13 de abril de 2008

Conjunção social entristece som do Detonautas

Resenha de CD
Título: O Retorno
de Saturno
Artista: Detonautas
Roque Clube
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *
Inspirado de forma inevitável pela trágica conjunção social que resultou na morte do guitarrista Rodrigo Netto, vítima de assalto em seu carro quando voltava de almoço dominical em família no fim da tarde de 4 de junho de 2006, O Retorno de Saturno é o quarto álbum do Detonautas Roque Clube e, de certa forma, gira em torno do acontecimento que abalou o grupo carioca justamente quando seu então recém-lançado terceiro ousado CD, Psicodeliamorsexo&distorção, começava a espanar o ar juvenil que moldou o perfil inicial da banda. Tal conjunção entristeceu o som da banda neste novo CD, mais baladeiro e melancólico, pautado pelas letras confessionais do vocalista Tico Santa Cruz, que teve acentuado seu caráter militante desde a morte de Netto - a quem, aliás, o CD é dedicado.

O disco começa muito bem com o pop rock que lhe dá título e em cuja letra o ativista Tico garante vencer o cansaço e o medo do futuro. Mas são as baladas que dão o tom angustiado de O Retorno de Saturno. "Sinto pressa em imaginar uma solução para um problema que nem me aconteceu", admite o vocalista em Só pelo Bem-Querer, destaque entre as canções do álbum. O tempo muda a gente o tempo inteiro", conclui Tico em Nada É Sempre Igual, outra balada de grande inspiração melódica. Em Verdades do Mundo, Tico dialoga com o colega de banda morto na guerrilha urbana. A música também se impõe entre as 11 faixas.

A questão de O Retorno de Saturno é que nem sempre Tico consegue traduzir sua militância em boas letras e músicas. A primeira metade do disco - com faixas de contorno pop como Lógica - é (muito) superior à segunda, quando o discurso indignado de Tico esbarra na obviedade (Enquanto Houver..., de versos-clichês como "Não dormiremos em paz enquanto houver desigualdade"), na pretensão (Ensaio sobre a Cegueira, faixa chata que evoca no título o livro homônimo do escritor português José Saramago) e numa forma até pueril quando cospe na cara dos políticos brasileiros os versos raivosos de Eu Vou Vomitar em Você, faixa que tem citação de AAUU, clássico da obra-prima dos Titãs (Cabeça Dinossauro, 1986). Por falar em bandas dos anos 80, Soldados de Chumbo, de leve levada country, tem letra que remete ao cancioneiro de Renato Russo (1960 - 1996). Embora Tico nunca alcance a densidade poética de Russo, um dos grandes pensadores do pop brasileiro, o cantor do Detonautas mostra nos versos de Oração do Horizonte que está em evolução e, como o planeta pop gira sem parar, o Detonautas Roque Clube tem tudo para entrar - no futuro - em órbita musicalmente menos irregular.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

''Sinto pressa em imaginar uma solução para um problema que nem me aconteceu"...

Boa frase...

Mas essa banda é ruim demais...

Bruno.

13 de abril de 2008 às 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Acho natural que "O Retorno de Saturno" venha com um aspecto meio melancólico. Eu diria até que é natural, nos álbuns de bandas brasileiras gestados imediatamente após turbulências (ou mesmo antes).

É só ver: "A Tempestade ou O Livro dos Dias", da Legião; "Burguesia", de Cazuza; "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", dos Titãs; "Longo Caminho", dos Paralamas; todos têm alguma dose de melancolia, maior ou menor, devido às circunstâncias recentes em que foram paridos.

Felipe dos Santos Souza

13 de abril de 2008 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vc nem mencionou como Tico evoluiu como cantor e está cantando muito bem...só as vozes femininas merecem seus comentários?

13 de abril de 2008 às 22:55  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, quero postar aqui minha indignação quanto a maior parte dos seus comentários. O Retorno de Saturno, representa a maior evolução dos Detonautas até aqui; aliás a melhor banda da cena atual. Com baterias bem precisas, guitarras suaves, porém tocadas com maestria, arranjos dignos que mesclam folk, rock, pop, indie...Ah aliás, Tico Santa Cruz está cantando muito melhor!!
Aliás nós brasileiros temos a mania de achar que melancolia nunca é bem vinda. Mas considero no cd umas pitadas de romantismo melancólico e otimismo implícito...longa vida aos Detonautas!!!!

Sérgio Paulo Belmont

27 de agosto de 2008 às 03:22  
Blogger André styfler said...

Bom quando eu escultei esse disco pela primeira vez a minha reação foi de rejeição, não por que é um disco ruim, mais pelo troca repentina de estilo, do Grunge ir para o Folk, mais depois eu sentei com calma e ouvi ele detalhadamente e adorei o resultado, mesmo em algumas partes se torna meio cansativo, mas está recheado de boas letras e arranjos simplistas, letras fortes coisa que hoje em dia ninguém mais está apostando,pra mim é bom disco, é daqueles que quando tu ta stressado coloca e relaxa no mesmo segundo.

André Styfler.

3 de agosto de 2012 às 15:17  

Postar um comentário

<< Home