17 de fevereiro de 2008

Sacerdotes afirmam fé inabalável na Mangueira

Resenha de CD / DVD
Título: Velha Guarda da
Mangueira - Convidados
Especiais
Artista: Velha Guarda da
Mangueira (com Alcione,
Beth Carvalho, Duani,
Dudu Nobre, Guilherme de
Brito, Leci Brandão, Leila
Pinheiro, Lenine, Nelson
Sargento, Velha Guarda do
Salgueiro e Roberta Sá)
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * * * 1/2

"A Mangueira representa um sacerdócio. Vou à Mangueira como se estivesse indo a uma igreja", filosofa Jamelão. Ícone da Estação Primeira, o veterano intérprete é um dos muitos sacerdotes que professam fé inabalável na escola verde-e-rosa no primeiro DVD da Velha Guarda da Mangueira. É o primeiro registro audiovisual do grupo de bambas. Editada também em CD, a gravação ao vivo foi feita em 29 de agosto de 2005 no Teatro Municipal de Niterói (RJ). Mas o roteiro de Marcos Salles entremeiam os números do show com belos encontros externos realizados com as presenças de convidados na quadra da escola e na sede carioca do Centro Cultural Banco do Brasil. Breves depoimentos dos integrantes da Velha Guarda e de seus convidados costuram a narrativa que, ao extrapolar um registro puro e simples de show, explicita o amor genuíno que todos sentem pela Mangueira - apesar dos pesares...

A presença de Jamelão em Exaltação à Mangueira é o cartão-de-visitas que abre o CD e o DVD. Mesmo com a voz já bem cansada, o intérprete se impõe em cena. E o que se vê / ouve em seguida é um desfile de belos sambas que saúdam a Mangueira nas vozes nobres dos veteranos bambas com intervenções (captadas na quadra da escola) de Beth Carvalho (muito à vontade em Sei Lá, Mangueira), Lenine (até reverente em Os Meninos da Mangueira), Dudu Nobre (Pranto de Poeta) e Leila Pinheiro (Piano na Mangueira), Roberta Sá (A Flor e o Espinho), Duani (bem em O Sol Nascerá) e Alcione (Não Quero Mais Amar a Ninguém). E os números são calorosos, inclusive pela inteligente decisão de juntar três convidados em um bloco. Exemplo: Roberta solou A Flor e o Espinho na presença de Duani e Alcione. Da mesma maneira que Lenine gravou no mesmo dia que Dudu e Leila. O coro da Velha Guarda valoriza os registros.

Ao perfeito roteiro do show gravado em Niterói, foram agregados Guilherme de Brito (emocionado e emocionante em Folhas Secas, numa das últimas gravações do parceiro de Nelson Cavaquinho), Leci Brandão (firme como sempre em Jequitibá), Nelson Sargento (Agoniza, Mas Não Morre), Xangô da Mangueira (Quando Vim de Minas, com adesão de Tantinho), Toque de Arte (Valeu, Cartola - harmonioso tributo ao autor de Sim e Alvorada, sambas também lembrados pelos bambas no roteiro), Velha Guarda do Salgueiro (pot-pourri de sambas em que a escola afilhada da Tijuca saúda a sua madrinha) e Alvinho (pot-pourri com trechos de sete sambas-enredos antológicos defendidos pela Mangueira nos anos 80 e 90).

Enfim, Velha Guarda da Mangueira, o CD e o DVD, é sublime documento do rico legado desta escola de raiz firme no Carnaval carioca. Quando os componentes da Velha Guarda interpretam Agoniza, Mas Não Morre, em registro a capella, enquanto rolam os créditos do DVD, paira a sensação de que, por mais atribulado que seja o momento atual da Mangueira, a histórica verde-e-rosa permanecerá viva por conta da fé de seus (devotados) sacerdotes.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, só faltou citar que a "Estação Décima de Mangueira" no que diz respeito a desfiles na Sapucaí vem deixando muito a desejar. Ainda não desceu pro grupo de acesso porque vive das maravilhas do passado. Muita tradição, pouca perfeição!!!

17 de fevereiro de 2008 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

A Beth Carvalho arrebenta neste DVD. É nítido que ela e a VG vivem em comunhão...

É por isso que ela é a madrinha da Velha Guarda da Mangueira.

17 de fevereiro de 2008 às 10:58  
Anonymous Anônimo said...

Salve Beth! Maravilhosa! Madrinha da Velha Guarda da escola e da Ala dos Compositores. Abraços,

Marcelo Barbosa - Últimos momentos de Rio de Janeiro (RJ)

Aliás quanto à colocação da Mangueira, nada como um dia atrás do outro. Tomara que todos que a insultaram peçam pra sair. Só falta agora a Sra. Presidente. Perci, Max Lopes e outros seres com a empáfia elevada espero que nunca mais dirijam ou sejam responsáveis por uma Instituição da Grandeza de um GRES Estação Primeira de Mangueira.
RESPEITEM QUEM REALMENTE DIVULGA A ESCOLA NA SUA VOZ E TRABALHOS!!!!

17 de fevereiro de 2008 às 12:02  
Blogger Ju Oliveira said...

a boa música nunca morre... e só!

17 de fevereiro de 2008 às 12:26  
Blogger Ju Oliveira said...

Mauro,

uma pergunta importante: todas as músicas do DVD estão também no cd?

Valeu!

17 de fevereiro de 2008 às 12:27  
Anonymous Anônimo said...

e BETH vive como a mangueira só de História, pq a vóz, essa ja nao se vê mais ! Tinha que fazer dueto com jamelão. assim sim, esse DVD ia emcalhar di vez !
---------------
Enquando o resto do dvd, deve esta um bom trabalho, pois ate que as escolhas dos convidados nao foi de mal gosto, por quem canta tenque ter voz e nao passado !

MINHA OPINIAO !

17 de fevereiro de 2008 às 17:36  
Blogger Unknown said...

Ai, que lindo teu texto, Mauro!!! Conseguiu me emocionar tanto quanto a Estação Primeira (mesmo em seus momentos de qualidade duvidosa).
Normalmente não tenho muita vontade de comprar DVDs musicais, mas esse eu quero.

Eu também tenho fé nessa escola. Ah! E gostei muito da capa. :-)

17 de fevereiro de 2008 às 21:05  
Anonymous Anônimo said...

A capa tá mesmo uma belezura.
Mas, há, ao meu ver, dois senões:
1) A presença de Dudu Nobre e Alcione
2) A ausência de Tantinho

"Nosso romance teve senões e se separam dois corações"

Cartola


Jose Henrique

18 de fevereiro de 2008 às 01:14  
Anonymous Anônimo said...

Caro Jose´ Henrique,

O Tantinho faz parte do dvd cantando um grande sucesso da saudosa Clara Nunes, com o compositor da mu´sica, Xango da Mangueira (Quando eu vim de Minas). E´sem duvida um belo registro!
O dvd ja´me satisfaz com a presença de Beth Carvalho cantando uma musica que ela nunca gravou, mas sempre torci para que ela registrasse: Sei La´,Mangueira (Herminio Bello de Carvalho e Paulinho da Viola). A Beth nao esta´so´`a vontade, ela da´show ao lado do grande Jurandir e de toda Velha Guarda da Escola. Que imagem LINDA com Beth e ao fundo a bandeira da Estaçao Primeira de Mangueira!
Vale registrar tambem a presença da queridinha do nosso Maurao, Roberta Sa´, interpretando corretamente A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), que foi imortalizado no disco Elizeth sobe o Morro, na gravaçao definitiva da Divina Elizeth (essencial para a discografia de quem gosta de Samba). Beth tambem registrou essa musica em Nome Sagrado e Roberta nao compromete, alias NUNCA compromete, e se sai muitissimo bem ao lado dos baluartes e de Alcione que interpreta no pout-pourri: Nao quero mais amar a ninguem, de Cartola, Carlos Cachaça e Ze´da Zilda. Alcione com todo respeito a grande cantora que e´, esta´ um pouco rouca, mas mesmo assim nao desliza e se sai bem. Voltando a falar de Roberta, o maior adjetivo a esta grande cantora surgida, e´sem duvida a sua graciosidade. Suas interpretaçoes dao novo FRESCOR a musicas ja´consagradas.
Vale o registro de um Ivo Meirelles, surpreendente em Alegria e a grande surpresa com Lenine, em Meninos da Mangueira. A cada gravaçao de samba gosto mais da voz do Lenine, pena que e´um artista que nao se embrenha no campo quando trata-se de seus projetos.
E a grande decepçao, apesar do Mauro nao ter achado, e´com Leci Brandao. Num dos pilares do repertorio da verde e rosa, Jequitiba, Leci tem insistido na interseçao do publico para acompanha´-la em ritmo de partido alto (Chega de "Vem na palma da mao"! E num classico desses, ela JAMAIS deveria solicitar as palmas).
Gostei muito da Velha Guarda do Salgueiro junto com os componentes da Velha Guarda da Manga, da presença de baluartes como: Nelson Sargento e finalmente, um dos ´ultimos registros de Guilherme de Brito. Ficou faltando o gostinho das interpretaçoes completas dos sambas-enredos da Mangueira das decadas de 80 e 90 (pena que ficaram somente nos refroes). Abraçao,

Marcelo Barbosa - Brasilia (DF)

PS: Ainda com problemas de acentuaçao do teclado de casa.

22 de fevereiro de 2008 às 20:29  

Postar um comentário

<< Home