candidata a hit nas pistas e rádios de todo o mundo. Já o universo do hip hop talvez se deixe seduzir por Beat Goes on, o tema de inspiração black que traz o rap de Kanye West.
Timbaland e Pharell não dominam a cena sozinhos. Há muito de Madonna em Hard Candy. Basta ouvir os versos indignados de She's Not me (sobre uma mulher que tem seu namorado roubado pela amiga), o tom sombrio de Devil Wouldn't Recognize You (uma das poucas faixas em que os vocais de Justin Timberlake realmente fazem diferença), o leve sotaque oriental de Voices e até o destoante flerte com os clichês do flamenco em Spanish Lessons. Madonna até pede colo aos EUA, mas sem perder a pose.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cotação: * * *
Só ?

28 de abril de 2008 às 10:18  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,Madonna ama os latinos!

Já quis ser Frida Khalo no cinema, gravou canções como 'Verás' e 'La isla bonita' e até teve um caso com um cubano que é pai da Lourdes Maria ... o que há de destoante em 'Spanish Lessons '?

28 de abril de 2008 às 10:39  
Anonymous Anônimo said...

O BOX Hard Candy, vai ser lançado no Brasil tb ? ou só o cd simples ?

Edu - abc

28 de abril de 2008 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a resenha! O álbum está muito bom mesmo, sortido como doces! Tem pra todos. Gozado que a critica aqui anda malhando (como sempre) e lá fora estam amando. Como a tb ótima resenha que saiu no NYTimes de hoje: http://www.nytimes.com/2008/04/27/arts/music/27pare.html?_r=2&oref=slogin&ref=music&pagewanted=all

Mas qdo ela vier pra cá, todos começam a amar. Estranho ne?

28 de abril de 2008 às 12:42  
Anonymous Anônimo said...

Ótima resenha.

Independente da época ou disco, Madonna pe sempre Madonna.

28 de abril de 2008 às 13:01  
Anonymous Anônimo said...

Madonna é ícone, independente dos seus últimos trabalhos agradarem ou não o público americano, dizem que santo de casa não faz milagre mesmo... mas pra mim ela sempre faz, e como faz! adorei sua resenha Mauro.

28 de abril de 2008 às 14:06  
Blogger Wendell Veloso said...

Nossa Mauro, eu adorei a resenha. Não sou fan de Madonna, mas ao ouvir o cd senti isto mesmo. Você ouve e percebe que ali estão os dois mais requisitados produtores da moda, mas, incrivelmente, ela não deixou de ser Madonna. Você como sempre escreveu deforma magnífica.

Quando você for resenhar o cd da Mariah carey, você poderia falar algo sobre a voz dela? Quero dizer, existem teorias sobre o que ouve com a voz dela? Como pode uma mulher que, okay muitos podem achar e talvez tenham razão, nunca foi genial, mas que já cantou inegavelmente melhor. Basta ver os vídeos do início da carreira dela no YOUTUBE. Vendo os vídeos atuais pelo mesmo site, dá pena de ver o quão sofrível é ela cantando uma balada tão comum ou até mesmo de rima vulgar como ela tem gravado. Consegui me fazer entender? É natural? Mas ela não estaria muito nova pra apresentar estes cansaços na voz? Espero que possa me ajudar! Abraços e parabéns...

28 de abril de 2008 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Wendell,
Nao quero que minha opiniao prevaleca sobre a opiniao do Mauro, que eh um profissional da area e tem um conhecimento musical infinito e mais ecletico que o meu, mas em relacao a Mariah eu posso lhe dizer que a voz dela nao esta ruim nao..o que anda ruim sao as musicas mesmo...Voce nao deve comparar o que ela fez no inico de carreira ou 10 anos atras com o que aconteceu com o mercado fonografico musical do mundo e este daqui dos Estados Unidos mais ainda.. Pense em Shakira, Nelly Furtado e vera como elas teem sido deglutidas em funcao do mercado.

Mariah tem motivo pessoais para ter esta relacao musical com os "raps" americanos, mas a verdade eh que a arte e as possibilidades dela como artista estao infinitamente superiores a estes. Mas o mercado exige, a competicao, o tocar no radio,o vender, a manutencao do mercado conquistado...sao coisas assim...entao com o teor das letras e estes arranjos nao se pode esperar muita coisa nao..todas as cantoras americanas que fazem partde desta cena pop estao com um repertorio muito igual, cantando muito igual..nao que alguem aqui cante como Mariah mas ela bem que poderia nos brindar com um trabalho de qulaidade artistica melhor pois ela pode e tem cacife pra isso. Aco que no fundo existe toda uma necessidade dela mostrar para o Toni Mottolla que ela pode ser grande, vender e ser consumida sem ele na vida dela e assim como ela muitos outros artistas passam por mesmos momentos.
Eu nao era fan de Mariah mas me tornei apos assistir a um show dela aqui e fiquei embasbacado com o potencial da voz desta mulher..ela canta muito, e no show ela fazia de tudo..ate sessao diva teve, so voz e piano..Ela pode muito e vamos torcer para que ela passe desta fase. Agora, eu comprei o disco e gostei..analise apenas como uma musica facil, para ser consumida como "hard candy". Nao eh um trabalho que exige teorias complexas..eh Pop.A voz eh pop, os arranjos sao pops..tudo eh POP. Ate o novo papa ja entendeu que eh preciso ser POP !
Voltando a Mariah, ela simplesmente arrazou cantando aas 8:30 da manha no meio do Times Square, 3 musicasdo novo CD e pra quem teve que cantar tao cedo, a voz dela estava mais potente que nunca..nao desafinou, nao perdeu tempo e o publico lotou pois foi ao ar livre.

29 de abril de 2008 às 01:35  
Blogger Pedro Progresso said...

Madonna detonou neste cd.
Dance2night é tão 70's.
Todo ele ficou bom.
Vale a pena...

29 de abril de 2008 às 15:24  
Anonymous Anônimo said...

ok ok

concordo com vc tio mauro.

esse disco é raso apesar de ser bom o que nada mais é do que mera obrigação.

na minha conta merece 8 no maximo.

chato eh perceber que o disco nao chega nem perto dos discos solo de justin timberlake numa avaliação geral e mais profunda.

ela deveria ter sugado ainda mais.

chuparemos a balinha e ela desaparecerá sem deixar muito gosto na boca sempre faminta.

uma pena,nao lembraremos muito mais que um refrao para cantar daqui a 5 anos.

hits eternos é o que espero da moça e dessa
vez,nao veio no pacote.

que venha o show e mais uns 2 clipes pra matar a fome.


bejo
H.

29 de abril de 2008 às 15:47  
Anonymous Anônimo said...

E BOX ? sai no brasil ou não ???

29 de abril de 2008 às 16:30  
Anonymous Anônimo said...

MADONNA É ÍCONE É PONTO!!!

29 de abril de 2008 às 21:47  
Blogger Vitor said...

pra variar o mauro vai falar mal da mariah pq o mesmo nao gosta dela. Mas o fato é que ele fez um dos melhores cds de sua carreira, alias se hoje madonna canta com rappers deve agradecer a mariah que foi a primeira a fazer isso

29 de abril de 2008 às 23:36  
Blogger Pedro Progresso said...

Que mané canta com rapper!
Vitor, faça nos um favor: ouça o disco e nos poupe desse tipo de comentário.

Mariah vacilou no e=mc2 - fato.
Todo crítico e especialista falou mal.
Já Madonna foi muito bem recebida com HC, que é pop, descompromissado, tem mais dance music do que hip hop no geral.
Então nem vem com esse papo lamb pra cima de mim que eu sou vacinado.

30 de abril de 2008 às 08:20  
Anonymous Anônimo said...

Entaum receber tres estrelas e meia e quatro pela critica especializada é mal recebido então?
Pq eu só vi esse novo cd da mariah carey receber isso... No g1 vi q teve 7 na resenha contra cinco da madonna...

Bruno.

30 de abril de 2008 às 11:07  
Blogger Vitor said...

Pedro, pelo contrario, a critica mundial inteira está aos pés da mariah, todos sao unanimes ao afirmar que ela fez um cd incrivel e sem precisar apelar para modinhas como Justin e Timbaland, e sim trabalhando com nomes que ela costuma trabalhar desde 1996 quando o Hip Hop ainda era mal visto. O único a falar mal ate agora foi o Mauro que ja detonou na critica publicada no jornal essa semana e com certeza irá detonar mais ainda quando for publicar a critica completa aqui no blog. Com certeza é mais um fã frustrado da madonna

30 de abril de 2008 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

PARA WENDELL VELLOSO: MARIAH INEGAVELMENTE CANTAVA MELHOR, MAS COM O ABUSO DE AGUDOS EM TODAS AS SUAS TURNES, É CLARO QUE SUA VOZ NUNCA MAIS SEIRA A MESMA, MAS MARIAH JÁ TEM O NOME E PONTO, ELA PODE, MADONNA DO CONTRÁRIO NUNCA CANTOU BEM MAS SUA CARREIRA É TUDO DE BOM, MESMO COM OS ESCÂNDALOS!!!

30 de abril de 2008 às 20:51  
Anonymous Anônimo said...

e a EMI vai lançar a P... do BOX Hard Candy no Brasil ou não ???????????????

Edu - abc

30 de abril de 2008 às 22:35  
Anonymous Anônimo said...

Achei a resenha maravilhosa.Até hoje me perguntava o pq da Madonna chamar 2 hitmakers pra esse disco,depois de trabalhar com tantos ótimos produtores mais alternativos e interessantes.Depois do que vc disse,me caiu a ficha.Realmente ela está tentando reconquistar a América.Apesar da críticas divergentes,eu acho o American Life muito bom.Muito mesmo.O Confessions acho bem fraco(as letras são sofríveis) e esse ainda não ouvi todo,mas tudo que ouvi(inclusive Give It 2)achei bobo e sem graça.Bobagem por bobagem,prefiro o Please don't stop the music da Rihanna.Ou seja,tá mal Madonna...

30 de abril de 2008 às 23:04  
Blogger Pedro Progresso said...

Então só eu lia crítica da Rolling stones americana que meteu o pau disfarçadamente.
Até de fraude já estão chamando Mariah (o que não é verdade).

1 de maio de 2008 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

nunca vi nenhum box especial da madonna ser lançado no brasil. reserve o seu na amazon já!

1 de maio de 2008 às 14:32  
Blogger O blog said...

Esse cd é muito comercial, oportuno e o encarte é pobre. Mas possui algumas músicas legais. Contém apenas umas fotos vulgares e não possui as letras das músicas. Pelo alto preço merecia a letra no encarte.

1 de maio de 2008 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

ACHIO QUE DESDE "MUSIC" AS MÚSICAS JÁ NÃO VÊM NOS ENCARTES DOS CDS DE MADONNA!!

POR QUÊ SERÁ?!!!

3 de maio de 2008 às 14:00  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Mauro,


Hoje descobri o porquê de sua constante ironia em relação ao trabalho de artistas como Celine Dion e Mariah Carey. Simplesmente, você é um fã bastante cativo da cantora Madonna, que de cantora só tem o nome, pois ela nunca foi. Ela até pode ser uma grande artista, mas meu amigo, se ela tivesse que fazer sucesso apenas da voz, estaria ferrada! No entanto, ela dispõe de uma legião de fãs que, como você, não entendem de capacidade vocal e muito menos de música!

29 de janeiro de 2009 às 22:40  

Postar um comentário

<< Home