5 de abril de 2008

Filme foca o olhar baiano de Caetano no mundo

Resenha de documentário
Título: Coração Vagabundo
Direção: Fernando Grostein Andrade
Cotação: * * * 1/2
Em exibição no festival É Tudo Verdade
São Paulo: CineSesc (6 de abril, às 21h)
Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil (18 de abril, às 14h)
Recife: Fundação Joaquim Nabuco (20 de abril, às 19h)

É significativo que, na última tomada de Coração Vagabundo, filme que documenta andanças de Caetano Veloso por Estados Unidos e Japão durante a turnê internacional do álbum A Foreign Sound (2004), o compositor baiano revele para as câmeras do jovem diretor Fernando Grostein Andrade o desejo de ser enterrado em Santo Amaro da Purificação (BA), sua terra natal, ao lado dos túmulos do pai, José, e da filha, Júlia, morta logo após seu nascimento. É que Coração Vagabundo foca o olhar do estrangeiro Caetano no mundo. Por mais cosmopolita e universal que seja a obra do artista, e ela o é em larga escala, a visão de Caetano parte de Santo Amaro e é dessa janela que Caetano parece perceber o mundo ainda hoje, mais de 40 anos após ter migrado para Salvador e, já na seqüência, Rio de Janeiro.
Filmado entre 2003 e 2005, o documentário flagra Caetano antes, durante e depois das gravações do álbum em que expôs seu olhar sobre a música norte-americana. Coração Vagabundo, aliás, nasceu para ser o saboroso extra de um DVD que registraria o show A Foreign Sound, mas que acabou não sendo editado porque coincidiu com o momento tenso da separação de Caetano e Paula Lavigne - descrita no filme pelo cineasta espanhol Pedro Almodovar como uma "personagem exuberante, barroca e exagerada". Lavigne, aliás, aparece no filme e protagoniza alguns takes de involuntário humor como a cena em que expõe o ciúme de Gisele Bündchen, que foi cumprimentar um embevecido Caetano após o show do artista no Carnegie Hall (NY, EUA). Foi o show que teve seu embrião nas apresentações feitas pelo cantor no bar Baretto (SP), em 2003. O filme também exibe imagens da passagem do artista por São Paulo - onde ele é menos estrangeiro.
O mérito do diretor é revelar traços da personalidade de Caetano ao documentar fatos cotidianos das andanças do baiano pelo mundo. A cena em que o artista divaga em Nova York sobre comentário depreciativo de Hermeto Paschoal - que apontou Caetano como um "musiquinho" - exemplifica sua dificuldade de assimilar críticas por mais que seu discurso aparente o contrário. O humor que permeia os 60 minutos do filme volta pleno nas cenas hilárias em que Caetano aparece num templo budista japonês, apresentadas antes da seqüência em que o artista discursa de forma racional sobre sua aversão às instituições religiosas (Caetano não se refere especificamente ao budismo ou a qualquer outra religião, mas ao poder manipulador das religiões).
De certa forma, Caetano Veloso se expõe neste documentário que o desnuda através de suas opiniões -e não por conta do breve take inicial em que o artista aparece realmente nu, de relance, no banheiro de um hotel. E, para quem prefere a música às opiniões, Coração Vagabundo exibe fragmentos de números do show A Foreing Sound. A apresentação da canção Terra (1978) em show no Japão é exemplo de que como a música de Caetano Veloso permanece transcendental como o cinema que a inspirou ainda na baiana Santo Amaro - a janela do artista para o universo.

15 Comments:

Blogger Carlos Lopes said...

Adoraria ver esse filme... Será que está prevista edição em dvd? Um abraço.

5 de abril de 2008 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Tb gostaria de ver, há previsão de um Dvd? Obrigado

5 de abril de 2008 às 18:08  
Anonymous Anônimo said...

o que a separação tem a ver com o não lançamento do dvd do foreign sound?

5 de abril de 2008 às 20:19  
Blogger Pedro Progresso said...

Digam o que quiserem; ele pode tudo.

5 de abril de 2008 às 20:58  
Anonymous Anônimo said...

O olhar de caetano há muito nao me diz mais nada.
Totalmente míope.

6 de abril de 2008 às 08:10  
Blogger Jorge Reis said...

A obra de Caetano mora em meu coração, mas , esse lance dele e de MB considerar Santo Amaro o "umbigo do mundo", é o fim da picada, vide os dois documentarios sobre a "abelha rainha"...
Desabafei...

6 de abril de 2008 às 10:48  
Anonymous Anônimo said...

Esse foi um dos seus "posts" mais lindos e poéticos. Adorei! E viva Caetano!

6 de abril de 2008 às 15:25  
Anonymous Anônimo said...

Caetano pode não ser toda essa coca-cola, mas está longe de ser musiquinho. Hermeto foi injusto. Mas enfim, se o Vinicius não se enfezava com o 'poetinha'...

Como é que ficam os versos

'será que apenas os hermetismos pascoais

os tons e os mil tons, seus sons e seus dons geniais

nos salvam, nos salvarão dessas trevas e nada mais?'

Se eu fosse o Caetano, pedia a homenagem de volta e ainda mostrava o dedo.

7 de abril de 2008 às 16:41  
Anonymous Anônimo said...

O Hermeto ia ver DOIS dedos...

7 de abril de 2008 às 17:30  
Anonymous Anônimo said...

Hermetho é bom músico, mas é melhor que abra a boca apenas para tocar instrumentos de sopro. Quanto a Caetano, compõe muito bem, canta muito bem e se expressa muito bem, ainda que você não concorde com ele. Assim, não dá para perder este filme!

7 de abril de 2008 às 18:08  
Anonymous Anônimo said...

Torço para que o longa chegue em Santa Catarina mas esse leitor que vos escreve - documentarista frustrado - não se mostra otimista quanto a isso !

Vamos esperar o DVD!

Viva Caetano Veloso!
Viva Fernando Grostein Andrade!
Viva os documentários sobre astros da MPB !
Viva o Festival É Tudo Verdade !


Um abraço a todos
Diogo Santos
caxias.diogo@bol.com.br

8 de abril de 2008 às 10:53  
Blogger Márcio said...

Mauro, qual a fonte da informação sobre a data da exibição de "Coração Vagabundo" em Brasília? Tanto o site oficial da mostra "É Tudo Verdade" quanto o site do CCBB informam que no dia 18/04/2008 às 14:00 será exibido aqui o documentário "O Último Kuarup Branco". O filme sobre Caetano Veloso não está na relação dos que serão exibidos em Brasília durante o período oficial da mostra (14/04 a 20/04).

8 de abril de 2008 às 11:17  
Blogger Mauro Ferreira said...

Márcio, na página dedicada ao filme no site oficial do festival (www.itsalltrue.com.br) consta a exibição no horário e dia que informo. Acabei de consultar novamente e está lá. Pode ser que tenha havido alguma mudança que não tenha sido atualizada na página do filme dentro do site do festival.

8 de abril de 2008 às 11:28  
Blogger Márcio said...

Acabei de ligar para o CCBB daqui de Brasília, e eles me confirmaram que "Coração Vagabundo" não será mesmo exibido dentro da mostra "É tudo Verdade", entre 14 e 20 próximos. De qualquer modo, obrigado, Mauro.

8 de abril de 2008 às 17:59  
Anonymous Anônimo said...

e aquele:

"O amor é cego,
Ray Chrales é cego,
Steve Wonder é cego
e "o Albino Hermeto" naoo enxerga mesmo muito beinnn"!!!!????

mas,eu tenho que dizer que caetano,
ditou a minha vida dos 11 até os 30 anos de idade!!!!

hehehe....

4 de setembro de 2008 às 14:30  

Postar um comentário

<< Home