2 de abril de 2008

Clara é pouco lembrada nos 25 anos de morte

Faz 25 anos nesta quarta-feira, 2 de abril de 2008, que Clara Nunes saiu de cena, vítima de complicações decorrentes de uma operação de varizes. A gravadora que detém toda a obra fonográfica da cantora - a EMI Music, herdeira do acervo da extinta Odeon - planeja bem-vinda reedição revista da desleixada caixa mal-editada em 2004. A mesma gravadora acaba de pôr nas lojas, de forma bem discreta, a compilação Mestiça, inspirada na biografia Guerreira da Utopia, escrita por Vagner Fernandes e editada em 2007. É pouco para uma artista da luminosidade e da importância de Clara Nunes. De 1971 em diante, seus álbuns formam uma das discografias mais ricas e coerentes da música brasileira. Viva Clara Nunes - ser de rara luz!

23 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ainda bem. Achei que ia passar em branco...

Mas, no fundo, sabia que você, Mauro, não ia deixar passar os 25 anos sem a Guerreira.

Felipe dos Santos Souza

2 de abril de 2008 às 21:13  
Anonymous Anônimo said...

Achei que você não fosse lembrar Mauro! Quer dizer que a EMI planeja a reedição da caixa? Cara-de-pau dessa gravadora! Cadê o DVD?!? E por favor, ao invés de lançarem essas coletâneas caça níqueis voltem a lançar os álbuns remasterizados. Eu mesmo tenho a caixa, que faltaram letras nos encartes, e adquiri alguns cd's que foram remasterizados. Mas, cadê o resto? Por que não lançar separado o Clara (de 81) ou o Brasil Mestiça (80)? Você encontrava os discos do período de 74 (Brasileiro e Alvorecer) aa 79 (Esperança)com uma certa facilidade (Nação de 82 também!), mas e esses dois? Nada! E os anteriores a 74? Cadê?
Ficam nessa babaquice de não colocarem a venda e lançando essas compilações porcas. A obra de Clara merece respeito!
Alô Família!!! Vamos liberar esse dvd, URGENTE! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Alô Biscoito Fino! Estão perdendo uma oportunidade de vender MUITO!

2 de abril de 2008 às 21:42  
Anonymous Anônimo said...

E parece que não é lembrada nem aqui.Cadê os comentários para homenagear a nossa guerreira Clara Nunes,cuja carreira só nos trouxe alegrias.Lembrar Clara Nunes é lembrar também Paulo César Pinheiro, esse tremendo letrista que o Brasil tem.

2 de abril de 2008 às 22:32  
Anonymous Anônimo said...

O que mais me impressionava na Clara Nunes não era nem o seu canto, era o seu repertório.
Putzzzzzzz, que bom gosto musical tinha essa mulher!

Jose Henrique

3 de abril de 2008 às 02:07  
Anonymous Anônimo said...

E mas uma vez, quem (como eu) foi otário e comprou a outra caixa, se dá mal...

3 de abril de 2008 às 04:33  
Anonymous Anônimo said...

Nao existir um Dvd oficial de Clara Nunes é um desrespeito com a cultura brasileira!
Triste também é lembrar que Paulo César Pinheiro, apesar de excelente letrista, é o principal responsável por esse abandono da memória de Clara!

3 de abril de 2008 às 08:21  
Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que meu "Pernambuco" não esqueceu de celebrar a Clara Guerreira.
Estive, ontem, 2, na Toca da Joana, reduto do samba de raiz na capital pernambucana.
Karynna Spinelli e o Grupo Na Calçada , com participação especial do violonista Jorge Simas, fizeram uma grande homenagam à Sabiá Mineira.

Um abraço pernambuco,

Dido Borges

3 de abril de 2008 às 09:13  
Anonymous Anônimo said...

Fico feliz que a caixa de Clara sera reeditada pois eu ando tentando reunir todos os CDs dela e nao consigo.
Clara foi uma das vozes femininas que mais fizeram parte de minha formacao musical e nao existe nenhuma cantora viva que tenha todas as qualidades que ela tinha para cantar as emocoes do povo.
Comprei a biografia lancada ano passado e fiquei muito emocionado com a riqueza de sua vida pessoal...as desilusoes, os sonhos, os amigos, a busca incenssante pela espiritualidade, a maneira simples de ser no dia-a-dia...foi muito bom ter este registro. Acho que o autor fez um trabalho fantastico.
Clara eh mais uma voz brasileira esquecida pelos meios oficiais...O Brasil precisa repensar a maneira como eh tratada a estoria de nossoss artistas maiores.
Ainda falando do livro, me decpecionei bastante com Beth Carvalho pelo seu posicionamento mediocre em relacao aa Clara.
Achei que a frase de Beth "...Clara foi feita pelo Adelzon Alves..." foi muito infeliz.
Nao acredito em hipotese nenhuma que um verdadeiro artista seja cria de produtor musical nenhum...acho mesmo um desrespeito para qualquer artista. Artistas conhecem pessoas que abrem portas, sugerem esteticas, apontam caminhos, estilos e etc, MAs um artista so sobrevive se tiver talento de verdade e quem define se ele se tornara um IDOLO eh o publico. Acho que seria o mesmo que dizer que Bethania nao existiria sem o Fauzi Arap ou Jayme Alem... sao lamentaveis comentarios. O que me causa mais pavor eh ver que o comentario saiu de uma artista que eu considero tao talentosa quanto a Clara. Nao acredito no conceito "artista de produtor"..os produtores passam mas o bom artista fica e sua obra tambem.
E Clara ficou para sempre no meu coracao. Vendagens, repertorio, se ela era sambista, cantora de boleros, cantora de MPB, nada disso me interessa, apenas testemunhei que ela era uma grande artista e que tinha o que muitas hoje nao teem e nem terao...o coracao de Clara cantava com ela e pra mim isso basta.
Salve Clara!

3 de abril de 2008 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

E cade os DVds do show do Japão ? e os especiais da Tv Globo e da TV Bandeirantes ?????????

Ehh Brasil !!! Acorda, a gente quer comprar. Depois ficam por ai reclamando da pirataria. Claro quem é que vai comprar as tranqueiras que as gravadoras lançam originais ???

Edu - abc

3 de abril de 2008 às 10:47  
Anonymous Anônimo said...

O eterno preconceito contra o samba. É isso que explica o fato de Clara ser pouco lembrada. Justiça seja feita, Clara desempenhou uma das carreiras mais notáveis da MPB em todos os tempos.

3 de abril de 2008 às 11:07  
Anonymous Anônimo said...

Clara Nunes fez a alquimia da forte influência que recebeu de Elizeth Cardoso e se tornou uma artista única. Um timbre caloroso, uma voz que emociona e, como disse o José Henrique, um repertório de grande categoria e variedade. Brasileira até o cerne.

Sem dar-se conta, Clara Nunes foi professora de música para muita gente. Para mim foi. Obrigado Dona Sebastiana, que trabalhava lá em casa e me apresentou à Guerreira na rádio AM !

E cá pra nós, Clara não precisa de aniversário de falecimento. Segue vivíssima.

3 de abril de 2008 às 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Não se entende bem o(s) porque(s) desse relativo esquecimento quanto à Clara... embora ela seja referência constante na nova geração se sambistas, permanece esquecida entre a nova geração.

3 de abril de 2008 às 13:23  
Anonymous Anônimo said...

É um absurdo mesmo o esquecimento da obra de Clara. Só para citar um caso, no ano passado, a revista Rolling Stone fez uma lista dos 100 maiores discos da música brasileira e não havia nenhum da Clara. Só do Mutantes (nada contra) haviam quatro. E agora, 25 anos após a sua morte, ninguém aqui em Belo Horizonte se deu conta do fato. Os jornais passaram em branco e a própria rádio Inconfidência, que só toca MPB 24h por dia e foi quem revelou a Guerreira para o mundo, não deu uma nota sequer. Eta Brasil que esquece seus ídolos!

3 de abril de 2008 às 13:33  
Anonymous Anônimo said...

1:33, essa lista também não traz 'O Grande Circo Místico'. Não pode ser coisa de gente séria.

3 de abril de 2008 às 14:55  
Anonymous Anônimo said...

INDEPENDENTE DA QUALIDADE, SE HAVIA ENCARTE OU NÃO, TODA OBRA DE CLARA NUNES, INCLUSIVE AS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS JÁ FORAM RELANÇADAS EM CD, AS DIVERSAS COLETANEAS SÃO TODAS REDUNDANTES. SE É PARA HOMENAGEAR DEVIDO AOS 25 ANOS DE SUA MORTE, QUE SEJA FEITO COM DVD´S, POIS JÁ PASSOU DA HORA.

3 de abril de 2008 às 15:21  
Anonymous Anônimo said...

Reforço o coro dos descontentes com o desprezo que Clara sofre. Foi uma artista GENIAL.

3 de abril de 2008 às 17:39  
Anonymous Anônimo said...

Notícia postada no blog da Marrom:

Alcione e Beth Carvalho trocam farpas por causa de Clara Nunes

O tom entre duas divas do samba desafinou. As mangueirenses Alcione e Beth Carvalho trocam farpas desde que o jornalista Vagner Fernandes lançou o livro Clara Nunes, Guerreira da Utopia. Na obra Beth critica Clara Nunes e a acusa de ter copiado seu estilo de se vestir e de cantar."Ô Beth Carvalho, está na hora de você usar uma pulseirinha de desconfiômetro, pois não é verdade o que você declara no livro, de que a Clara se apoderou do estilo que foi criado para você. Eu estava lá, acompanhei tudo isto, e Clara já usava este visual muito antes de você", mandou Alcione durante o programa Sem Censura de quarta-feira.Amiga e confidente de Clara Nunes, Alcione desabafa que Beth Carvalho e a musa portelense sempre tiveram desavenças e nunca esconderam isso. A briga entre as duas teria começado ainda na época em que Beth cantava músicas românticas, mas já queria enveredar para o samba. Mas a gravadora da qual as duas eram contratadas preferiu apostar em Clara.

3 de abril de 2008 às 17:42  
Anonymous Anônimo said...

E Salve Mariene de Castro que encarna Clara Nunes de forma brilhante. A fila andou e graças a Deus que Clara fez seguidoras. Não é a mesma coisa mas dá prá matar saudades.
Mauro, amanhã o Cazuza seria cinquentão.. pô, legal ter morrido jovem porque ficará eternamente jovem.
Adriano

3 de abril de 2008 às 22:29  
Anonymous Anônimo said...

Esse anônimo das 05:42 está muito bem atualizado!

4 de abril de 2008 às 09:05  
Anonymous Anônimo said...

"Na obra Beth critica Clara Nunes"

engraçado que beth carvalho no dvd: canta o samba da Bahia, "tentou" se vestir como Clara, mas Beth não chega nem ao mindinho da Guerreira, Beth é muito fraca de voz e de presença de palco, é uma cantora mediana, e quem é ela pra criticar Clar Nunes!!???

Dá um tempo né Beth, vá fazer um disco que preste(sem rimas)!!!

E Salve Mariene de Castro que encarna Clara Nunes de forma brilhante
(SURTOU DE VEZ QUEM PENSOU NESSA SANDICE)

GENTE POR FAVOR, MARIENE DE CASTRO NUM POST SOBRE CLARA NUNES É COVARDIA, POR FAVOR DEIXEM CLARA BRILHAR SOZINHA AQUI NESSE POST!! JÁ NÃO CHEGA A PRESENÇA DA BETH CARVALHO!!!

4 de abril de 2008 às 21:18  
Anonymous Anônimo said...

O que eu acho mais graça nesses fãs é que a única coisa que lhes resta é chorar no túmulo da Clara ou acender velas. Façam isso quem sabe vocês não melhoram como pessoas. Só tomem cuidado para não alagar o túmulo da Sabiá.

5 de abril de 2008 às 17:32  
Blogger Muscleboyg said...

O esquecimento da obra de Clara é fruto do descaso deste Brasil,que dá às melâncias e créus da vida um valor que NUNCA poderiam ter.
Clara Nunes,Elizeth Cardoso,Maysa,Nara Leão,Dalva de Oliveira são tão importantes quanto Elis ou Cássia Eller.
Ando muito triste com o Brasil...

6 de abril de 2008 às 13:48  
Anonymous Anônimo said...

Clareia...
Noite clara, lua cheia.

Me encantam...
Seus tambores, sua garra
Sua voz, beleza rara.

Sua emoção me emociona.
Sua canção me faz chorar.
Lembrar meus tempos de menino,
Onde as vezes - sem saber -
Cantava você em meu cantar.

WALS - MG

7 de abril de 2008 às 08:43  

Postar um comentário

<< Home