28 de março de 2008

Show de Bethânia e Omara é gravado em Minas

A gravação ao vivo do show de Maria Bethânia com Omara Portuondo, para edição em DVD pela gravadora Biscoito Fino, vai ser feita em Minas Gerais, durante as apresentações do espetáculo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 4 e 5 de abril. No roteiro do show, as cantoras (em cena na foto de Leonardo Aversa) vão além do repertório do disco, interpretando músicas como Cálix Bento (adaptação de Tavinho Moura do tema de domínio público), Começaria Tudo Outra Vez (Gonzaguinha), Cio da Terra (Chico Buarque e Milton Nascimento), O Que Será - À Flor da Terra (Chico Buarque) e o clássico cubano Guantanamera.

41 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bethania já está cansando DEMAIS!!Vai cantar " O que Será"? Tenha dó!! Na trilha sonora da Dona Flor quem canta é SIMONE e não tem mais nada prá ninguém. DEFINITIVA!! Bethania está abusando e não deixando dona Omara ser quem´foi e sempre será: a grande cantora do Buena Vistal Social Clube. No cd dona Omara está abafada sem as cores e o ritmo de Cuba. Parabéns Mauro pelo seu blog.

28 de março de 2008 às 08:52  
Anonymous Anônimo said...

DVD? Disco ao vivo? O que será? Poxa, Bethânia sempre me surpreende.

Essa criatividade de criar um disco ao vivo 365 dias por ano, no mesmo horário, é impressionante.

28 de março de 2008 às 10:11  
Anonymous Anônimo said...

Discordo. Ambas são grandes artistas que sabem o que querem fazer. Omara fica muito a vontade no DVD da edição especial. Muito longe de estar abafada ou sufocada. Muito ao contrário, exala felicidade e emocionada, faz uma declaração de amor a esse trabalho. Que ótimo que vai sair o DVD, porque dessa vez eu não consegui assistir aos shows, assim como muita gente que tb não conseguiu ingressos. Tomara que ela grave a canção DOCE, que eu já vi no Youtube, e é uma linda homenagem a Caymmi. E tb espero o DVD Dentro do mar tem rio.
Adoro essa artista que sempre nos brinda com seus projetos.

Por onde anda Gal ? que eu tb amo
Alguém sabe de alguma coisa ? Aposentou ?

Edu - abc

28 de março de 2008 às 10:14  
Anonymous Anônimo said...

Ué, mas pelo que entendi, a Bethânia está cantando a versão À Flor da Terra, e não à Flor da Pele. As duas entraram na trilha de Dona Flor?

E se for à Flor da Pele, tem uma gravação do Milton que é um troço, no disco Geraes.

28 de março de 2008 às 11:28  
Anonymous Anônimo said...

Acho uma bobagem dizer que qualquer gravação seja "definitiva". A leitura de Simone para "O que Será (À Flor da Pele)" é realmente clássica, mas nada impede que Bethânia a grave (será a mesma letra?). A propósito, "O Que Será" já foi gravada por Bethânia no "Pássaro da Manhã" em 1977

28 de março de 2008 às 11:35  
Anonymous Anônimo said...

Acho uma bobagem dizer que qualquer gravação seja "definitiva". A leitura de Simone para "O que Será (À Flor da Pele)" é realmente clássica, mas nada impede que Bethânia a grave (será a mesma letra?). A propósito, "O Que Será" já foi gravada por Bethânia no "Pássaro da Manhã" em 1977

28 de março de 2008 às 11:35  
Anonymous Anônimo said...

um fã,mesmo apaixonado pelo artista,não é obrigado a gostar de tudo.eu simplismente detestei esse disco com a cubana,uma não tem nada a ver com a outra.
só pago ingresso pra vê-la qd ela está só no palco,o palco é só dela!!!!!!!!
espero que seja somente dvd mesmo,sem cd ao vivo.overdose!!!

28 de março de 2008 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

Bela notícia!

Mauro, Bethania deve ter lido sua crítica e a de seus mauretes: tirou Você Não Sabe do roteiro que apresentou ontem em SP.
Aliás a noite foi de 'dona' Omara. A cubana conciliando doçura e pujança roubou a cena e foi ovacionada pelo público. Bethânia demorou a esquentar. O Via Funchal é, realmente, um local frio, ainda mais para este tipo de espetáculo. A baiana foi toda carinho e gentilezas com Omara que, diga-se de passagem, não estava muito necessitada, porque o público a colocou no colo. Uma artista imensa.
Óbvio que Bethânia é Bethânia e, após um início um tanto inóspito, pegou fogo em momentos pontuais, e os números em dupla foram contagiantes.
Nada que se comparasse com a performance de OP ninando uma criança que sua veracidade, sensibilidade e carisma tornaram visível no palco.
Inesquecível!

28 de março de 2008 às 12:03  
Blogger GERMANO said...

Esta senhora MARIA BETHANIA! sempre surpreendendo! Rio? Bahia? Não! Minas gerais!!!!

28 de março de 2008 às 12:10  
Anonymous Anônimo said...

Não aguento mais Maria Bethânia!!!!! Dá um tempo nela Mauro!!!!!!Você foi um dos culpados por eu ter me enjoado da baiana.

28 de março de 2008 às 13:01  
Anonymous Anônimo said...

Mauro e suas cantoras!Ah se eu ganhasse 1 real a cada post que o Mauro abre sobre Maria Bethânia ...

28 de março de 2008 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

No auge dos mineiros (Clube da Esquina) MB assistiu meio de longe, mas é interessante que desde o show do disco As canções que vc fez pra mim ela tem invariavelmente pontuado com um momento 'mineiro' passando por Milton, Beto Guedes, F. Venturine e Tavinho Moura. Agora nos surpreende com a gravação em Minas. Fico feliz com essas incursões pelas Geraes. A propósito...
Seria uma dívida histórica se não saisse esse DVD.

28 de março de 2008 às 13:45  
Anonymous Anônimo said...

Para o Luc
No álbum da trilha sonora do Dona Flor Simone canta as duas e mais a Abertura. Á Flor da Terra Simone canta de novo no seu último cd e dvd Simone ao Vivo. Não sabia que Bethania já tinha gravado em 77. O problema é que Simone gravou antes e, na minha opinião, de forma definitiva.
Mauro, voce tá atento ao novo trabalho da ZD e da Simone? O Amigo é Casa? Vai sair pro Dia das Mães. Imperdível.

28 de março de 2008 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Tb assisti ontem em SP e concordo com jdf: a noite foi de Omara. Aplaudida de pé após Lacho, a senhora estava se sentindo em casa.
O kitch do cenário não me agradou muito, embora me agrade a concepção kitch mas ali, achei borrachudo demais. Miami, sabe?!Mas - aleluia!!!!! - nossa Maria estava finalmente com um figurino despretensioso e adequado a seu corpitcho de passeio. "Escandalosa" foi bem sem gração, mas arrebentou em "Ciúme" e "começaria tudo outra vez". Tirou Vc não Sabe mas botou Ronda. Achei de uma preguiça...Tá em SPaulo, canta Ronda pra levantar a galera (não funcionou).

E pra mostar quem manda no terreiro, Bethânia encerrou o show fulminando o contra regra que não fechou as cortinas no momento esperado, após o BIS.
Omara nem havia percebido, até Bethânia, irritada, convocá-la ao recuo no palco. À vontade como estava, Omara Portuondo ficaria cantando por ali até o dia amanhecer.

28 de março de 2008 às 13:54  
Anonymous Anônimo said...

1:50, muito obrigado pela informação,
abraço

28 de março de 2008 às 15:29  
Anonymous Anônimo said...

alguém me explica essas duas versões de "O Que Será?", a gravada por Bethânia em "Pássaro da Manhã" e a gravada por Simone em "Face a Face"? Qual é "A Flor da Pele"?

Mauro, se vc puder me fazer esse favor...

muito grato.

28 de março de 2008 às 18:05  
Anonymous Anônimo said...

Por onde anda Gal ? que eu tb amo
Alguém sabe de alguma coisa ? Aposentou ? (EDU - ABC)

RESPOSTA: GAL, ASSIM COMO MARINA LIMA, PERDEU A VOZ E O GOSTO PELO OFÍCIO!!!

MAURO, ADORO OS POSTS SOBRE BETHANIA, QUEM NÃO QUISER, É SÓ NÃO ENTRAR, NEM LER SOBRE O QUE DIZ O POST!!!

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE BETHANIA SÃO VÁLIDAS PRA QUEM GOSTA DE INFORMAÇÕES SOBRE A ARTISTA!!

28 de março de 2008 às 18:28  
Anonymous Anônimo said...

Mais estranho é começaria tudo outra vez -feito para Simone gravado em face a face-77-época em que gonzaguinha e a cigarra namoraram....Tudo bem Bethania Simone já fez o sucesso que queria e Elis já se foi....

28 de março de 2008 às 19:02  
Anonymous Anônimo said...

eu não tenho mais paciência nem pra ler todos os comentários dos posts sobre Bethania...

Guilherme

28 de março de 2008 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Assisti ontem (28/03) em São Paulo, e merece sim, gravação.
Bethânia, é e será nossa eterna rainha.
Nos momentos fora de cena, seu público gritava por seu retorno,lindo.
Dona Omara é uma senhora linda, encanta,e acaricia sua convidada, como sempre educadamente, lisongeada.
Enfim,NOSSA MARIA BETHÂNIA,maravilhosa eternamente.
Abraços Mauro.

29 de março de 2008 às 09:50  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas que frequentam aqui, conhecem de um tudo de música, alguém por acaso ja ouviu falar de uma música espanhola, chamada Rouxinol,parece que a Bethania gravou,já andei pesquisando e nada.
Se alguém souber e puder me dar mais dicas onde encontrá-la.Não é a música do Milton.Gracias.

29 de março de 2008 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Gal Costa, que assim como Bethânia e Elis forma a trinca das 3 melhores cantoras do Brasil de todos os tempos, inclusive o de hoje, continua linda, feliz e cantando divinamente bem.

Vejam esse vídeo do Festival de San Remo 2008. Gal canta lindamente um trecho de Corcovado, e depois outra música, em dueto com Sergio Cammariere.

http://www.youtube.com/watch?v=8QqcpsRHAjM

29 de março de 2008 às 12:06  
Anonymous Anônimo said...

Agora é aguardar os dois DVDs que virão, o Dentro do Mar tem Rio, e o Bethânia e Omara em Minas. Mas depois disso eu gostaria muito que Bethânia gravasse um CD só de inéditas, cantando Adriana Calcanhoto, Caetano, Chico César, Vander Lee, Djavan, Chico Buarque, Ana Carolina, Zélia Duncan, Joyce,e tantas possibilidades ...

Edu - abc

29 de março de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Gostar ou não é uma questão individual. Mas criticar a gravação do DVD ou a existência de um post sobre a cantora é de uma burrice fenomenal. Quem os obriga a comprar o CD ou a ler este tópico?
Não devem realmente ter o que fazer.
Além disto, recomendaria uma pesquisa antes de tecer comentários sobre repertório: Começaria Tudo Outra Vez e O Que Será foram gravados por Bethânia em 1977 e evidentemente não são propriedade da Simone, que aliás não produz nada bom há muito tempo. Só quem pode impedir uma gravação ou execução é o compositor ou seus herdeiros. Chico Buarque e Gonzaguinha sempre fizeram parte do repertório de Bethânia e a maioria dos compositores sente orgulho de ter suas composições por ela interpretadas.
Para os comentários idiotas, recomendo a audição de "Resposta", é perfeita para vocês.

29 de março de 2008 às 13:26  
Anonymous Anônimo said...

Maria Bethânia é a maior artista do Brasil e toda a sua obra precisa ser documentada sim. Ela tem idéias, projetos e proposta e isso precisa ser gravado.

Bethânia é a Rainha da MPB!

29 de março de 2008 às 13:28  
Anonymous Anônimo said...

Para o anônimo de 6:05: existem três músicas do Chico com o nome de "O Que será", todas são fazem parte da trilha sonora de "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e todas são de 1976. As músicas são sempre apresentadas com um subtítulo entre parênteses. São elas:

1. O Que Será (abertura), gravada por Simone, no disco "Face a Face", de 1977;
2. O Que Será (À Flor da Terra), gravada por Chico Buarque, em "Meus Caros Amigos", de 1976;
3. O Que Será (À Flor da Pele), gravada por Milton Nascimento no disco "Geraes", de 1976, com a participação de Chico Buarque.

Segundo informou um comentarista lá em cima, Simone cantou as três versões na trilha sonora do filme.

Flávio

29 de março de 2008 às 14:24  
Anonymous Anônimo said...

muitissimo obrigado, Flavio!


Ass.: Marcus, a.k.a. anônimo das 6:05

29 de março de 2008 às 14:37  
Blogger GERMANO said...

Pelo jeito, dentro do mar tem rio, (o dvd) vai ser preterido. que pena...

29 de março de 2008 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Mais um DVD... Bethânia, ao contrário a época em que se negava até em divulgar o disco que lançava, agora barbarizou. Se expõe até demais. Já soa repetitiva.

31 de março de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

É horrível fazer isto, mas aqui vai.....não percebo porque é que as pessoas que dizem que não gostam e que não têm mais paciência continuam a ler os posts sobre a Bethânia e a comentar...será falta de algo melhor para fazer ou ler....provavelmente...
Quando há qualidade, há sempre pobres de espírito que fazem questão de deitar abaixo....
Quem nao gosta ou está cheio devei abster se....façam críticas construtivas ou então...nenhumas....

31 de março de 2008 às 18:46  
Blogger GERMANO said...

Pedro disse tudo.

1 de abril de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Pedro disse tudo de ridículo como fã emocionalmente exagerado que deve ser.

São críticas construtivas sim, observar alguma falta de critério em lançar produto sucessivamente.

1 de abril de 2008 às 13:58  
Anonymous Anônimo said...

Peço desculpa...mas para encerrar este tema....pelo menso da minha parte...
Não nomeei ninguém especificamente. Se estão a fazer críticas construtivas sobre o trabalho do artista(que certamente não incluem comentários sobre a estado da paciência de cada um...lolol...) tanto melhor. Sejam elas críticas favoráveis ou desfavoráveis ao trabalho. Se não estão e enfiaram a carapuça.....

Apesar de não ter tido acesso ainda a este último CD de Bethânia (infelizmente...e uma das razões porque não comento sobre a eventual qualidade) espero que tenha uma qualidade similar à do último CD ao vivo e o DVD seja igualmente bom.

Bem hajam!

1 de abril de 2008 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

Bem... há cada maluco...
Viva Bethânia.
Bethânia e Omara merecem este DVD só por serem quem são. Um encontro de 2 mulheres com a importância delas tem de ter um registo digno...
Relativamente ao pseudo excesso de Bethânia. Nem me apetece comentar porque isso é tão mesquinho e é de uma 'pobreza' incrível. Bethânia está a fazer o que quer e como quer. Ou compra ou não compra... Essa história de fã é cafonice (como diria caetano). Uma pessoa honesta respeita quem trabalha... Bethânia não anda brincando... está trabalhando gente. Não gosta, não compra. Mas nem crítica se aceita porque respeito é Bom e toda a gente gosta.
Bethânia é intocável.. tal como todos os artistas que trabalham e são criativos.
todos os shows de todos os Grandes Artstas brasileiros deviam ser gravados em DVD. TODOS SEM EXCEPÇÂO. essa coisa de não gostar pode existir mas RESPEITO...
Força Mauro...
Adoro o seu blog... sempre me mantém actualizado das coisas boas que há na música.
abraço


Marco

1 de abril de 2008 às 18:23  
Anonymous Anônimo said...

Ótima notícia essa de Bethânia gravar o DVD no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Saiu uma matéria no jornal Pampulha sobre a Abelha Rainha. Seria bom que todos conferissem no site www.jornalpampulha.com.br

1 de abril de 2008 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao show quatro vezes no Canecão, quando li que a gravação do DVD ia ser em BH tentei comprar ingresso mas estão esgotados.
O espetáculo é deslumbrante! Qual é a receita de Bethânia? Ela está cada vez melhor, em todos os sentidos!
Torço para que o lançamento do DVD seja no Rio, já que normalmente o encerramento da turnê tem sido na cidade onde começou.
Bethania-me
Adélia Caldas
Niterói - RJ

2 de abril de 2008 às 10:14  
Anonymous Anônimo said...

bethania e omara são as duas melhores cantoras do momento.
essas daí têm futuro...

2 de abril de 2008 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

ACHEI LINDO O POST MAURO...

A FOTO EH LINDA E MIAMI EH BEM CUBA, E BEM BRASIL - TUDO A VER.
QTO A QUANTIDADE DE POSTS SOBRE BETHANIA, ACHO QUE NAO EH CULPA DO MAURO NAO..BETHANIA TEM TRABALHADO BASTANTE OFICIALMENTE E ELE TEM MAIS EH QUE POSTAR.

QTO AO RAPAZ QUE FALOU MAL DAS VOZES DE GAL E DE MARINA SO TENHO MESMO QUE TER PENA DE ALGUEM COMO VOCE.
SOBRE MARINA , NAO SEI MAS O CD "NOS PRIMORDIOS" EH OTIMO!

POSSO LHE GARANTIR QUE GAL TEM TRABALHADO MUITO... MUITOS SHOWS EM PALCOS DO MUNDO...RECENTEMENTE ELE FEZ UM SHOW NO MAR DA BARRA EM SALVADOR..PALCO FLUTUANTE...
E SE VOCE TIVER SORTE PODERA ATE OUVIR PELA NET ALGUMAS FAIXAS NAO OFICIAIS DE ALGUMAS DAS ULTIMAS PERFORMANCES DE GAL...QUE UNANIMEMENTE DE ACORDO COM TODOS QUE TEEM ASSISTIDO AOS SHOWS DE VOZ E VIOLAO, CONTINUA CANTANDO MELHOR QUE NUNCA.
DA ULTIMA VEZ QUE A VI EM NOVA IORQUE A VOZ DELA ESTAVA MARAVILHOSA COMO SEMPRE FOI.

2 de abril de 2008 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Nando está certíssimo. Gal não pára de cantar around the world. E continua cantando divinamente, as usual.

Bethânia, de outra cepa, está ativíssima e cada dia mais autoral. Este CD-show é deslumbrante.

Ambas as baianas são estrelas de primeira grandeza. Primeiríssima grandeza. That´s all.

3 de abril de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

cheguei há pouco a bh para assistir aos shows. por tudo o que li e ouvi estou em cólicas, pura ansiedade.
bethânia é nossa padroeira.
preciso me concentrar.

3 de abril de 2008 às 21:19  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao divino Show ontem no Palácio das Artes,FOI SIMPLESMENTE COMO SE RIO AMAZONAS TIVESSE ATRAVESSADO AS MONTANHAS DE MINAS.IMPECÁVEIS,Maria Bethânia e Omara Portuondo, CANTARAM E ENCANTARAM.Estavam LINDAS E BETHÂNIA ESNOBOU ELEGÂNCIA E SENSUALIDADE, SEM A PRETENSÃO DE ROUBAR A CENA E A GENIALIDADE DE OMARA.AH!!!BETHÂNIA VOCÊ É DEMAIS....BETHÂNIA VOCÊ É DEMAIS.QUANTO AOS COMENÁRIOS SOBRE A GAL FICO FELIZ PELAS NOTÍCIAS.ADORO ESSA BAIANA TAMBÉM.QUANTO AOS OUTROS DOS INFELIZES DE PLANTÃO, O MARCO JÁ DISSE TUDO.BETHÂNIA ME, OMARA ME, HAVANA ME, TIM... TIM... Á CULTURA E O TALENTO ÍMPARES NA AMÉRICA LATINA.

6 de abril de 2008 às 16:39  

Postar um comentário

<< Home