25 de março de 2008

Bom disco de Zabé evoca a riqueza do Nordeste

Resenha de CD
Título: Bom Todo
Artista: Zabé da Loca
Gravadora: Crioula Records
Cotação: * * * *

Confinada com seus filhos durante 25 anos numa gruta (ou loca, no típico linguajar popular dos habitantes do interior da Paraíba) depois que sua casa ruiu, Isabel Marques da Silva - a Zabé da Loca - chega ao segundo disco, Bom Todo, aos 83 anos. Desta vez, com produção à altura da riqueza evocada no toque intuitivo de seu pífano, a tradicional flauta inventada no Nordeste e propagada para todo o Brasil pela Banda de Pífanos de Caruaru. Coube ao flautista Carlos Malta pilotar este bom CD que inaugura a gravadora Crioula Records, criada pela produtora Lú Araújo para editar artistas brasileiros excluídos do cenário fonográfico por falta de opção e visibilidade.
Bom Todo expõe o talento natural de Zabé como compositora - ela assina sozinha temas como Queima, Limoeiro e Veja a Vida Como É - e como tocadora de pífano. Seu toque tem vivacidade. E o fato é que o disco se mostra interessante. Seja pela presença da rabeca de Maciel Salu em Pifada da Loca, seja pela incursão de Zabé no cancioneiro vivo de Luiz Gonzaga (Numa Sala de Reboco, parceria com José Marcolino). Até o Hino Nacional Brasileiro ganha toque bem mais alegre no pífano de Zabé da Loca. Tão moderno quanto tradicional. E - enfim - bem formatado em disco.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, uma sugestão, que tal uma "prestação de serviços" indicando algum sie, local onde a gent epossa comprar os CDs, e não somente dessa artsita, que já fiquei curiosa pra ouvir, mas d eoutros que estão FORA também das lojas "especializadas".
Um abraço,
Parabéns pelo Blog

25 de março de 2008 às 11:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Que notícia maravilhosa. Duvido que outro jornalista tenha tido a coragem de fazer uma matéria sobre essa artista (que eu não conhecia, mas agora faço questão de conhecer).

Parabéns mais uma vez,
Denilson

25 de março de 2008 às 19:10  
Anonymous Anônimo said...

Sim o Mauro está de parabéns pela notícia mas o Estadão já tinha dado uma matéria sobre Zabé da Loca ao lado de Lia de Itamaracá. Gente alternativa deste nosso Brasil esquecido.Ninguém aguenta mais taviano, dani carlos, etc..etc...

26 de março de 2008 às 10:18  
Blogger Wagner Hardman Lima said...

Só uma correção: Lia de Itamaracá e Zabé da Loca nunca foram alternativas. Fazem música brasileira, aquela que não toca nas rádios, mas que arrasta muita gente pros shows e eventos culturais pelo Nordeste.

Mauro, gostaria de saber novidades sobre Mônica Feijó. Depois do elogiado Sambasala vem algo por aí?

abraços

sugestão: Gláucia Lima (PB), Eleonora Falcone (PB) e Mônica Feijó(PE).

27 de março de 2008 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro,

Acabo de ler uma reportagem na Continente Multicultural sobre Zabé da Loca... fiquei encantada com a história dela! Também sou curiosa e amante da boa musica... vasculo, lugares por onde passo procurando novidades. Gostaria de saber de vc dica para ter acesso ao disco de Zabé.. um abraço, gostei de seu blog

31 de maio de 2008 às 09:55  

Postar um comentário

<< Home