22 de abril de 2008

Fresno se rende aos teclados para fugir do emo

Resenha de CD
Título: Redenção
Artista: Fresno
Gravadora: Arsenal
Music / Universal Music
Cotação: * *

Quarteto de Porto Alegre (RS) em ascensão comercial na cena pop nacional, Fresno busca upgrade artístico neste quarto CD em que procura se dissociar do hardcore melódico. Emo, em bom português. Para tal, o grupo abaixou o volume das guitarras e recorreu com mais ênfase aos teclados, pilotados pelo vocalista e guitarrista Lucas Silveira. Já na primeira faixa, a balada Sobre Todas as Coisas que Eu..., a mudança é perceptível. Mesmo com um som menos pesado, o grupo se identifica com a tribo dos emos pelo chororô sentimental que dá o tom da maioria das 13 músicas. Redenção é um disco pautado pela linearidade das produções de Rick Bonadio. Por mais que o Fresno busque uma emoção mais genuína (em Milonga, boa canção que encerra o álbum), um flerte maior com a eletrônica e uma aproximação com o indie rock (em temas como Passado), é difícil identificar algo realmente pessoal no som do Fresno. Basta ouvir faixas como Uma Música e Não Quero Lembrar. Parece que Redenção foi fabricado na mesma linha de montagem que produz os álbuns das bandas da lavra de Bonadio. Por ora, a (r)evolução pretendida não se fez e pouco importa se o Fresno se dissociou (ou não) do emo...

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o Brasil ficou mais pobre até no que diz respeito ao rock, uma lástima... perto do Fresno, o Capital Inicial parece a melhor banda de todos os tempos

22 de abril de 2008 às 18:21  
Anonymous Anônimo said...

É lamentavel essas bandas (Nx, fresno, cpm, cachorro grande, detonautas) terem tanta atenção da midia...
Mais desonesto que o som desses caras não existe...
Viva Matanza, Los Hermanos, Nação Zumbi...

Bruno.

22 de abril de 2008 às 19:24  
Blogger Unknown said...

q triste, onde foi parar o rock brazuca...

24 de abril de 2008 às 04:28  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas confundem letras sentimentais com "chororô sentimental= EMO" tudo hoje é rotulado, qualquer rock que não seja das "antigas" é EMO.
Estranho, mas todas as bandas clássicas de rock possuem letras falando sobre amor e diversos sentimentos, coisas que as "bandas emos" também o fazem.
Então, tudo é EMO?

24 de abril de 2008 às 16:56  
Blogger Luiz Fernando said...

As coisas mudam e a época é outra, sabe lá se daqui quinze anos essas bandas vão ser cult? Tem coisas boas por aí que não estão nas rádios. Não gosto de EMO, porém não subestimo, o tempo dirá.

24 de abril de 2008 às 18:31  
Blogger Nathália de Ornelas said...

Concordo com Mel e Luiz Fernando. A maior parte das bandas que surgiram nos últimos anos tem sido rotulada de emo. Mas a coisa não funciona assim. Letras românticas ou que falem de desilusões amorosas várias bandas de diversas épocas e estilos têm. Eu diria que hoje basta uma banda ser popular entre os adolescentes para ser chamada de emo, sem que necessariamente se pense sobre o tipo de som que produz.

Quem sabe bandas vistas agora como emocore não encontram futuramente outros caminhos musicais? Sei que o mercado aqui no Brasil é outro, mas acho que o melhor exemplo de grupo que está conseguindo dar uma guinada na carreira é o Panic At The Disco, que com seu "Pretty. Odd" tem conseguido agradar a crítica internacional. Quem diria que aquela banda com músicas tão extravagantes como "I Write Sins Not Tragedies" poderia fazer um discão como "Pretty. Odd"?

Realmente, não dá pra subestimar essas bandas jovens. O Fresno pode não ter se acertado ainda, mas ao menos está tentando evoluir musicalmente.

28 de abril de 2008 às 15:28  
Blogger Unknown said...

porrax deixam ux ixtilux emox emx pax

19 de novembro de 2008 às 22:01  
Anonymous Anônimo said...

"O Fresno pode não ter se acertado ainda, mas ao menos está tentando evoluir musicalmente."

Olha, na opinião de diferentes pessoas você ía ver que não é bem por aí, você tá tornando uma opinião sua como algo generalizado e que diz respeito a Banda Fresno.
Eu vou citar minha opinião pra você.
-Eu particularmente acho um absurdo alguem criticar dessa maneira uma Banda só porquê não lhe agradou, e Amo a Banda Fresno do jeito que é, do jeito que cantam e tocam, e eu sei respeitar as que pouco me agradam, mais eu acho sim que a Banda conseguiu alcançar o sucesso, pode não ser o melhor ainda, mais eles fazem pessoas chorarem com suas melodias.

20 de novembro de 2008 às 13:53  
Blogger Unknown said...

Como a Mel disse as pessoas pensam ki hoje em dia qualquer banda na qual o vocalista tenha um cabelo arrepiado e tocam um som pesado são rotuladas como EMO... o que NÃO É ASSIM!! As vezes temos certa ignorancia ao reconhecer que Fresno não é uma banda Emo.. e sim apenas uma banda de Rock.
Além disso vamos combinar que as musicas dessa banda são beeem melhores do que as musicas antigas; eles fazem um trabalho mto bom; as letras são profundas e ao mesmo tempo não temos sono ao ouvi-las.
A única coisa que falta pra essa banda disparar mesmo é as pessoas pararem de serem ignorantes, pelo menos o bastante para reconhecer isso.

9 de março de 2009 às 20:36  
Anonymous Anônimo said...

naum importa Fresno vai ser sempre Fresno e sempre vai ter EU como fã de ♥
adpru vc de mais e que fique claro
FRESNO!!! ESSE GRUPO NUNCA SERÁ ESKECIDO!!!

12 de março de 2009 às 15:44  

Postar um comentário

<< Home