18 de março de 2008

Pirão eletrônico de Loop B e Osmar é para pista

Resenha de CD
Título: Farinha Digital
Artista: Pedro Osmar
e Loop B
Gravadora: Tratore
Cotação: * * 1/2

O pirão eletrônico deste disco que junta a viola caipira do paraibano Pedro Osmar aos beats do paulistano Loop B (hábil na confecção de sons industriais) é saboroso. Mas deve ser degustado preferencialmente numa pista menos frenética ou em ambiente mais propício aos climas, efeitos e sons tirados pela dupla. No CD, a mistura não chega a soar indigesta, mas desce pesada. O arsenal manuseado por Loop B inclui geladeira e um tanque de chevette. Mas, justiça seja feita, Farinha Digital passa longe do exotismo puro e simples. Nordeste Indiano é um dos destaques do repertório. Como o título já denuncia, o tema procura linkar a Ìndia (bem representada pelo som das tablas orquestradas por Loop B) ao Nordeste (representado pela viola de dez cordas tocada por Osmar). Já Suíte Negona incorpora o groove do baiano berimbau. Tantos ingredientes dão sustança ao pirão digital desta dupla inusitada. Por isso, a digestão não é fácil.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pedro Osmar (ou é Osnar?) não é o compositor que Elba gravou no seu último disco?

18 de março de 2008 às 16:38  
Blogger Wagner Hardman Lima said...

O correto é como Mauro postou: Pedro Osmar. Natural de João Pessoa e fundador do movimento cultural Jaguaribe Carne e o Musiclube da Paraíba. Chico César e vários outros artistas passaram pelo primeiro movimento na década de 70/80.

Uma das mais deliciosas composições de Pedro gravada por Elba na década de 70 foi 'Nó Cego'. Essa do boi a que o amigo se refere é 'Boi Cavalo de Tróia' de Pedro em parceria com seu irmão Paulo Ró. 'Boi Cavalo de Tróia' embora pensam que seja inédita já havia sido gravada na década de 90 por Paulinho Ditarso, tb paraibano radicado na Suiço, no disco Paulinho Ditarso.

abraços

18 de março de 2008 às 17:39  
Blogger Wagner Hardman Lima said...

Corrigindo:

Nó Cego está no segundo disco de Elba, 'Capim do Vale' de 1980.

19 de março de 2008 às 02:22  
Anonymous Anônimo said...

Pirão eletrônico + viola caipira ??ai esse mordenosos ...já que citaram paraibanos,quando teremos o cd de Roberta Miranda com dueto de Maria Bethânia??

19 de março de 2008 às 15:49  
Blogger zema ribeiro said...

a capa é linda!

20 de março de 2008 às 11:12  

Postar um comentário

<< Home