17 de fevereiro de 2008

Tradições de Brasil e Cuba com Maria e Omara

"Omara é uma das maiores cantoras que conheci, que conheço... Ela tem uma musicalidade, uma inteligência, uma compreensão musical que não é muito comum...". Maria Bethânia a respeito de Omara Portuondo.

"A voz de Maria Bethânia tem uma cor, uma densidade... Ela preenche... É uma coisa maravilhosa. Ela tem uma segurança, uma sutileza... Esse encontro é muito interessante". Omara Portuondo a respeito de Maria Bethânia.


Os generosos elogios recíprocos trocados entre Maria Bethânia e Omara Portuondo foram feitos em depoimentos que compõem o documentário pilotado pelo diretor Bruno Natal para o DVD que vem com a edição dupla do disco Omara Portuondo e Maria Bethânia - nas lojas a partir de 28 de fevereiro, pela gravadora Biscoito Fino, nos formatos de CD e de CD + DVD. Produzido por Jaime Alem (o maestro de Bethânia já há mais de 20 anos) e pelo violonista Swami Jr., o álbum foi idealizado a partir de encontro entre Bethânia e Omara em 2005, quando a cantora cubana veio ao Brasil para fazer alguns shows. "Quando Omara esteve no Rio, fomos almoçar juntas e ela pensou em fazer um disco comigo... E aquilo ficou em nossas cabeças", conta Bethânia no documentário.

A boa idéia do disco foi concretizada em janeiro de 2007 quando Bethânia e Omara - em foto de Leonardo Aversa - o gravaram no Rio de Janeiro, sob absoluto sigilo, no estúdio da Biscoito Fino. O lançamento do álbum será acompanhado por turnê internacional que junta as cantoras no palco em show inédito. A estréia será no Canecão (RJ), em temporada de duas semanas que vai de 7 a 16 de março. No show, as intérpretes vão mostrar o repertório do disco, que junta 14 músicas em 11 faixas. A seleção foi feita com base em pesquisa feita sob encomenda por Mozá Menezes e Rodrigo Faour.

Quase todo inédito nas vozes das cantoras, o repertório entrelaça músicas antigas de compositores de Brasil e Cuba. Algumas faixas foram gravadas em dueto por Bethânia e Omara. Entre elas, Para Cantarle a mi Amor - a música da lavra do compositor e pianista cubano Orlando de la Rosa (1919 - 1957), entoada em castelhano - e Só Vendo que Beleza (Marambaia), parceria de Rubens Campos (1912 - 1985) e Henricão (1915 - 1984), revivida pelas cantoras em português. A música foi sucesso com Carmen Costa (1920 - 2007).

Alguns boleros cubanos até já foram gravados anteriormente por Omara. São os casos de El Amor de mi Bohío, de Julio Brito (1908 - 1968), e Tal Vez, de Juan Formell, baixista que fundou a popular orquestra Los Van Van. Outro tema já gravado pela diva cubana é Palabras (Marta Valdés), que reaparece na voz de Omara reunido a Palavras (Gonzaguinha - na voz de Bethânia) e ao Poema LXIV, de Dulce María Loynaz. Ainda na seleção cubana, capitaneada por Omara, há Lacho (rara parceria do pianista Facundo Rivero com o flautista Juan Pablo Miranda que abre o CD), Mil Congojas (bolero do citado Juan Pablo Miranda) e Nana para un Suspiro (Semillita), acalanto de Pedro Luis Ferrer. Pérola do disco caracterizado por Bethânia como humaníssimo no documentário incluído no álbum.

Na parte brasileira, Bethânia selecionou Caipira de Fato (Adauto Santos), Menino Grande (Antônio Maria), Arrependimento (um já esquecido bolero composto por Dolores Duran com Fernando César) e Você, parceria de Hekel Tavares (1896 - 1969) com Nair Mesquita bem mais conhecida como Penas do Tiê. Enfim, o disco Omara Portuondo e Maria Bethânia parece totalmente fiel aos universos musicais e afetivos das intérpretes, que costuram tradições musicais com as memórias afetivas do Brasil e de Cuba.

42 Comments:

Blogger GERMANO said...

mauro; tens alguma nota sobre o repertório do show?

17 de fevereiro de 2008 às 12:07  
Blogger Unknown said...

eu quero muito ouvir.
MUITO.

17 de fevereiro de 2008 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

Ansiedade é meu nome!!!
Não vejo a hora de ter esse registro histórico em mãos.
Mauro, vc tem alguma notícia sobre o lançamento em DVD do maravilhoso show "Dentro do Mar tem Rio"???

17 de fevereiro de 2008 às 12:38  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, muito obrigado pelas informações à respeito deste que promete ser um grande trabalho. ah, como eu babo por Bethânia. e morro de ansiedade. dia 8, já tenho lugar marcado no bom e velho Canecão.

17 de fevereiro de 2008 às 15:13  
Anonymous Anônimo said...

O bom é que Bethânia tem fãs incondicionais, que batem cabeça seja lá para o que for. O mais curioso é que nunca ouvímos Bethânia falar de Omara ao longo desses 40 anos de carreira, tanto de uma omo de outra.

O repertório promete inovar mesmo : casinha na marambaia, caipira de fato, penas do tiê...

Em suma: o lado rural continua a todo vapor !

17 de fevereiro de 2008 às 18:49  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro, vc pode postar a CAPA pra gente dar uma olhada ?

�bra�o do Edu ( abc )

17 de fevereiro de 2008 às 21:21  
Anonymous Anônimo said...

Que loucura!!!!!!!!! como diria aquela jovem senhora carioca.

Alguém saberia me explicar por extenso como se pronuncia este LXIV??!!

Agradeço imenso.

17 de fevereiro de 2008 às 22:00  
Anonymous Anônimo said...

bethânia já foi muuuuuito melhor.

cantando pior, desafinando, semitonando, a baianinha dava de 10nesta senhora santamarense que, ok, evoluiu muito como cantora, mas perdeu aque não-sei-quê que fazia toda a diferença.

autoreferente e formal demais em suas escolhas, betha tem me deixado com saudade da cantora que mais amei in all my life: ela mesma.

e, cá entre nós e o padre que nos confessa...penas do tiê??? marambaia??? DE NOVO???
brasileirinho nao acaba nunca???????????

17 de fevereiro de 2008 às 23:11  
Anonymous Anônimo said...

Vi o video de divulgação do DVD e achei tudo muito empolgante!

Mas cá entre nós, estranhei essa história de repertório escolhido "a partir de pesquisa feita por..." É assim que Bethânia escolhe repertório?!!!!

18 de fevereiro de 2008 às 07:17  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, essa fase caipira de fato já deu o q tinha q dar.
Volta, Bethânia!!!!!!!

18 de fevereiro de 2008 às 09:20  
Anonymous Anônimo said...

Será que há necessidade de " documentar " a gravação do cd ?
Está ficando cada vez mais comum ...

Legal o que fez Olivia Hime. Seu novo DVD apresenta um documentário " À Respeito de Ruy " falando da obra poética e cinematográfica do moçambicano Ruy Guerra. Aí sim ...

18 de fevereiro de 2008 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Tá tudo errado: elas não vão fazer show em Teresina e muito menos cantar "Deus lhe Pague" no show...

18 de fevereiro de 2008 às 13:14  
Anonymous Anônimo said...

Tb quero a Bethania de volta. Este passeio de carroça tá demorando muito. Assim a gente cansa de esperar...

18 de fevereiro de 2008 às 14:35  
Anonymous Anônimo said...

Gente,Bethânia está melhor do que nunca. Só um louco ousaria dizer o contrário. Ou um despeitado como esse que do post. Bethânia é uma artista inteligente, honesta, digna, não é à toa que é tão admirada e prestigiada por todos seus colegas de trabalho e seu público, que é fidelí­ssimo.

É claro que o show terá regravações, já que a proposta é registrar as canções da década de 50. Quem não gosta de músicas que seguem o estilo Brasileirinho que vá ouvir o jazz americano ou o reggae jamaicano. Bethânia é uma cantora de música popular BRASILEIRA. Deixa a Rainha reinar em paz!

18 de fevereiro de 2008 às 22:39  
Anonymous Anônimo said...

Quanta cegueira! Não haverá uma pontinha de oportunismo nesse arranjo, com repertório encomendado?

18 de fevereiro de 2008 às 23:42  
Anonymous Anônimo said...

A NOSSA INEZITA BARROSO !

19 de fevereiro de 2008 às 08:53  
Anonymous Anônimo said...

Espero que este encontro tenha realmente algo a dizer.
Bethânia é maravilhosa e Omara me impressionou bastante quando a assisti no Buena Vista...
O repertório do CD não me entusiasmou, espero que no show o contexto justifique as escolhas.

maria

19 de fevereiro de 2008 às 09:27  
Anonymous Anônimo said...

O que pode haver de inédito no CD/DVD é Omara em português e Bethânia em Espanhol, arranjos diferentes com um acento diferente da musicalidade cubana que não é comum na de BetHânia.
No mais, a única música que me parece interessante (mesmo sem tê-la ouvido ainda) é esse obscuro bolero de Dolores Duran... no mais, concordo com a maioria, tá na hora dela se desfazer do projeto Brasileirinho.

19 de fevereiro de 2008 às 13:15  
Anonymous Anônimo said...

A tal 'pesquisa' foi reles. Não é possível que não haja nada menos óbvio do que estas canções que ficaram pra Bethania cantar...Poderiam ter esquecido um tantinho a Inezita Barroso e consultar a Cida Moreira que encontra verdadeiras pérolas do cancioneiro antigo.
'tão longe de mim distante...'

19 de fevereiro de 2008 às 14:42  
Anonymous Anônimo said...

NOSSA RAINHA ESTÁ MESMO PRECISANDO DE UM DESCANSO.
PUDERA: NOS ÚLTIMOS 5 ANOS TEM TRABALHADO MAIS DO QUE NOS TRINTA E TANTOS ANOS DE CARREIRA PRECEDENTES.
MAIS ÓBVIO SÓ SE APRESENTASSE O 'ABRE ALAS' DA CHIQUINHA EM PORTUNHOL.

AINDA ASSIM SÃO GRANDES NOMES DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA, PORTANTO, CHAPEAU PARA AMBAS!

19 de fevereiro de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

Brasileirinho IV???? TÔ OUT!

Quanto à outra pouco conheço, portanto...nada a declarar. Mas sairá tudo do jeitinho que a baiana determinar.

19 de fevereiro de 2008 às 21:17  
Anonymous Anônimo said...

Nossa gente, fora Marambaia e Penas do Tiê, o repertório não é nada batido. A sonoridade da música cubana fez bem a Bethânia, acrescentou um toque diferente. O encontro das 2 ficou bonito. Repetitivo seria se tivesse Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Chico Buarque.

19 de fevereiro de 2008 às 21:20  
Anonymous Anônimo said...

Gente, essa brejeirice de Bethânia já tá dando o que falar... concordo que tá cansativa. Adorei o comentário sobre o "passeio de carroça". Realmente dona rainha tá muito preguiçosa e rural.
Não estranhem se for convidada pra substituir Rolando Boldrin ou Inezita no "Viola minha viola".
Volta, Betha, volta.

20 de fevereiro de 2008 às 08:14  
Anonymous Anônimo said...

Boa pergunta do Diogo, porque agora todos os dvds estão vindo com documentários nos extras. São documentários mesmos ou makinf og disfarçados ?

20 de fevereiro de 2008 às 09:46  
Anonymous Anônimo said...

"Omara é uma das maiores cantoras que conheci, que conheço... Ela tem uma musicalidade, uma inteligência, uma compreensão musical que não é muito comum...".

Bethânia já disse a mesma coisa sobre Nana Caymmi, Miúcha...

20 de fevereiro de 2008 às 14:04  
Anonymous Anônimo said...

Eu ainda prefiro o casamento latino da música brasileira + música cubana que Bethânia e Omara estão se propondo do que a infinidade de supostas cantoras metidas a novayorquinas... essas sim, salvo exceções, me cansam e soam afetas demais!!!

20 de fevereiro de 2008 às 15:08  
Anonymous Anônimo said...

Uè Marcos ? O que è que tem?
E' uma das maiores...exatamente!
O pensamento è correto.E o enunciado também.

20 de fevereiro de 2008 às 15:42  
Anonymous Anônimo said...

Boa pergunta do Diogo, porque agora todos os dvds estão vindo com documentários nos extras. São documentários mesmos ou making of disfarçados ?(2)

20 de fevereiro de 2008 às 16:18  
Anonymous Anônimo said...

Quer valer quanto que vai sair no final do ano um cd duplo ao vivo desse projeto ??

20 de fevereiro de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

O ERRO É DO MAURO !
NÃO É DOCUMENTÁRIO É SÓ UM MAKING OF ...

20 de fevereiro de 2008 às 16:52  
Anonymous Anônimo said...

O erro não é só do Mauro, Bethânia tem mania de 'documentar' tudo ! Até sua festa de aniversário de 60 anos. E não mede despesas, pois Pedrinha de Aruanda teve a direção de Andrucha Waddington ...

20 de fevereiro de 2008 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

Uau! Duplo ao vivo! Nossa! Eu ia adorar!!!!

20 de fevereiro de 2008 às 18:24  
Anonymous Anônimo said...

Espero que o show tenha um repertório mais bem pensado que o CD (falo de Bethânia).
Embora seus últimos shows não tenham me levado exatamente à loucura, vou tentar mais uma vez (estou com meu ingresso na gaveta). E, sim, se souberem sacar, uma levada cubana deve ter tudo a ver com a Bethania.

21 de fevereiro de 2008 às 01:31  
Anonymous Anônimo said...

Gente,a Bethânia tem trabalhado tanto,pois,segundo Nostradamus,o homem verá seu fim em 2012.Ela quer deixar o seu legado.Entenderam agora?

21 de fevereiro de 2008 às 11:25  
Anonymous Anônimo said...

ELA POOOODE!

21 de fevereiro de 2008 às 17:56  
Anonymous Anônimo said...

É público e notório que Bethania além de fãs tem discípulos, devotos, asceclas, obreiros, etc, mas, em minha parca percepção, tirando os xiitas de plantão, uma boa parte desta plêiade que frequenta o oráculo, está cansada desta longa fase 'natureba' da cantora.
Óbvio que meus contatos são ínfimos em relação aos milhares de iniciados mas, por aqui, percebo (as vezes disfarçado) um cansaço pelas casinhas lá da marambaia onde a baiana se põe de papo pro ar, assuntando as penas do tiê e informando mais uma vez que a saudade mata a gente.

Conheço muito betafã que se tivesse autonomia para isso pediria pro carcará alçar voo novamente.

21 de fevereiro de 2008 às 19:40  
Anonymous Anônimo said...

MAURO VITI, TÔ CONTIGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

22 de fevereiro de 2008 às 10:58  
Anonymous Anônimo said...

assisti o video que está no youtube e ali está minha rainha falando as mesmas coisas de sempre; omara é de uma inteligência musical, blábláblá...,o disco é de um respeito com a música cubana e brasileira...blábláblá...
Omara rindo com os paus, como diria mamãe, descontraída, à vontade...
Alguém já escreveu aqui mesmo que bethania vende seu peixe como ninguém....assino em baixo.
Há 40 anos a poderosa fala as mesmas coisas, usa, inclusive os mesmos termos, e continua impressionante para seu séquito.
Isso é a mandinga da nega. Ninguém tem igual.

23 de fevereiro de 2008 às 10:36  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho o que ela produziu atè agora com casinhas e outros cigarros de palha, està bom.Gostei curti. Ouço um ou outro, adoro o dentro do mar.
O medo é que depois deste da Omara ela ainda continue a cantar esse tipo de repertòrio.Aì sim a coisa vai pegar.
Agora o fato que ela que ela fale hà 40 anos as mesmas coisa, eu acho um ponto fundamental a seu favor.
Ela pode continuar a falar as mesmas coisas. Mas por favor
cante novas composições!
Vou repetir: sem ANA e Adriana.Que essa fase também...

23 de fevereiro de 2008 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Sem ANA mas com ADRIANA.

24 de fevereiro de 2008 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

Com sua voz de vulcão, Bethania é sempre sinônimo de qualidade. Às vezes mais inspirada, às vzes menos, passa sempre ao largo da mediocridade.
E Omara, igualmente, transmite muita verdade em seu canto.
Belo encontro!

24 de fevereiro de 2008 às 13:18  
Anonymous Anônimo said...

Passei boa parte desta tarde chuvosa em sampa ouvindo Bethânia. Saudade daquelas épocas de Ciclo, 25 anos, Maria, Álibi, Mel, Drama. Ali, sim, BETHANIA ERA INCOMPARÁVEL.

Ainda não apareceu nada melhor, mas tb tô saturado desta (longa) fase cigarro de palha.

24 de fevereiro de 2008 às 15:27  

Postar um comentário

<< Home