19 de fevereiro de 2008

Osesp confunde popular e erudito com Salmaso

Resenha de CD
Título: Orquestra
Sinfônica do Estado
de São Paulo
Artista: Osesp / John
Neschling - com Mônica
Salmaso e Banda
Mantiqueira
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * * 1/2

As tênues fronteiras entre as músicas popular e erudita caem mais uma vez por terra neste CD em que a Osesp, sob a regência de John Neschling, toca (seis) clássicos da MPB acompanhada por Mônica Salmaso, cujo canto é pautado por rigor erudito. E o que se escuta são registros que beiram o sublime. Por mais que Salmaso já tenha interpretado Beatriz (Chico Buarque e Edu Lobo) algumas vezes, a leitura com a Osesp - arranjada pelo clarinetista Nailor Azevedo, o Proveta - chega a rivalizar com o registro original feito por Milton Nascimento em 1983 para a trilha do belo balé O Grande Circo Místico. Salmaso dá conta do recado mesmo nas músicas que lhe exigem uma verve que ela não tem - caso do samba Conversa de Botequim (Noel Rosa e Vadico) e de Chiclete com Banana (Almira Castilho e Gordurinha). A ligeira empostação de seu canto em Eu te Amo também está em total sintonia com o arranjo suntuoso do pianista André Mehmari para esta parceria de Tom Jobim e Chico Buarque. O bacana é que as orquestrações dão novas nuances aos temas - especialmente o arranjo do maestro Chiquinho de Moraes para Menina, Amanhã de Manhã, música de Tom Zé e Perna que Salmaso já tinha regravado em seu álbum Iaiá (2004). Gravado ao vivo em 2006, em concerto na Sala São Paulo (SP), este novo disco da Osesp (con)funde noções de popular e erudito. E, rótulos à parte, o álbum cativa por oferecer música da melhor qualidade.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mauro, a banda mantiqueira também está no cd e você nem faz menção a ela no texto, falando só da salmaso. na boa, é um desrespeito.

19 de fevereiro de 2008 às 10:14  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, só um toque:

Na frase abaixo, onde lê-se 'mas', o correto seria 'nas'.

"Salmaso dá conta do recado mesmo mas músicas que lhe exigem uma verve que ela não tem".

Abraço,

Anderson Falcão
Brasília - DF

(não precisa publica isso não, ok?)

19 de fevereiro de 2008 às 10:17  
Anonymous Anônimo said...

"chega a rivalizar com o registro original feito por Milton Nascimento em 1983 para a trilha do belo balé O Grande Circo Místico".

Essa afirmação é ousada. Ninguém nunca chegou aos pés. Quero ouvir.

19 de fevereiro de 2008 às 11:37  
Blogger Ju Oliveira said...

não costumo gostar de música popular com grandes orquestrações, principalmente sambas. perdem completamente o suíngue, mas vou tentar ouvir. Obrigada...

19 de fevereiro de 2008 às 12:04  
Anonymous Anônimo said...

Viva Mônica Salmaso!

19 de fevereiro de 2008 às 12:57  
Anonymous Anônimo said...

De fato, nunca ninguém chegou aos pés da gravação original de Milton (nem ele próprio, quando regravou ao vivo). As gravações de cantoras ficaram todas muito aquém. Mas vou ouvir, pois desconfio que esse cd seja realmente bom.

19 de fevereiro de 2008 às 15:26  
Blogger Flávia C. said...

Viva Mônica Salmaso! [2]

Fiquei com muita vontade de ouvir.

19 de fevereiro de 2008 às 17:32  
Anonymous Anônimo said...

É cedo, pois ainda nem ouvi o cd,mas acho que estamos diante de um dos melhores lançamentos de 2008.

Há anos que a OSESP faz grandes albuns com belissimas participações. " Menina, Amanhã de Manhã " é a mais bela canção do cd IAIÀ. Só Mônica e sua segurança pra casar bem com esse orgulho nacional que é a OSESP.


Tinha que ser Biscoito Fino !
Um abraço a todos
Diogo Santos

20 de fevereiro de 2008 às 08:00  
Anonymous Anônimo said...

Só Mônica e sua segurança pra casar bem com esse orgulho nacional que é a OSESP.(2)

Me emociona

20 de fevereiro de 2008 às 09:49  
Anonymous Anônimo said...

Quem mais vai regravar Chiclete com Banana ?

Beth Carvalho, Zélia Duncan, Giberto Gil & Marjorie Estiano e agora Mônica Salmaso com a Osesp. De quem será a próxima ??

20 de fevereiro de 2008 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

"Esse orgulho nacional que é a OSESP"? Vocês querem me matar de rir...

Orgulho nacional é Cartola!

E essa "mistura" de erudito com popular sempre resvala no mau gosto dos arranjos, e, como já disseram lá em cima, na falta completa de swing. Eruditos tem a cintura dura.

Cláudio Reis

21 de fevereiro de 2008 às 07:42  
Blogger Unknown said...

Gosto demais da Monica Salmaso, fiquei com vontade de ouvir este disco.

25 de fevereiro de 2008 às 22:44  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal, escutem o disco. Os arranjos são inacreditáveis, sinfônicos sim, mas de um bom gosto incrível.Um disco não é importante apenas pelo cantor.E a Mônica faz bonito mesmo. O arranjo do Proveta pra "Beatriz" é talvez o mais belo arranjo orquestral jà escrito para uma canção popular brasileira. O arranjo de "A Rã", pelo Laécio Freitas,o "Tio" é também um dos grandes momentos. E o arranjo do André Mehmari para "Eu te Amo"? Outra jóia rara. Apenas o arranjo para "Beijo Partido" não gostei muito.

5 de julho de 2008 às 00:46  

Postar um comentário

<< Home