5 de março de 2008

Biscoito Fino já tem vícios de grande gravadora

Surgida em 2000, a gravadora Biscoito Fino já adquiriu um merecido prestígio no mercado fonográfico por se dedicar quase que exclusivamente a uma MPB mais tradicionalista que já vinha sendo descartada pelas majors, as gravadoras multinacionais. Porém, é fato que, por conta de seu justo crescimento, a companhia carioca também já começa a adquirir vícios típicos de grandes gravadoras. Exemplo é a ficha técnica da coletânea Viva Cartola! 100 Anos. Não há, no encarte do disco, qualquer menção à origem das 12 gravações selecionadas para a compilação. A menos que o comprador entre no bom site da gravadora, ele não saberá que Basta de Clamares Inocência, na voz de Mart'nália, é o único registro inédito do CD. Que a gravação de Não Quero Mais Amar a Ninguém foi feita por Olivia Byington em 1997 para seu CD A Dama do Encantado. Ou que o dueto de Francis Hime com Zélia Duncan na música Sem Saudades foi gravado em 2005 para o CD Arquitetura da Flor. Para citar somente três exemplos. Para honrar seu consumidor, a Biscoito Fino deveria ficar atenta a estes detalhes, já que começa a adquirir o hábito de editar coletâneas montadas com seu precioso acervo. Até porque as próprias gravadoras multinacionais estão evoluindo nesta área e - para tentar seduzir o arisco consumidor - já lançam compilações com fichas técnicas mais criteriosas. Viva Cartola! reproduz as letras das músicas, mas peca por omitir os anos das gravações. Falha que desvaloriza a (oportuna) coletânea.

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Uma coisa que não entendo: quando a BF surgiu, seus lançamentos eram sempre mais baratos que os de qualquer outra gravadora (eu comprava tudo que saía, direto no site). Hoje, acontece o contrário: os produtos da BF são os mais caros, bem mais caros (vide o recém-lançado Maria Bethânia, R$ 34,90 nas LA). E não entram em promoção nem à força de reza forte. A BF parece não estar nem aí para a crise que atormenta o mercado de CD's e DVD's. Por que será?

5 de março de 2008 às 19:21  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, seu comentário foi útil e delicado. Espero que a gravadora o considere para manter 'a diferença'.

maria

5 de março de 2008 às 21:35  
Anonymous Anônimo said...

7:21: assino embaixo, o preço da BF aumentou mesmo. E muito.

Flávio

5 de março de 2008 às 22:54  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, achei teu comentário muito relevante e aproveito também para deixar aqui o meu protesto contra o absurdo dos preços dos produtos da Biscoito Fino. A gravadora já está dando sinais de descaso com o consumidor

6 de março de 2008 às 08:39  
Anonymous Anônimo said...

Além de não responder mais nenhum email dos leitores. No começo, tudo que eu mandava, 2 dias depois chegava a resposta, agora nem "tchum".
E assino embaixo em relação aos preços tmb!!!
E Como já sabemos que a Kati e a Olívia são leitoras do Blog, vamos encher de sugestões e reclamações.

6 de março de 2008 às 08:46  
Blogger Flávia C. said...

Verdade! Os preços da Biscoito Fino estão impraticáveis. E, como bem pontuou o Mauro, por produtos nem sempre impecáveis (como já foram os lançamentos da gravadora).

Fico feliz de ver como você não se restringe aos aspectos artísticos da música, Mauro.

6 de março de 2008 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Os produtos da Biscoito Fino, com esses preços totalmente fora da realidade brasileira, acabam sendo dirigidos apenas à classe A. O que é uma pena! Já que eles economizam utlizando aquela embalagem vagabunda de papelão e cola, pq não reduzir os preços?

6 de março de 2008 às 10:35  
Anonymous Anônimo said...

Os produtos da Biscotto só atingem a nós, consumidores da classe AA. Nada como um biscotto pra acompanhar um uisquinho!

Eu bebo siiiiiiim
E tô vivendo
Tem gente que não bebe e tá morrendo, eu bebo siiiiiiihhhh

6 de março de 2008 às 11:04  
Blogger Pedro Progresso said...

é vero
comprei altos cd's excelentes a preços baixos.
agora parece que desandou a BF e o lucro anda gritando mais forte.

6 de março de 2008 às 11:23  
Anonymous Anônimo said...

Também assino abaixo. É um absurdo o que nos cobra a BF.

6 de março de 2008 às 21:11  
Anonymous Anônimo said...

Esse é apenas um dos aspectos - muito bem observado, por sinal - em que a BF age como uma major. Os constantes lançamentos de Bethânia são, pelo menos para mim, um dos outros, assim como os já citados altos preços.

Lamento muito por tudo isso, já que não conheço gravadora melhor que a BF.

Anderson Falcão
Brasília - F

6 de março de 2008 às 23:52  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em coletânea e informação, existe um exemplo justamente inverso: a Coletânea Fina Flor - Sambas, CD que acaba de ser lançado pela gravadora Fina Flor, reunindo vários sambas gravados por artistas do seu cast. CD simples, barato, com informações básicas no pequeno encarte e completas no site deles. Qualidade excepcional de som, repertório e intérpretes. Nem parece compilação. Parece que a Fina Flor está ocupando (e bem!) o espaço deixado pela Biscoito Fino.
Breno - RJ

7 de março de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Se lançar esse cd no mar, vai boiar.

7 de março de 2008 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente Mauro estamos concordando com você. Infelizmente porque a Biscoito Fino surgiu como uma excelente alternativa ao mercado fonográfico tão mercantilista que triturava a cultura como uma massa desprovida de sentido. Mas nossa querida BF incorre em erros tão debatidos na agenda cultural que são os preços exorbitantes; edição de algumas coletâneas sem o menor sentido (a não ser o do lucro fácil) e ainda sua política de venda pelos Correios que não facilita em nada para o cliente - consumidor da boa música. Arrependi-me de comprar os últimos lançamentos de Bethânia pela BF porque acabei pagando mais caro, não tive facilidade para parcelar e ainda chegou pelos Correios bem depois das lojas locais.
Para ser fino não precisa ser impopular!
Carlos.

8 de março de 2008 às 10:00  
Blogger André Luís said...

É, "aqui e acolá" navego pelo site da Biscoito Fino; sempre tô buscando informações sobre novos nomes da música, e caio na 'recheada' página desta gravadora que, como já bem disseram, começou muito bem, porém hoje comete o maior dos pecados em plena crise fonográfica: o valor altíssimo do preços (nem sempre em compatibilidade com o alto valor de suas obras e artistas). Cito uma obra e um artista de quem sou fã: RENATO BRAZ. Esplêndido é o seu último álbum, de 2006, "Por Toda a Vida". Mas até hoje não comprei o CD original porque o preço não ajuda. Um biscoito a menos na minha "lancheira musical"...

17 de março de 2008 às 21:05  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Quando a Biscoito Fino surgiu a esperança para os novos compositores brilhou. Seria possível abrir um espaço para minha obra musical?

13 de setembro de 2008 às 15:26  

Postar um comentário

<< Home